Desafio 14: Responda estas 3 perguntas!
 Desafio 14: Responda estas 3 perguntas!
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 26/05/07 16:16
Os números a seguir são links para os desafios anteriores: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13.

Sugiro que você leia as perguntas e tente respondê-las sem ler as outras respostas, depois leia as outras respostas e aguarde o GABARITO, que será postado uma semana após o início do desafio.
Explique da melhor forma possível cada resposta, tentando convencer quem a lê. Palpites são permitidos, por isso você pode participar mesmo que não tenha um bom conhecimento de regras, usando apenas seu bom senso. Caso tenha dúvida sobre o texto de uma carta, confie no texto abaixo da imagem, ele sempre é retirado do GATHERER.

Observação: Estas perguntas poderiam ter aparecido em algum teste para juiz ou ajudante da Ligamagic.

Pergunta 1 (fácil): Spike deve escolher a cor para Addle quando joga ele ou quando ele resolve?




Addle
1B
Sorcery
Choose a color. Target player reveals his or her hand, then you choose a card of that color from it. That player discards that card.

Pergunta 2 (médio): Metathran Soldier pode ser bloqueado pelo efeito de Curtain of Light? Por quê?




Metathran Soldier
1U
Creature - Soldier
1/1
Metathran Soldier is unblockable.




Curtain of Light
1W
Instant
Target attacking unblocked creature becomes blocked.
Draw a card.

Pergunta 3 (difícil): Necromancy e Flickerform são auras e estão encantando uma carta de criatura. O que acontece quando a habilidade de Flickerform é ativada? Por quê?




Necromancy
2B
Enchantment
You may play Necromancy any time you could play an instant. If it was played any time a sorcery couldn't have been played, it gains substance until end of turn and when it loses substance, sacrifice it.
When Necromancy comes into play, if it's in play, it becomes an Aura with enchant creature. Put target creature card from a graveyard into play under your control and attach Necromancy to it.
When Necromancy leaves play, destroy enchanted creature. It can't be regenerated.




Flickerform
1W
Enchantment - Aura
Enchant creature
2WW: Remove enchanted creature and all Auras attached to it from the game. At end of turn, return that card to play under its owner's control. If you do, return those Auras to play under their owners' control attached to that creature.

Editada em: 05-06-08 22:16:10 por Nadosjc.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1
 
KirK

Dragão
0 Referências
Posts: 929
Registro: 30/10/03
Balneário Camboriú - SC

Postado em: 26/05/07 23:30
1 - Quando ele joga.

2 - Acho que bloqueia. Não sei dizer porque.

3 - A criatura é destruída. Chutei.
 
7de9

Lenda
0 Referências
Posts: 2685
Registro: 02/05/06
São Paulo - SP

Postado em: 26/05/07 23:47
1 - quando Addle resolver, sempre. Vc vai dar a oportunidade do adversario escolher se vai anular a magica dependendo da cor que voce escolher.

2 - A criatura é bloqueada, "não pode ser bloqueado" é so por criaturas na fase de declaração de criaturas, magicas ou habilidades podem fazer com que a criatura fique bloqueada.

3 -não tenho a minima ideia, qndo Forma Intermitente remover as permanentes do jogo, ativa a necromancia que faz vc sacrificar a criatura, como a criatura não esta em jogo, vc não sacrifica nada, no final do turno a Forma Intermitente faz voltar tudo pro jogo, exatamente como era, Criatura + Forma Intermitente + Necromancia. (tb chutei)

Edit: erro de português (erro feio).

Editada em: 26-05-07 23:48:32 por 7de9.
 
bandera

Fada
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5299
Registro: 20/10/06
São Paulo - SP

Postado em: 27/05/07 11:37
1-Quando joga

2-Quando um efeito diz que não pode,e outro diz que pode...o que não pode prevalece.

3-A criatura e as 2 auras saem de jogo,quando voltam,necromancy dispara e você escolhe outra criatura.Necromancy não pode encantar uma criatura só porque voltou,ele quando entra ainda é um encantamento,não uma aura.
(chutei)
 
aoshishinomori

Assassino
0 Referências
Posts: 3323
Registro: 23/02/05
Hortolândia - SP

Postado em: 27/05/07 12:26

 
Gama_Zork

Tritão
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 691
Registro: 02/05/04
São Paulo - SP

Postado em: 27/05/07 13:26
Pergunta 1: Quando resolve. Seria sem sentido o oponente poder anular depois de saber o que voce vai fazer.. Vide utilizacao da Extracao Craniana...

Pergunta 2: Sim, pode. A criatura não tem proteção nem nada do tipo.. Ela apenas não pode ser bloqueada. E Curtain of Light declara uma criatura que não foi bloqueada como bloqueada.

Pergunta 3: Flickform remove a criatura e as Auras. Entao quando for resolver o efeito de Necromancy a criatura não estará mais em jogo e não poderá ser destruída. Ao fim do turno Flickform devolve a criatura com Necromancy e Flickform encantando ela.
 
Darkover

Espectro
0 Referências
Posts: 955
Registro: 02/05/05
São Paulo - SP

Postado em: 27/05/07 15:29
1 - simples. Como nomear uma cor naum eh custo adicional, os efeitos da mágica só se aplicam qdo a mágica reslve. Portanto nomeia na hora q resolve. O mesmo acontece com extração craniana e terapia.

2 - Sim, pois a carta naum a bloqueia, e sim a deixa no status de bloquada. Portanto ela naum causa dano no jogador.

3 - Qdo vc ativa o flickeform o efeito eh dado como um todo. COmo necromancia eh uma aura, ela eh afetada por esse efeito. Qdo a criatura e as auras voltam para o jogo, acriatura eh uma nova criatura, portanto ela naum tem mais dependencia com a Necromancia. Necromancia entrando de novo em jogo, torna-se uma aura e eh anexada em outra criatura e o flickform retorna à 1º criatura.

100+
 
Candango

Anjo
0 Referências
Posts: 243
Registro: 28/04/05
São Paulo - SP

Postado em: 28/05/07 09:04
De todos os desafios esta eu achei mais difícil. Não conheço as regras as fundos para citá-las aqui mas vou responder de acordo com o que eu acho correto:

1: Voce escolhe a cor na hora que a mágica resolve.

2: Bloqueia pois a criatura não está sendo bloqueada e sim tornando-se bloqueada pela habilidade de Curtain of Light.

3: (Chute) Quando Necromancy é removida de jogo pelo efeito de Flickerform, a criatura não pode ser destruída pois também não está mais em jogo. Quando Necromancy volta para o jogo, a habilidade "When Necromancy comes into play, if it's in play, it becomes an Aura..." vai disparar novamente e é anexada a outra criatura.
 
dudu_slash

Esquilo
0 Referências
Posts: 126
Registro: 10/04/07
Jaraguá do Sul - SC

Postado em: 28/05/07 09:31

1º Quando joga a mágica, pois quando resolver ja tem que ter a cor.

2º A Curtain of Light ignora a habilidade dele, por que ele não pode ser bloqueado por criaturas. Resumindo, Pode.(Chutei animal)

3º A Criatura é destruida.
 
Squall

Soldado
0 Referências
Posts: 140
Registro: 24/09/01
Santos - SP

Postado em: 28/05/07 12:17
1 - Quando a mágica resolve.

2 - Fica bloqueada. Pois ser imbloqueável significa apenas que, na etapa de declaração de bloqueio, nenhuma criatura pode ser designada para bloqueá-lo.

3 - Remove a criatura, Flickerform e Necromancy. A habilidade da Necromancy ativa, mas a criatura já não está mais em jogo. Depois, voltam apenas a criatura e o Flickerform, pois quando a Necromancy mudou de zona, ela perde as características adquiridas, voltando a ser apenas encantamento e o Flickerform especifíca Aura na parte que diz para voltar em jogo.
 
bandera

Fada
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5299
Registro: 20/10/06
São Paulo - SP

Postado em: 28/05/07 12:26
Squall pode estar certo...ele citou algo que não li...

A flicker só retorna as auras...necro fora de jogo não é uma aura :P
Logo,a necro ficará removida 4ver.
 
Descartex

Espectro
0 Referências
Posts: 995
Registro: 21/12/05
Tramandaí - RS

Postado em: 28/05/07 17:00
1º Quando joga a mágica, pois quando resolver ja tem que ter a cor.

2º A Curtain of Light ignora a habilidade dele, por que ele não pode ser bloqueado por criaturas. Resumindo, Pode.

3º A Criatura é destruida.
 
Gruger

Ancião
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 20052
Registro: 26/05/03
São Paulo - SP

Postado em: 28/05/07 21:57
1.: Escolhe a cor na resolucao mas o target player no momento que a spell é jogada.

2.: Não pode, pois a criatura é inbloqueável, ou seja, ela não passou sem blockers por opção do player e sim por uma habilidade estática dela que não pode ser alterada por uma spell como esta.

3.: Depois eu respondo, to com preguiça de ler...
 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05
Camboriú - SC

Postado em: 28/05/07 23:31
Pergunta 1 (fácil): Spike deve escolher a cor para Addle quando joga ele ou quando ele resolve?

Addle
1B
Sorcery
Choose a color. Target player reveals his or her hand, then you choose a card of that color from it. That player discards that card.

O jogador alvo é escolhido quando jogar o Addle, a cor, quando resolver.


Pergunta 2 (médio): Metathran Soldier pode ser bloqueado pelo efeito de Curtain of Light? Por quê?

Metathran Soldier
1U
Creature - Soldier
1/1
Metathran Soldier is unblockable.

Curtain of Light
1W
Instant
Target attacking unblocked creature becomes blocked.
Draw a card.

Pode usar. Se imbloqueável apenas faz com que nenhum bloqueador possa ser escolhido legalmente para essa criatura, mas efeito como Flash Foliage ou Curtain podem, (ele fazem alvo na criatura, apenas isso)

Pergunta 3 (difícil): Necromancy e Flickerform são auras e estão encantando uma carta de criatura. O que acontece quando a habilidade de Flickerform é ativada? Por quê?

Necromancy
2B
Enchantment
You may play Necromancy any time you could play an instant. If it was played any time a sorcery couldn't have been played, it gains substance until end of turn and when it loses substance, sacrifice it.
When Necromancy comes into play, if it's in play, it becomes an Aura with enchant creature. Put target creature card from a graveyard into play under your control and attach Necromancy to it.
When Necromancy leaves play, destroy enchanted creature. It can't be regenerated.

Flickerform
1W
Enchantment - Aura
Enchant creature
2WW: Remove enchanted creature and all Auras attached to it from the game . At end of turn, return that card to play under its owner's control. If you do, return those Auras to play under their owners' control attached to that creature.


Quando a habilidade do Flicker resolver, a criatura, necromancy e flicker vão para a zona removida do jogo. A habilidade desencadeada de necromancia vai pra pilha (Destrua a criatura encantanda), nada acontece porque a criatura não está em jogo.
Quando retornam, a criatura volta com flickerform anexada, mas necromancy volta como encantamento não-aura, não pode anexar na criatura. A habilidade de escolher uma criatura do cemitério é desencadeada de necromancy. Você alveja uma carta de criatura no cemiterio, necromancy vira aura e se anexa nela.
 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 02/06/07 00:54
GABARITO


Resposta: Quando Addle resolve, é parte do efeito de Addle escolher uma cor.

Resposta: Pode. Ser imbloqueável significa não poder ser bloqueado por criaturas no início da Etapa de Declaração de Bloqueadores. Mágicas e habilidades funcionam normalmente.

Resposta: Quando a habilidade de Flickerform resolver, a criatura e as duas auras serão removidas do jogo. A habilidade de Necromancy vai disparar, mas não vai fazer nada, pois a criatura não está em jogo e por isso não pode ser destruida.
No início da Etapa de Fim de Turno, uma habilidade desencadeada retardada (delayed triggered ability) que retorna as cartas removidas vai disparar, quando ela resolver, a criatura e os 2 encantamentos vão voltar. Embora Necromancy não seja uma aura na zona de removidas do jogo, ela volta porque o trecho "those Auras" se refere aos objetos que eram auras e foram removidos junto com a criatura, não importando se estes objetos ainda são auras ou não (regra 202.2a). Os 2 encantamentos voltam anexados na criatura. Como Necromancy não é mais uma aura, um SBE (State-Based Effect) vai desanexá-la da criatura e depois a primeira habilidade desencadeada da Necromancy vai ser colocada na pilha (se houver uma carta de criatura em qualquer cemitério). Essa habilidade resolve, a carta de criatura-alvo é colocada em jogo e Necromancy se torna uma aura que encanta ela.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
Doidera

Espectro
0 Referências
Posts: 483
Registro: 07/08/03
Ipatinga - MG

Postado em: 03/06/07 01:57
Nossa! Cadê a tradicional regra de ouro???? Tão inventando moda d+! Então uma criatura q não pode ser bloqueada agora pode! Me desculpe Nadosjc, mas não é com vc, e sim o rumo q o magic tá tomando, as regras já tão ficando muito subjetivas! A meu ver, o metratham só seria bloqueável se alguma mágica ou efeito removesse essa habilidade dele, assim poderia ser declarado o block! Sem contar essa moda de criarem esse monte de coisas com excessivas prioridades de execução, é regra de camada, de não sei o q, de acolá! Virou bagunça!!!!!

P.S. A regra de ouro já virou lenda, nê??!!! Os novatos não devem nem conhecer!

Editada em: 03-06-07 01:58:50 por Doidera.
 
7de9

Lenda
0 Referências
Posts: 2685
Registro: 02/05/06
São Paulo - SP

Postado em: 03/06/07 09:00

ah cara, se vc pensar tecnicamente.

o que é bloquear no Magic?
uma criatura sendo designada pra bloquear outra na etapa de declaração de bloqueadores.

a criatura não pode ser bloqueada, mas a magica da apenas o status de bloqueada, não quebrando a regra da carta, apenas dando um jeitinho. Mas eu concordo que a primeira vista parece um tanto estranho mesmo.

 
7de9

Lenda
0 Referências
Posts: 2685
Registro: 02/05/06
São Paulo - SP

Postado em: 03/06/07 09:00

ah cara, se vc pensar tecnicamente.

o que é bloquear no Magic?
uma criatura sendo designada pra bloquear outra na etapa de declaração de bloqueadores.

a criatura não pode ser bloqueada, mas a magica da apenas o status de bloqueada, não quebrando a regra da carta, apenas dando um jeitinho. Mas eu concordo que a primeira vista parece um tanto estranho mesmo.

 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 04/06/07 14:01

Concordo com você! Também acho que não faz sentido escrever "esta criatura é imbloqueável" e permitir que mágicas e habilidades bloqueem a criatura! Tive até dificuldade para entender a explicação para isso. A verdade é que imbloqueável não significa imbloqueável! Eis a definição de imbloqueável:

Unblockable
If an attacking creature "is unblockable," no creature can legally block it. Spells or abilities may still cause it to become blocked.


Pela definição acima, o certo seria "esta criatura não pode ser bloqueada por criaturas". Não sei porque a Wizards ainda usa esse termo, pois ele não significa o que diz...

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1