Desafio 13: Responda estas 3 perguntas!
 Desafio 13: Responda estas 3 perguntas!
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 19/05/07 16:18
Os números a seguir são links para os desafios anteriores: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12.

Sugiro que você leia as perguntas e tente respondê-las sem ler as outras respostas, depois leia as outras respostas e aguarde o GABARITO, que será postado uma semana após o início do desafio.
Explique da melhor forma possível cada resposta, tentando convencer quem a lê. Palpites são permitidos, por isso você pode participar mesmo que não tenha um bom conhecimento de regras, usando apenas seu bom senso. Caso tenha dúvida sobre o texto de uma carta, confie no texto abaixo da imagem, ele sempre é retirado do GATHERER.

Observação: Estas perguntas poderiam ter aparecido em algum teste para juiz ou ajudante da Ligamagic.

Pergunta 1 (fácil): Usando Interdict, posso anular apenas a parte da habilidade da Sulfurous Springs que causa 1 ponto de dano em mim?




Interdict
1U
Instant
Counter target activated ability of an artifact, creature, enchantment, or land. That permanent's activated abilities can't be played this turn. (Mana abilities can't be targeted.)
Draw a card.




Sulfurous Springs
Land
T: Add 1 to your mana pool.
T: Add B or R to your mana pool. Sulfurous Springs deals 1 damage to you.

Pergunta 2 (médio): Juquinha joga Alter Reality e quer mudar o texto artístico (flavor text) de um Artifact Possession que está na pilha, substituindo preto (black) por vermelho (red)? Ele pode? Por quê?




Alter Reality
1U
Instant
Change the text of target permanent or spell by replacing all instances of one color word with another. (This effect doesn't end at end of turn.)
Flashback 1U (You may play this card from your graveyard for its flashback cost. Then remove it from the game.)




Artifact Possession
2B
Enchantment - Aura
Enchant artifact
Whenever enchanted artifact becomes tapped or a player plays an activated ability of enchanted artifact without T in its activation cost, Artifact Possession deals 2 damage to that artifact's controller.
Flavor Text: Any black mage could coax a Thraxodemon to inhabit a magical device.

Pergunta 3 (difícil): Timmy controla Allosaurus Rider e também controla 7 terrenos. Duplicant entra em jogo e Allosaurus Rider é estampado nele. Qual será o poder e a resistência de Duplicant? No próximo turno de Timmy, ele coloca mais 1 terreno em jogo, o poder e a resistência de Duplicant muda? Por quê?




Allosaurus Rider
5GG
Creature - Elf Warrior
1+*/1+*
You may remove two green cards in your hand from the game rather than pay Allosaurus Rider's mana cost.
Allosaurus Rider's power and toughness are each equal to 1 plus the number of lands you control.




Duplicant
6
Artifact Creature - Shapeshifter
2/4
Imprint - When Duplicant comes into play, you may remove target nontoken creature from the game. (The removed card is imprinted on this artifact.)
As long as a creature card is imprinted on Duplicant, Duplicant has the power, toughness, and creature types of the last creature card imprinted on it. It's still a Shapeshifter.

Editada em: 05-06-08 22:16:29 por Nadosjc.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1
 
Gama_Zork

Tritão
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 691
Registro: 02/05/04
São Paulo - SP

Postado em: 19/05/07 16:46
Pergunta 1: Não pode. A Habilidade ativada é a de gerar mana e que resulta na perda de 1 ponto de vida. Interdict não pode visar Habilidades de Mana.

Pergunta 2: Independente da resposta este cara tem problema. Manda ele ir jogar Unglued se quer zoar com o jogo. Na minha opinião pode porque o texto de Alter Reality diz que troca todas as palavras do TEXTO da carta referentes a uma cor por outra. Então, independente de afetar o jogo ou não, o flavor text é TEXTO e esta lá junto com o texto de jogo.

Pergunta 3: Quando voce remove o Alossauro de jogo ele estava 8/8. Entao é assim que fica o Duplicant. Mas ele só ganha o poder e resistencia de momento da criatura removida, não é uma cópia dela, não tem o texto dela. Então colocar mais um terreno em jogo não altera o poder e resistência do Duplicante.

 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05
Camboriú - SC

Postado em: 19/05/07 17:00
1) Habilidades de mana não usam a pilha, não dá pra sequer fazer alvo com interdict. E mesmo se fosse possivel fazer alvo, iria anular a habilidade inteira, da mana ao dano.
2) Pela regra, você pode usar text-change effects em qualquer carta, independente se muda texto ou não, nesse caso não afetaria a carta.
Na minha opinião pessoal, o flavor não conta como texto da carta, logo, Alter Reality faria apenas nada.
3) Pelas mudanças de regra, o poder e resistencia do duplicant que removeu um allosauros vai mudar constantemente, conforme os terrenos que o dono do allosauros removido controla. Essa nova mudança de regra permite algumas coisas meios estranhas, como procurar no grimorio alguma criatura contando com seu poder/resistencia já calculado... (vide nightmare, korlash, allosauros e beast of burden)
 
Blacker_Lotus

Espectro
0 Referências
Posts: 2048
Registro: 10/08/04
Santo André - SP

Postado em: 19/05/07 18:03
1. Não pode. O causar 1 ponto de dano é consequência da habilidade de adicionar B ou R à mana pool, não uma nova habilidade. como habilidades de mana não podem ser anuladas, a habilidade não pode ser anulada.

2. DESISTA JUQUINHA!!! VÁ JOGAR YU-GI-OH!!!

1º. ensinaria Juqinha a usar cartas que envolvem mudança de cor.
2º não, não pode. novamente, o text box da carta é independente do flavor text, e a mágica só pode ter como alvo a text box de uma carta, visto q o flavor text é puramente ilustrativo e nd tem a ver com o jogo [exceto c estivermos flando de Unhinged... mas continua ilegal]

3. O poder de duplicant será 1/1, uma vez q Allosaurus Rider é 1+*/1+*. Como não existe parâmetro para determinar o valor de *, já q o duplicant não copia habilidades, o * será igual a 0. Ou seja, quando um novo terreno entrar em jogo, ele continuará sendo 1/1.
.
.
.
[acho q tá errada ;P]

flowzzz
 
Kabofet

Esquilo
0 Referências
Posts: 19
Registro: 08/05/07
Alazão - AL

Postado em: 19/05/07 18:10
Pergunta 1 : Não pode, pois o texto da carta diz que o alvo não pode ser uma habilidade de manda não pode ser alvo com o Interdict
Pergunta 2 : Não pode, pois o flavor text não é texto direto da carta, mas sim apenas um comentário que não muda em nada o efeito da carta, não estando presente em todas as cartas
Pergunta 3 : seu poder e resistência não serão alterados com mais terrenos, ele apenas copiará o poder a resistência e o tipo, não copiando as habilidades da carta
 
Fawkes

Esquilo
0 Referências
Posts: 29
Registro: 04/05/07
São Paulo - SP

Postado em: 19/05/07 19:19
Resposta da pergunta 1: NÃO, usando Interdict NÃO posso anular apenas a parte da habilidade da Sulfurous Springs que causa 1 ponto de dano em mim, pois ela faz parte da habilidade ativada da Sulfurous Springs que adiciona mana (ou seja, não pode ser anulada).


Resposta da pergunta 2: Não tenho plena certeza mas, acredito que não poderia mudar pois o texto ilustrativo (Flavor Text) está ali apenas como "diversão" e/ou trazer informações sobre o "Universo Magic". Acredito que de para apoiar a resposta com o seguinte:

418.6a - An effect that changes the text of an object changes only those words that are used in the correct way (for example, a Magic color word being used as a color word, a land type word used as a land type, or a creature type word used as a creature type). The effect can't change a proper noun, such as a card name, even if that proper noun contains a word or a series of letters that is the same as a Magic color word, basic land type, or creature type. [CompRules 2003/07/01]


Resposta da pergunta 3: O poder e a resistência de Duplicant será de 1/1 e continuará assim depois do terreno entrar em jogo pois:

1º) 502.34.Ruling.4 - If a permanent gains an ability that refers to an imprinted [type] card, it refers to any cards of that type that are currently imprinted. It does not mean that you get to imprint something new at that time. [WotC Rules Team 2003/12/01]

Como Duplicant ganha apenas "...poder, a resistência e todos os tipos de criatura..." e não HABILIDADES do mesmo e:

If the imprinted card has a * for its power or toughness, the * is zero. [Mirrodin FAQ 2003/10/01]

Como Allosaurus Rider tem 1+*/1+*, conforme a regra ele ficará estampado então com poder e resistência 1+0/1+0, logo 1/1 será o Duplicant.

2º) Quando um terreno entrar em jogo no próximo turno de Timmy, o poder e resistência de Duplicant não será alterado, pois já foi estampado o valor 1+0/1+0 (conforme as regras acima) do Allosaurus Rider, e não 1+*/1+*.

Sem mais!

Editada em: 19-05-07 19:25:23 por Fawkes.
 
bona

Esquilo
0 Referências
Posts: 516
Registro: 30/03/05
São Paulo - SP

Postado em: 19/05/07 19:20
1) nao pode anular soh uma parte nem dar alvo em hab de mana

2) flavour text nao faz parte do texto da carta

3) 1/1 que eh o poder do blablassauro quando ele nao esta em jogo

Editada em: 19-05-07 19:20:59 por bona.
 
Gruger

Ancião
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 20060
Registro: 26/05/03
São Paulo - SP

Postado em: 19/05/07 19:50
1.: Não pode, pois a geração de mana não usa stack, independentemente de ter algum "efeito colateral"... Mesmo caso da Chromatic Sphere...

2.: Poder ele pode.. Afinal, vai mudar todo o text box da carta de uma cor por outra... como não há menção de cores na Text Box, não há efeito visível algum, mas a spell é jogada.. Mesma coisa de Innocent Blood sem criaturas na mesa...

Alter Reality NÃO VISA O TEXT BOX, ele VISA A SPELL/PERMANENTE em si... Logo, é um alvo válido.
A PAM falou que ele tem problemas mentais... bom, ele pode ta contando com isso pra uma storm ou coisa do gênero...

3.: O Duplicant copia o 1+*... como ele não copia as habilidades, fica isso ai mesmo.. 1+*/1+*...

EDIT: escrever mais claro a resposta 2... ficou mow bagunça xD
Mudei de opinião quanto a questão 2 XD

Editada em: 23-05-07 18:27:29 por Gruger.
 
aoshishinomori

Assassino
0 Referências
Posts: 3323
Registro: 23/02/05
Hortolândia - SP

Postado em: 19/05/07 20:20

Ele ficara 8/8, e não mudara quando um novo terreno for jogado por Timmy

 
Green_Green

Pesadelo
0 Referências
Posts: 5618
Registro: 19/04/07
Niterói - RJ

Postado em: 19/05/07 23:21
1 - Não pode porque é habilidade de mana.

2 - Não pode porque aquele texto é o texto temático, não fazendo parte do texto da carta.

3 - O Metamorfo fica 1/1, porque o Allosaurus Rider não está em jogo, portando ele não pode ter poder e resistência maior que 1 ( já que seu poder/resistência é 1+*/1+*). Se mais algum terreno for baixado, nada mudará.

EDIT: Não encontrei a carta referente à questão 2, mas pelo menos entendi o que queria dizer. Por isso, mudei a questão 2.
Como não havia entendido antes, pensei que ''Flavor Text'' era alguma habilidade =x

Editada em: 22-05-07 12:48:44 por Green_Green.

Juiz Nível 1
Moderador da Seção de Dúvidas
 
rivi

Esquilo
0 Referências
Posts: 1176
Registro: 02/01/07
Porto Alegre - RS

Postado em: 22/05/07 11:24
1. Não, a habilidade não usa pilha
2. Não, por que o "texto da carta" não refere-se ao Flavor Text
3. 1/1, não sei por que, chutei.
 
Diego112358

Esquilo
0 Referências
Posts: 5
Registro: 23/05/07
Maricá - RJ

Postado em: 23/05/07 21:47
Pergunta 1: Não. Usando Interdict não se pode anular apenas parte de uma habilidade ativada.

Pergunta 2: Não. O flavor text não tem efeito nenhum no jogo, portanto ele não se altera.

Pergunta 3 (difícil): Quando Allosaurus Rider sai de jogo, também saem seus marcadores de +1/+1. Portanto o poder e a resistência de Duplicant será 1/1, e não vai se alterar quando Timmy colocar um terreno em jogo, porque Duplicant não copia a habilidade estática "Allosaurus Rider's power and toughness are each equal to 1 plus the number of lands you control".
 
Potira

Ancião
0 Referências
Posts: 8053
Registro: 27/01/06
São Paulo - SP

Postado em: 23/05/07 22:49

QFT

 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 26/05/07 15:34
GABARITO


Resposta: Não. Habilidades de mana não vão para a pilha, por isso não podem ser alvejadas, nem anuladas. Além disso, não é possível anular uma habilidade "parcialmente".

Resposta: Pode. Texto artístico também é texto e faz parte da carta, por isso será alterado, embora não cause nenhum impacto no jogo.

Resposta: Duplicant será 8/8, quando o terreno for jogado no próximo turno ele será 9/9.
Pela mudança de regras em Future Sight, a habilidade que define o poder e a resistência de Rider é uma CDA (Characteristic-Defining Ability), portanto funciona em todas as zonas, inclusive enquanto Rider está removido. Portanto, como o poder e a resistência de Rider estão mudando, a habilidade estática de Duplicant copia estes valores, mudando o poder e a resistência de Duplicant também.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1