Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Dilvulgação/Cobertura de eventos no Brasil
 Dilvulgação/Cobertura de eventos no Brasil
Thorgrim

Elfo
0 Referências
Posts: 2018
Registro: 03/12/02

Postado em: 29/05/11 20:21
Não é de hoje que venho percebendo que a cobertura dos principais torneios no Brasil tem deixado muito a desejar. Desde já, antecipo que a crítica não é para nenhuma loja específica, apenas pretendo levantar esta bola com os demais jogadores e lojistas para tentar entender o porquê desta situação.

Deixando de lado raras exceções, o que tenho visto atualmente são apenas tópicos criados na Ligamagic – seja por lojistas ou jogadores buscando informações sobre o evento – e em alguns casos, com certo atraso, os lojistas divulgam os emparceiramentos e standings entre as rodadas.

Num primeiro momento, só consigo imaginar que não é realizado este tipo de ação, por que para os lojistas o tempo e dinheiro gasto com esta atividade não traria o retorno necessário. Será?

Eu vejo muito empenho dos lojistas em realizarem ações durante os torneios, como por exemplo:

- sorteio de brindes (boosters, dados, playmates, caixinhas para deck, etc)
- premiações extras ao que já é oferecido pela Wizards
- entrega de camisetas e playmates personalizados para o Top 8
- kits com caneta e bloquinho de notas
- parcerias com empresas para garantir o almoço dos jogadores
- e etc

Estas ações são MUITO boas e com certeza atraem muitos jogadores, porém se não forem divulgadas da melhor maneira, elas perdem muita força se analisarmos em relação ao investimento utilizado.

O boca-a-boca dos jogadores que participam do evento é muito importante, porém existem muitos jogadores que por diversas razões não foram jogar e literalmente não sabem o que estão perdendo.

Saber quem está nas cabeças e a classificação geral é importante para os amigos dos jogadores e para quem estiver na torcida, mas para o lojista o mais importante é a divulgação das ações realizadas durante o evento, para instigar novos jogadores a participarem de algum torneio da loja, quando ocorrer novamente.

Parece óbvio falando deste jeito, por que realmente é. Existem diversas ações de divulgação que podem ser feitas com custo zero e pessoas dispostas a ajudar na cobertura de um evento por uma remuneração baixa como, por exemplo, créditos na loja e boosters.

Ações simples para divulgação:

E-mail marketing

Não me recordo de alguma loja ter pedido meu e-mail na hora de fazer a inscrição nos últimos Classificatórios ou PTQs que joguei e se pediram nunca aproveitaram ele para nada.

Uma simples lista com os e-mails dos jogadores que participaram do último torneio, já ajuda o lojista na hora de encaminhar um e-mail marketing pontual com todas as novidades da loja e informações importantes sobre os próximos torneios

Facebook

Criar um “Evento” no Facebook com todas as informações sobre o torneio da loja e ter uma idéia de quantos jogadores irão participar já ajuda para se informar se será necessário uma divulgação maior para evitar que o torneio seja um fiasco em termos de número de participantes.

Twitter

Criar um usuário no Twitter da loja e utilizar para passar informações rápidas durante a cobertura dos eventos também é uma maneira bem simples de manter todos informados do que está acontecendo.


Essas três ações simples que dificilmente vemos já ilustram o que quero levantar com este tópico.

Resumindo, DÁ SIM para serem feitas ações e “investir” na cobertura de eventos para atrair novos jogares sem precisar gastar muito e ter um retorno.

Trabalho com Marketing e se algum lojista tiver interesse, me manda um pmsg que podemos conversar.

Eu, como jogador, sinto muita falta deste tipo de ação que mobiliza de uma forma legal a comunidade e prestigia ainda mais eventos tão importantes como GPTs, Classificatórios para o Nacional, PTQs e muitos outros torneios bacanas que vem sendo feitos.

E vocês o que acham? Concordam, discordam? Gostaria de ouvir a opinião de todos.
 
Mojeh

Mago
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2255
Registro: 08/08/07

Postado em: 30/05/11 04:35
Acho muito legal essas idéias, principalmente um coverage dos torneios.
 
Teddy_Bear_X

Demônio
0 Referências
Posts: 18401
Registro: 07/09/07

Postado em: 30/05/11 07:38
Concordo em parte com essa idéia de má cobertura, porém creio que a maior parte da culpa seja dos players. Motivo? Sempre que ocorre alguma cobertura, seja por qualquer uma dessas redes sociais ou aqui pela liga mesmo, simplesmente não temos nenhum feedback.

Lembro uma vez que eu comecei a fazer uma cobertura por twitter de um LQ, e parecia que ninguém tava dando a mínima. Os tópicos de torneios que estão rolando, como muitos NQs esse ano mesmo, morrem rapidamente.

A COMICS ontém mesmo atualizou rodada por rodada o campeonato no blog deles, olha o tanto de comentário/views que tem...

Os próprios jogadores não dão a atenção que esse trabalho deveria merecer e depois reclamam que não investem nisso aqui no Brasil, como sempre, comparando com como é lá fora e depois querem algo extremamente bem feito. Fazer uma boa cobertura pras paredes não rola mesmo...
 
Thorgrim

Elfo
0 Referências
Posts: 2018
Registro: 03/12/02

Postado em: 30/05/11 20:51

Teddy, eu até concordo em partes que uma parcela da culpa pode ser dos jogadores, porém essas coberturas ainda são, por incrível que pareça, algo novo no Brasil e é necessário de certa forma "educá-los" para que haja uma participação maior dos jogadores.

Por exemplo, você criar apenas um tópico com os pairings das rodadas, não dá para esperar comentários. Que comentários que surgiriam?

"Nossa agora o campeonato está afunilando";
"Eeeeee fulano de tal está a uma vitória do top 8";
"Vai ciclano, ainda dá!!!!".

É preciso que sejam feitas formas de interagir com as pessoas que estão acompanhando.

Idéias de ações:

- Enquetes no blog da loja sobre qual deck levará a vaga.
- Promover alguma espécie de bolão, que premiaria com algum brinde o ganhador.
- Sugerir que as pessoas encaminhem perguntas para fazer uma espécie de "Quick Interviews" como é feito lá fora.
- Perguntar para as pessoas que tipo de pergunta pode ser feita com as pessoas presentes no Top 8.

E pelo que vejo os próprios blogs das lojas em muitos casos não são promovidos. A Ligamagic é um ÓTIMO canal de divulgação, porém não é o único. Você criar apenas um tópico na Liga, não garante um número de pageviews extraordinário.

 
Scoppio

Lenda
0 Referências
Posts: 11295
Registro: 15/09/03

Postado em: 30/05/11 20:54

Então, isso é proibido pela IPG, qualquer tipo de bolão, aposta sobre qualquer coisa, mesmo que a aposta seja só pra ver "quem ganha a aposta" gera desclassificação então os organizadores ou o pessoal do coverage não podem incitar ou dar suporte para esse tipo de atitude infelizmente.

 
Thorgrim

Elfo
0 Referências
Posts: 2018
Registro: 03/12/02

Postado em: 30/05/11 21:03

humm.. não sabia! Mas a idéia era apenas para ilustrar que existem ações que podem ser feitas a custo zero com o interesse de interagir com a pessoa que está assistindo a cobertura.

 
Scoppio

Lenda
0 Referências
Posts: 11295
Registro: 15/09/03

Postado em: 30/05/11 22:07

Uma enquete pode ser feita sem problemas, ja que não é um tipo de aposta, as coisas são bem subjetivas quando se trata disso, mas é basicamente seguindo o seguinte negócio:

- Não sei como definir o que é aposta, mas sei o que é uma aposta quando vejo uma.

 
cabeloamair

Esquilo
0 Referências
Posts: 2017
Registro: 27/10/08

Postado em: 30/05/11 23:35

Tenho por opnião que ao sortear quem participou, independende do seu palpite esta certo, deixa de ser uma aposta e como o objetivo e incentivar a participação, vejo isso como uma boa ideia.

 
LuCaparroz

Mago
0 Referências
Posts: 12399
Registro: 24/09/07

Postado em: 30/05/11 23:37

Vc ainda existe? =)

MODERADOR Seção de Dúvidas de Magic e Standard

Magic: The Gathering Comprehensive Rules -http://www.ebbemunk.dk/magic/index.html

 
pv

Rebelde
0 Referências
Posts: 4102
Registro: 09/12/02

Postado em: 31/05/11 08:46

Acho que algo tipo um fantasy campeonato (onde vc seleciona um time e ganha pontos dependendo de como o seu time for) nao tem problema, nao dando dinheiro... a propria wizards costumava fazer isso pros pro tours, acho que ainda pode

 
Thorgrim

Elfo
0 Referências
Posts: 2018
Registro: 03/12/02

Postado em: 31/05/11 20:52

Existo!!!! Estou away por causa da faculdade e do trabalho, mas sempre que consigo entro na Liga :P

O tópico perdeu um pouco o foco. Independente de poder fazer algo no estilo de um "bolão", o importante é que dá para ser feito ações bem legais de interação com as pessoas que estejam acompanhando a cobertura do evento.

Gostaria que algum lojista participasse da discussão e me respondesse, por qual motivo que não são feitos atualmente mais "investimentos" nas coberturas de eventos no Brasil.

Alguém se habilita?

 
Scoppio

Lenda
0 Referências
Posts: 11295
Registro: 15/09/03

Postado em: 01/06/11 16:20

É, isso pode, ja que não teria a "intenção de wagering"... mas será que não abre espaço? Vou mandar alguns emails e ver o que descubro