Desafio 10: Responda estas 3 perguntas!
 Desafio 10: Responda estas 3 perguntas!
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 17/03/07 10:57
Os números a seguir são links para os desafios anteriores: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09.

Sugiro que você leia as perguntas e tente respondê-las sem ler as outras respostas, depois leia as outras respostas e aguarde o GABARITO, que será postado uma semana após o início do desafio.
Explique da melhor forma possível cada resposta, tentando convencer quem a lê. Palpites são permitidos, por isso você pode participar mesmo que não tenha um bom conhecimento de regras, usando apenas seu bom senso. Caso tenha dúvida sobre o texto de uma carta, confie no texto abaixo da imagem, ele sempre é retirado do GATHERER.

Observação: Estas perguntas poderiam ter aparecido em algum teste para juiz ou ajudante da Ligamagic.

Pergunta 1 (fácil): Juquinha quer jogar Sleight of Mind em Akroma, Angel of Fury que está na pilha, com a face voltada para cima. Ele pode? Por quê?




Sleight of Mind
U
Instant
Change the text of target spell or permanent by replacing all instances of one color word with another. (For example, you may change "target black spell" to "target blue spell.") (This effect doesn't end at end of turn.)




Akroma, Angel of Fury
5RRR
Legendary Creature - Angel
6/6
Akroma, Angel of Fury can't be countered.
Flying, trample, protection from white, protection from blue
R: Akroma, Angel of Fury gets +1/+0 until end of turn.
Morph 3RRR (You may play this face down as a 2/2 creature for 3. Turn it face up any time for its morph cost.)

Pergunta 2 (médio): Em um torneio T4 da Ligamagic com k=8 (pode ser considerado como tendo REL Regular), você é o juíz. Logo no começo da partida entre EstupraDeck e Safekeeper, um problema ocorre. Depois de chamarem você, cada um deles copia do próprio Magic Workstation a parte da partida que acha relevante e cola no pvt. O texto que cada um deles mostra é idêntico ao do outro.

It is now turn 3 (Safekeeper)
It is now the Beginning Phase, Untap Step
Safekeeper draws a card
Safekeeper plays Mountain from Hand
Safekeeper taps Mountain
Safekeeper taps Mountain
Safekeeper plays Goblin Piledriver from Hand
(EstupraDeck) Thinking...
(EstupraDeck) Thinking...
EstupraDeck taps Island
EstupraDeck plays Condescend from Hand
(EstupraDeck) x=0
(Safekeeper) heheh
(Safekeeper) ok
(EstupraDeck) posso da scry?
(Safekeeper) vai firme
EstupraDeck is looking top 2 cards of its Library...
EstupraDeck puts a card on bottom of Library from Library
EstupraDeck stops looking its Library...
(EstupraDeck) o meuu
(Safekeeper) bota a anula no grave
(Safekeeper) que??
(EstupraDeck) poe no grave
(Safekeeper) o que?
(EstupraDeck) poe driver no grave
(Safekeeper) pq???
(EstupraDeck) c n pago 0
(Safekeeper) ???
(EstupraDeck) vc nao pago 0 pro condecedent
(Safekeeper) pguei sim!!!1
(EstupraDeck) pago nao
(EstupraDeck) preguntei se podia da srcy e c falo sim
(EstupraDeck) so pode da scry depos do pagametno
(Safekeeper) ???????????
(EstupraDeck) num sabe regra cara?? num sabe le??primero anula se nao paga x depois faz scryy
(EstupraDeck) tem que segui os texto dasf carta na ordem meu
(Safekeeper) eu paguei scry!!!!!!1!!!!!!!1!
(EstupraDeck) ce nao falo nada cara .. .
(Safekeeper) vai tapetaa???
(Safekeeper) eh tapete ?????
(Safekeeper) quale cara??
(EstupraDeck) po num eh tapete meu
(EstupraDeck) quero segui as regra
(Safekeeper) ahhhhhhhhhh
(Safekeeper) ta
(Safekeeper) segui regra
(Safekeeper) ce eh sujo cara, mto tapetero
(Safekeeper) troxao
(EstupraDeck) o meu
(EstupraDeck) para com isso cara
(EstupraDeck) sem ofendde
(EstupraDeck) senao chamo juiz e tu se ferrra
(EstupraDeck) poe logo o bixo no grave e vamo joga
(EstupraDeck) ou chamo o juiz pra te punii
(Safekeeper) perai cara vo chama u juiz
(Safekeeper) vamu ve quem ta certo TAPETERO
(EstupraDeck) ISSO NOOB CHAMA O JUIZ PRA ELE MOSTRA O IMBECIL QUE VC EH1!!!!!!!!
(EstupraDeck) VO CHAMA TABEM!!
(EstupraDeck) NOOOOOOOOOOOB!!!!!!!!!!!!!!!

Como você vai resolver a situação? Você viu alguma coisa errada (infração)? Vai aplicar alguma punição em alguém?




Mountain
Basic Land - Mountain




Island
Basic Land - Island




Goblin Piledriver
1R
Creature - Goblin
1/2
Protection from blue
Whenever Goblin Piledriver attacks, it gets +2/+0 until end of turn for each other attacking Goblin.




Condescend
XU
Instant
Counter target spell unless its controller pays X.
Scry 2 (Look at the top two cards of your library. Put any number of them on the bottom of your library and the rest on top in any order.)

Pergunta 3 (difícil): Jogador X controla Goblin Warchief e Mycosynth Lattice. Ele joga Tin Street Hooligan usando um mana verde como se fosse mana vermelho. A habilidade desencadeada de Tin Street Hooligan vai disparar? Por quê?




Goblin Warchief
1RR
Creature - Goblin
2/2
Goblin spells you play cost 1 less to play.
Goblins you control have haste.




Mycosynth Lattice
6
Artifact
All permanents are artifacts in addition to their other types.
All cards that aren't in play, spells, and permanents are colorless.
Players may spend mana as though it were mana of any color.




Tin Street Hooligan
1R
Creature - Goblin Rogue
2/1
When Tin Street Hooligan comes into play, if G was spent to play Tin Street Hooligan, destroy target artifact.

Editada em: 05-06-08 22:17:37 por Nadosjc.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1
 
Storks

Esquilo
44 Referências (100.00% positivas)
Posts: 7204
Registro: 02/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 17/03/07 11:08
1) Sim, pode. proteção n funciona no stack, e ''n pode ser anulada'' n funciona contra mind bend.

2) O cara deu o condescend só pelo scry, o otro claro q pagou 0, o que ele ganha n pagando? o pile continua no jogo e eu dou um warning pro EstupraDeck.

3) Disparar dispara sempre, pra checar se foi usado uma mana G. Aí então é a hora de checar se foi usado G pra pagar pelo Tin. A mana verde pode ser usada como mana de qquer cor mas ela n deixa de ser verde. O Tin vai destruir um artefato.
 
7de9

Lenda
0 Referências
Posts: 2685
Registro: 02/05/06
São Paulo - SP

Postado em: 17/03/07 11:36
1 - Pode...

2 - se o jogador não falou nada, eu assumiria que ele decidiu pagar o 'zero'.

não o nivel de punição que cabe as ofenças mutuas na conversação seguinte
troxao e imbecil, mas elas seriam aplicadas.

3 - vai desencadear normalmente. (não tinha entendido direito)

Editada em: 17-03-07 15:07:53 por 7de9.
 
ReBueLTah

Assassino
0 Referências
Posts: 1695
Registro: 10/01/07
São Paulo - SP

Postado em: 17/03/07 12:21
1- Pode pq proteçao nom conta na pilha (piledriver pode ser anulado, e tem proteçao contra U, por exemplo), e ele nao esta anulando ela.

2- Condescend pro grave, piledriver na mesa, pq eh obvio que o cara pagou 0 neh, axo que o bom senso vale mais do que a propria regra nessa hora, warning pros dois (pela maneira como um falou com o outro)

3- O warchief reduz o custo convertido do Tin Street Hooligan para 1 mana (no caso R), a treliça diz que vc pode pagar esse custo com uma mana de qlqr cor, por exemplo G, o Tin Street Hooligan diz que se vc usou G para pagar seu custo vc destroi um artefato, entao, consequentemente, a habilidade vai disparar, e vc pode destruir um artefato.

Tah ai minhas opinioes, aguardo gabarito..

=D
 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05
Camboriú - SC

Postado em: 17/03/07 16:11
1) pode, porque proteção é quando está em jogo e não na pilha.
2) pelo que se vê no chat, não dá pra saber onde é "ignorancia" ou "tapetação", como juiz, piledriver fica em jogo, e AMBOS levam um warning... independente do que rola, xingar não se justifica, deve simplesmente manter a calma, explicar a regra, e chamar o juiz com educação para resolver.
3) não desencadeia, apesar de "ser usada como vermelha", a mana é verde.
 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 18/03/07 00:11

Não é verdade. Uma habilidade desencadeada com uma "cláusula if" (if clause) só dispara se a condição que vem após "if" for satisfeita.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
Storks

Esquilo
44 Referências (100.00% positivas)
Posts: 7204
Registro: 02/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 18/03/07 00:26

hummm eu achava que desencadeava, dai checava a condicao, e continuava o efeito. O jogo nem para entao se eu nao usar G pra pagar o Tin Street? Ele entra 2/1 e nao ''triga'' nada?

 
arkanun

Esquilo
0 Referências
Posts: 407
Registro: 15/08/05
Salvador - BA

Postado em: 18/03/07 11:43
1- Como está na pilha, pode sim, a proteção não vai impedir.

2- Estupra deck está correto, ele não disse que paga o "0" e mandou passar para a segunda etapa na magica, logo o goblin foi anulado.

3- desencadeia, a mana vai continuar sendo verde, mas serve como outra cor tb.
 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 18/03/07 13:24

Habilidades desencadeadas com a cláusula if checam a condição duas vezes:
*Se no momento em que a habilidade poderia disparar a condição não for satisfeita, ela não dispara.
*Se no início da resolução a condição não for satisfeita, resolve sem fazer nada.

Exemplo: Oath of Druids só dispara se for o início da manutenção e o jogador controlar menos criaturas que todos os seus oponentes. No começo da resolução, se por acaso esse jogador ganhou controle de algumas criaturas e a condição não é mais verdadeira, Oath não busca criatura.

Oath of Druids
1G
Enchantment
At the beginning of each player's upkeep, if that player controls fewer creatures than any of his or her opponents, the player may reveal cards from the top of his or her library until he or she reveals a creature card. The player puts that card into play and all other cards revealed this way into his or her graveyard.


Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 24/03/07 17:02
GABARITO


Resposta: Juquinha pode, pois proteção contra o azul só gera efeito enquanto a permanente que a contém está em jogo. Proteção só protege permanentes.

EstupraDeck tentou obter vantagem na partida fazendo uma má representação das regras, por isso será punido com DQ, por Cheating - Fraud.
A intenção que Safekeeper tem em pagar 0 é clara, prova disso são suas atitudes antes e durante a resolução de Condescend. Antes da resolução de Condescend, ele ri, provavelmente porque notou que seu oponente só quer se aproveitar do Scry (talvez faltem terrenos na mão de EstupraDeck). Durante a resolução de Condescend, ele não coloca Piledriver no cemitério, com essa atitude ele mostra que pagou 0, ele não precisa escrever isso no chat.
EstupraDeck provavelmente tentou um truque do tipo "se colar, colou". Se ele queria seguir o texto da carta na ordem correta e Scry deve ser feito depois que x é pago, por que ele exigiu que Piledriver fosse para o cemitério depois de realizado Scry?
Eu considero leves as ofensas trocadas por eles, não houve mãe envolvida no meio... Além disso, na internet todo mundo vira machão, por isso troca de ofensas é coisa mais comum, então vou me desviar da punição que seria apropriada num torneio na vida real. Se não fosse a tentativa de trapaça de EstupraDeck a partida continuaria, os 2 vão levar Warning, por Unsporting Conduct - Minor. Eles serão avisados de que devem chamar o juíz imediatamente quando um problema assim ocorrer e não devem ficar trocando ofensas (nem ofensa sutil do tipo "não sabe ler?").

Resposta: Sim, Mycosynth Lattice permite que os jogadores gastem mana como se ele fosse de qualquer cor, por isso é possível jogar Tin com um mana verde (no momento ele custava um mana vermelho). Esse mana não mudou de cor, ele continua sendo verde, só foi considerado vermelho para permitir que Tin fosse jogado.

Obs: Vai haver uma pausa nos desafios, por causa do mês do Bozzo.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
Villacqua

Clérigo
0 Referências
Posts: 833
Registro: 24/09/01
Duque de Caxias - RJ

Postado em: 24/03/07 23:09

Editada em: 24-03-07 23:10:31 por Villacqua.

Edit: Nossa, sou um tosco, nem vi que era o gabarito rsrsrsrsrsrsr

Editada em: 24-03-07 23:14:05 por Villacqua.