[Duvida] Humildade |
Ijui
|
Postado em: 31/07/09 02:14 |
|
Duvida Rapida: Se eu jogar uma humildade, e o jogador b tiver uma criatura, com 2 marcadores +1/+1, a criatura dele será 3/3 ou 1/1 ? Isso é afetado se a Humildade tiver entrado antes/depois dos marcadores serem colocados ?
Obrigado
|
|
blood_iori
|
Postado em: 31/07/09 03:43 |
|
Humildade remove as habilidades das criaturas em jogo. Marcadores (+1/+1, -1/-1, de carga, etc...) não são habilidades da criatura, eles simplesmente estão lá.
Logo, uma criatura com 2 marcadores +1/+1 sobre ela será uma criatura 1/1, sem habilidades, mas ainda com os 2 marcadores +1/+1.
Já se voce jogar a Humildade e depois o outro jogador jogar uma criatura que entre com marcadores, ela será apenas 1/1 e não terá os marcadores.
Aguarde confirmação.
|
|
Planeswalker
|
Postado em: 31/07/09 10:35 |
|
Resposta acima está errada, nesse caso independe da ordem que elas entraram em jogo.
612. Interação de Efeitos Contínuos
612.1. Os valores das características de um objeto é determinado inicialmente pelo objeto atual. Que para uma carta, signigica os valores das características impressas naquela carta. Para um token ou cópia de uma mágica ou carta é as características definidas pelo efeito que o criou. Após isso todos os efeitos contínuos são aplicados em série, seguindo a ordem das camadas abaixo:
612.1.a. Camada 1: Efeitos de cópia são aplicados. Mais na regra 706 "Copiando Objetos"
612.1.b. Camada 2: Efeitos de troca de controlador são aplicados.
612.1.c. Camada 3: Efeitos de mudança de texto são aplicados. Mais na regra 611 "Efeitos de Mudança de Texto"
612.1.d. Camada 4: Efeitos de mudança de tipo são aplicados. Isso inclui efeitos que modificam o tipo, subtipo e ou supertipo de uma carta.
612.1.e. Camada 5: Efeitos de mudança de cor são aplicados.
612.1.f. Camada 6: Efeitos que adicionam ou removem habilidades são aplicados.
612.1.g. Camada 7: Efeitos que alteram poder e resistência são aplicados.
612.2. Dentro das camadas 1 a 6, aplica-se efeitos de habilidades definidoras de características primeiro (mais na regra 604.3), depois todos os outros efeitos em ordem que surgiram (mais na regra 612.6). Notar que a dependência pode alterar a ordem que cada efeito é aplicado dentro de uma camada ou sub-camada. (Mais na regra 612.7.)
612.3. Dentro da camada 7, aplicam-se os efeitos em uma série de subcamadas na ordem descrita a seguir. Dentro de cada sub-camada, aplicam-se os efeitos na ordem que surgiram (Mais na regra 612.6). Notar que a dependência pode alterar a ordem que cada efeito é aplicado dentro de uma camada ou sub-camada. (Mais na regra 612.7.)
612.3.a. Camada 7a: Efeitos de habilidades definidoras de características são aplicadas. Mais na regra 604.3.
612.3.b. Camada 7b: Efeitos que forçam o poder e/ou resistência para um número ou valor específico são aplicados.
612.3.c. Camada 7c: Efeitos que modificam o poder e/ou resistência, mas não forçam para um valor ou número específico são aplicados.
612.3.d. Camada 7d: Troca de poder e/ou resistência devido a marcadores são aplicados. Mais na regra 120.
612.3.e. Camada 7e: Efeitos que invertem poder e resistência de uma criatura são aplicados. Assim como efeitos que usa o valor do poder e usa-o na resistência da criatura e vice-versa. |
Como mostra no texto acima, a Humildade força o poder e resistência para 1, isso se encaixa na camada 7b, e os marcadores estão na camada 7d, dessa forma, independente da ordem que entraram em jogo, primeiro se aplica a humildade e depois os tokens, fazendo a criatura ficar 3/3.
|
|
Ijui
|
Postado em: 23/08/09 00:54 |
|
então....
se eu tiver uma humildade em campo, e alguem jogar uma criatura com Graft ou Modular... a criatura vai entrar com marcadores ? o.o
|
|
Dream-Theater
|
Postado em: 23/08/09 04:45 |
|
então....
se eu tiver uma humildade em campo, e alguem jogar uma criatura com Graft ou Modular... a criatura vai entrar com marcadores ? o.o |
nao...ela vai entrar 1/1... p q ela PERDE graft e modular tbm
alias...desnecessario dizer q se a humildade sair elas morrem xD
|
|
Fereshteye
|
Postado em: 23/08/09 12:26 |
|
ela perde o graft e modular sim, mas o efeito vai pra stack, msmo q a humildade seja state based effect, a criatura vai entrar com os marcadores sim.
um spike feeder fica 3/3 com humildade em jogo, fica 1/1 e + 2 marcadores +1/+1,
=]
|
|
Ijui
|
Postado em: 23/08/09 14:16 |
|
ASHUAUHSUHSAHU
poxa :P não sei em quem acreditar xD
|
|
Abelard
|
Postado em: 23/08/09 14:29 |
|
ASHUAUHSUHSAHU
poxa :P não sei em quem acreditar xD |
Acredite na resposta do Planeswalker.
Blood iori está equivocado em parte.
Dream-Theater está bastante equivocado.
1° Dúvida: ela fica com os marcadores, no caso ficando 3/3.
2° Duvida: ela fica com os marcadores, independente de ter entrado depois da Humildade está em jogo.
E espere a confirmação.
|
|
Planeswalker
|
Postado em: 24/08/09 08:07 |
|
ela perde o graft e modular sim, mas o efeito vai pra stack, msmo q a humildade seja state based effect, a criatura vai entrar com os marcadores sim. |
Modular e Graft tem em seu efeito, efeitos de SUBSTITUIÇÃO, ou seja elas já entram em jogo com os marcadores, e só quando a criatura está em jogo que humildade faz os efeitos sobre ela. Por isso a criatura vai entrar em jogo com os marcadores e habilidade não vai para a Stack.
No caso você estaria certo na sua resposta, só não estaria certo por falar que a habilidade vai pra pilha...
Sds
|
|
Dream-Theater
|
Postado em: 24/08/09 09:34 |
|
ela perde o graft e modular sim, mas o efeito vai pra stack, msmo q a humildade seja state based effect, a criatura vai entrar com os marcadores sim. |
Modular e Graft tem em seu efeito, efeitos de SUBSTITUIÇÃO, ou seja elas já entram em jogo com os marcadores, e só quando a criatura está em jogo que humildade faz os efeitos sobre ela. Por isso a criatura vai entrar em jogo com os marcadores e habilidade não vai para a Stack.
No caso você estaria certo na sua resposta, só não estaria certo por falar que a habilidade vai pra pilha...
Sds |
efeitos "comes into play" nao desencadeiam com a humildade.
Modular e Graft tem a literal "comes into play" por isso eh facil deduzir que seria um efeito de pilha, pricipalmente p q efeitos de estado e substituição geralmente vem escrito "AS" (como clone e meddling mage)
confesso que nao sabia do modular e graft, em uma situaçao normal de jogo eu nem chamaria o juiz xD
eu acho que as novas literiais deveria servir pra corrigir esses problemas...
|
|
l_fraga
|
Postado em: 24/08/09 11:01 |
|
efeitos "comes into play" nao desencadeiam com a humildade.
Modular e Graft tem a literal "comes into play" por isso eh facil deduzir que seria um efeito de pilha, pricipalmente p q efeitos de estado e substituição geralmente vem escrito "AS" (como clone e meddling mage)
confesso que nao sabia do modular e graft, em uma situaçao normal de jogo eu nem chamaria o juiz xD
eu acho que as novas literiais deveria servir pra corrigir esses problemas...
|
A parte de Modular e Graft que coloca os marcadores não são habilidades disparadas. São habilidades estáticas. Por isto, essa parte da habilidade não usa a pilha (até porque, se usasse, a criatura já entraria no jogo morta).
Regra de Graft:
702.55a Graft represents both a static ability and a triggered ability. "Graft N" means "This permanent enters the battlefield with N +1/+1 counters on it" and "Whenever another creature enters the battlefield, if this permanent has a +1/+1 counter on it, you may move a +1/+1 counter from this permanent onto that creature."
Regra de Modular:
702.40a Modular represents both a static ability and a triggered ability. "Modular N" means "This permanent enters the battlefield with N +1/+1 counters on it" and "When this permanent is put into a graveyard from the battlefield, you may put a +1/+1 counter on target artifact creature for each +1/+1 counter on this permanent."
Regra de Habilidades Estáticas:
603.6e Some permanents have text that reads "[This permanent] enters the battlefield with . . . ," "As [this permanent] enters the battlefield . . . ," "[This permanent] enters the battlefield as . . . ," or "[This permanent] enters the battlefield tapped." Such text is a static ability-not a triggered ability-whose effect occurs as part of the event that puts the permanent onto the battlefield.
O efeito que coloca os marcadores não é afetado pela humildade.
|
|
penedo_adm
|
Postado em: 24/08/09 16:40 |
|
realmente, esta é a parte mais difícil de se entender da regra
=/
só pra conferir, sunburst também entra assim como modular e graft, né?
Editada em: 24-08-09 16:43:44 por penedo_adm.
|
|
vitorino
|
Postado em: 24/08/09 16:49 |
|
Humildade só não perde para snakeform pro quesito "tilte sua cabeça".
|
|
Planeswalker
|
Postado em: 24/08/09 17:04 |
|
Humildade só não perde para snakeform pro quesito "tilte sua cabeça". |
Snakeform no teu bixo equipado com martelo de batalha dos loxodontes...
Snakeform no teu bixo GW anexado com um Shield of the Oversoul...
Esses são os mais legais... hehehe
|
|
l_fraga
|
Postado em: 24/08/09 17:13 |
|
realmente, esta é a parte mais difícil de se entender da regra
=/
só pra conferir, sunburst também entra assim como modular e graft, né?
Editada em: 24-08-09 16:43:44 por penedo_adm. |
Sim, mesma coisa.
702.41a Sunburst is a static ability that functions as an object is entering the battlefield from the stack. "Sunburst" means "If this object is entering the battlefield from the stack as a creature, it enters the battlefield with a +1/+1 counter on it for each color of mana spent to cast it. If this object is entering the battlefield from the stack and isn't entering the battlefield as a creature, it enters the battlefield with a charge counter on it for each color of mana spent to cast it."
|
|
Fereshteye
|
Postado em: 25/08/09 00:02 |
|
oh sim, eu usei uma forma erronea pra stack, nao quis dizer q ela iria pra stack, mas sim q a humildade iria fazer o seu efeito antes do graft colocar os marcadores.
valeu planeswalker.
|
|
penedo_adm
|
Postado em: 29/08/09 14:51 |
|
612. Interação de Efeitos Contínuos
612.1.f. Camada 6: Efeitos que adicionam ou removem habilidades são aplicados. |
|
tem ordem? adiciona primeiro, ou remove primeiro?
tipo
humildade x anger no grave
como fica?
|
|
Azarzel
|
Postado em: 29/08/09 19:21 |
|
efeitos "comes into play" nao desencadeiam com a humildade.
Modular e Graft tem a literal "comes into play" por isso eh facil deduzir que seria um efeito de pilha, pricipalmente p q efeitos de estado e substituição geralmente vem escrito "AS" (como clone e meddling mage)
confesso que nao sabia do modular e graft, em uma situaçao normal de jogo eu nem chamaria o juiz xD
eu acho que as novas literiais deveria servir pra corrigir esses problemas...
|
A parte de Modular e Graft que coloca os marcadores não são habilidades disparadas. São habilidades estáticas. Por isto, essa parte da habilidade não usa a pilha (até porque, se usasse, a criatura já entraria no jogo morta).
Regra de Graft:
702.55a Graft represents both a static ability and a triggered ability. "Graft N" means "This permanent enters the battlefield with N +1/+1 counters on it" and "Whenever another creature enters the battlefield, if this permanent has a +1/+1 counter on it, you may move a +1/+1 counter from this permanent onto that creature."
Regra de Modular:
702.40a Modular represents both a static ability and a triggered ability. "Modular N" means "This permanent enters the battlefield with N +1/+1 counters on it" and "When this permanent is put into a graveyard from the battlefield, you may put a +1/+1 counter on target artifact creature for each +1/+1 counter on this permanent."
Regra de Habilidades Estáticas:
603.6e Some permanents have text that reads "[This permanent] enters the battlefield with . . . ," "As [this permanent] enters the battlefield . . . ," "[This permanent] enters the battlefield as . . . ," or "[This permanent] enters the battlefield tapped." Such text is a static ability-not a triggered ability-whose effect occurs as part of the event that puts the permanent onto the battlefield.
O efeito que coloca os marcadores não é afetado pela humildade. |
Aproveitando o gancho fraga se eu tiver uma criatura com graft 1
e eu joga-la ela vai estar 2/2 pois a humildade a tornará 1/1 e o graft vai lhe conceder o bonus de +1+1?
|
|