Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Report] Top 8 GPT-Amsterdã - Ivan Chita
 [Report] Top 8 GPT-Amsterdã - Ivan Chita
Ivanchita

Esquilo
0 Referências
Posts: 245
Registro: 23/05/08

Postado em: 21/06/11 16:32
Top 8 - GPT-Amsterdã – Ivan “Chita”

Fala galera, eu vou deixar aqui um report de como foi chegar até o top 8 e morrer na praia do GPT-Amsterdã realizado pela Mundo Kinoene.

Pra quem não me conhece, sou o Ivan “Chita” da equipe Jublay Team (aka Mana-Vai Jundiaí).

A história do report começa há 1-2 meses atrás, quando vi na net uma lista de UWR Blade ou tresh, ou qlq um dos muitos nomes que deram. Curti muito a lista, é das cores que eu gosto, com os bichos preferidos (leia-se 3 Vendilions e Lavamantes), com as duais que eu tenho e com o um dos estilos de jogo que gosto. Comprei os Lavamantes num leilão da liga e o deck estava quase completo.
Ainda estou enjoado de jogar de merfolk, mesmo achando ele um dos mais fortes do ambiente. Joguei uma temporada inteira com ele, parei pra jogar de control, joguei um champ com ele denovo e peguei a vaga pro NL, agora é hora de testar outras coisas.

Quinta feira rolou um tradicional treino com pizza na casa do Presunto, testei o deck e gostei bastante. Eu não tinha fechado a lista, testei Stifles e claro que gostei (Pq Stifle é a MELHOR carta não usada que existe), testei Ancestral Vision e não fiquei tão contente, no final eu optei pelo bom e velho Ponder. Isso porque eu preciso muito mais do Card Quality no Early game, principalmente arrumar a mão no turno 1, do que o Card Advantage no turno 5. Eu gosto muito de AV, dar ancestral recall e um draw num turno é muito broken, mas não sei se é para esse deck. E não usei Stifles por não estar usando mais nada do "pacote tempo".

Sábado fui para a Medieval (a loja daqui de Jundiaí, convido vcs a virem pra cá, tem champ T2 ou Legacy todo fds), como tinha poucos players, rolou um 8 man draft de triplo NPH. Eu tinha ido lá pra treinar Legacy, mas preferi jogar draft, que é o formato mais divertido do Magic. Eu acredito que para vc melhorar no Magic tem que jogar Magic, e quanto mais formatos e decks diferentes que joga, mais você amplia sua visão e perspectivas do jogo. Eu ganhei o draft! o/ 4-0 jogando de WRg Golens. (ganhei 5 boosters pra compensar a pilha de 5 reais que eu draftei, tinha só um Blade splicer)
Pra não falar que eu não joguei legacy com o deck, eu joguei 3 partidas contra o Coréia de MUC e perdi as 3. Fechei o deck e o side sábado anoite. E mandei msg pro Presunto pedindo umas cartas.

Domingo 7 da manhã o Presunto passa em casa (sem as cartas que eu pedi o/), já com o Markinhus no carro, passamos pegar o Carlinhos e borá pra SJC. Pegamos uma neblina bem sinistra na pista, mas chegamos tudo tranqüilo. Chegando ao local vejo muitas caras conhecidas, e sabia que o nível do champ estaria muito bom, acho que a elite do Legacy de São Paulo e região estava lá, só senti falta do pessoal de Campinas. Eram 63 jogadores, por pouco não teríamos 7 rodadas no suíço.

Consegui comprar 2 Magus of moon na loja e coloquei um deles no side, junto com a versão encantamento dele.

LISTA:
Vou passar a receita:
- Pegue o Caw Blade T2
- Coloque os melhores counters do formato (FoW, Misstep, e SNARE)
- Coloque os cantrips do tempo (BS e Ponder)
- Coloque Plowshares
- Você não precisa de 4 Jaces, eu optei por 2 e 1 Elspeth. (acho que 3/1 ou 3/0 seja o certo)
- Retire os Hawks e coloque Lavamantes, arrume lugar também para as Vendilions (2-3)
- Coloque lands, eu optei por não usar Wastes pq eu tenho uma base de mana já bastante complicada e não quero perder land drop. E coloquei uma Inkmoth.
- Monte o side a gosto.
- E pronto, pode servir.

Como disse o Aaron Forsythe: Legacy é um formato que você pode jogar com as melhores cartas do Magic: Jace e Stoneforger.

Patriot
by Ivan "Chita"

Lands:
2x Island
1x Mountain
1x Plains
1x Plateau
2x Volcanic Island
3x Tundra
1x Arid Mesa
4x Scalding Tarn
4x Flooded Strand
1x Karakas
1x Inkmoth Nexus

Creatures:
1x Sower of Temptation
3x Vendilion Clique
4x Grim Lavamancer
4x Stoneforger Mystic

Other Spells:
3x Ponder
4x Brainstorm
4x Swords into Plowshare
4x Mental Misstep
4x Force of Will
3x Spell Snare
1x Batterskull
1x Sword of Fire and Ice
1x Elspeth, TKE
2x Jace, TMS

Sideboard:
1x Tormod's Crypt
1x Relic of Progenitus
1x Ethersorm Cannonist
1x Magus of the Moon
1x Enlightned Tutor
1x Sword of Feast and Famine
2x Submerge
2x Spell Pierce
2x Firespout
2x Red Elemental Blast

Obs: se vc tirar os lavamantes, colocar Standstill e arrumar as lands vira quase o Landstill atual.

Bora para as partidas, como já faz um dia e eu não anotei tantas coisas, posso esquecer alguns detalhes. Corrijam-me se errar alguma coisa.

Rodada 1: BL (Fefe) de Landstill BUG (pimp)
Eu tinha jogado apenas uma vez com ele, mas sabia que seria algum deck pimp.

G1: Ganho no dado, faço Stoneforger no turno 2, busco batterskull, tomei édito na volta. Faço uma Elspeth que começa a trabalhar, faço tokens e tento bater algumas vezes, junto mana pro Batterskull, e ele concede.

G2: Esse jogo foi uma brincadeira de esconde-esconde no começo, fiz brainstorms pra esconder minhas cartas e remoções do Seize e da Vendilion dele, plowshares na vendilion, lady Gaga puxa espada BG. Lembro de ter ficado com uma carta na mão só, uma REB. Top Decko uma Blood Moon, equipei espada bati, untap, Blood moon, e game.

Resultados: 1-0 (2-0)

Rodada2: Rafael (Affinity)

G1: Ele faz aquela coisa que o Affinity faz, um monte de bichos, mas o problema é sempre que cai um Etched Champion ô bicho injusto, se ele carrega a chapinha então! Fiz Gaga puxando espada UR, lavamante que foi tirando bichos pequenos, Plowshares no Master Etherium. Mas o Campeão foi punindo. Vou a dois de vida, e ele estava com o jogo ganho, até que ele resolve dar Fling arremessando o Campeão, ele tinha um Discípulo que me levou a 1, ok, Spell Snare no Fling (o legal é que eu já não podia estourar fetch nem dar FoW). Voltei pro jogo, bate Espada UR tira discípulo, fiz outra gaga busquei batterkull, e a vida dele que estava a 28 zera em 3 ataques.

Ele ficou bem bravo por ter perdido pra um Spell Snare, e disse que ninguém mais jogava com aquilo. Eu discordo e se isso for verdade, o mundo está errado. Spell Snare é o counter do ambiente!

G2: Eu não lembro direito, mas lembro que foi bem mais tranqüilo que o primeiro, minha marcação de vida cai bastante mas por conta de fetchs e Missteps. Fiz uma Vendilion que carregou a Espada UR e limpou a mesa.

Nesse match eu me arrependo por não ter colocado nenhum hate contra artefatos no meu side, queria usar os Katakis que eu tinha acabado de comprar, ou os clássicos disenchants.

Resultados: 2-0 (4-0)

Rodada 3: Scatena (Bizarros)(Spiral Tide)
Ele é bem gente fina, o jogo foi bem tranqüilo apesar do match complicado.

G1: Nesse jogo ele ficou moldando a mão, enquanto eu fiz Lavamante, que partiu pro beatdown (tipo, “vai lá, teu clock é 15”)! Rs, e fiz Jace que ficou dando Brainstorm pra achar coisas pra parar o combo, já que ele tinha moldado bem a mão. Fiz Stoneforge que conseguiu buscar, equipar e bater com a espada UR, me dando draws importantes pra impedir o combo.

G2: Jogo parecido com o primeiro no começo mas sem o meu Jace, começo a bater com um Vendilion com espada. Eu consigo anular o High Tide, mas ele comba com uma sequencia de Turnabout e consegue fazer uma Spiral, nessa altura eu tinha poucas lands em pé, e já tinha perdido uma FoW que foi removida pra Fow. Ele consegue resolver High Tide, e faz outras duas Spirais, na última eu abro uma mão com apenas um Misstep e uma Brainstorm, ele tenta dar um Wish pra buscar o Freeze, nessa altura ele tinha só três manas disponíveis (a Storm Count já tinha passado do necessário) eu faço Brainstorm que acha FoW e Pierce, dou Fow, ele anula, dou Pierce e ele não tem mais mana para o Freeze, ele concede.

Resultados: 3-0 (6-0)

Rodada4: Mariana (UB Affinity)
Caramba é a mina do Affinity que está 3-0, vai ser tenso. Ela é muito gente boa, o desenvolver do jogo foi bem tranqüilo, mas foi o match mais tenso do campeonato pra mim.

G1: Não lembro direito, mas teve a tradicional Stoneforge e o Lavamante, mas do lado de lá teve o injusto Campeão com Chapinha, que me visitou duas vezes e morri.

G2: Parecido como primeiro, ela deu side-in em Relic que dificultou muito usar o Lavamante, mas consegui contornar usando fetch e brainstorm sempre em resposta da Relic. Sem o campeão do outro lado, ficou mais tranqüilo, faço bichos equipo e bato, hora que ela acha o campeão eu já tenho bicho com evasão e espada pra matar ele.

G3: Ela muliga a 6, sai de land, mox, menito, ornitóptero, signal pest. Eu anulo o Signal Pest. Dou plowshares no ornitóptero pra tirar ela do metal craft e inutilizar a Mox. (talvez tenha sido melhor dar plowshare no menito, já que ele bate, mas fiquei com medo da evasão do ornitóptero). No turno seguinte ela faz outro menito e parte pro beatdown, minha vida foi caindo aos poucos, até que consigo fazer um lavamante que matou uns bichos, mas nessa altura ela tinha feito o Campeão. Consegui fazer uma Gaga que puxou o Batterskull, mas morreria em dois turnos, já que eu não conseguiria ganhar vida com o campeão do outro lado. Topdecko uma espada UR, fiz ela via Gaga e equipei no lavamante (nessa altura tínhamos entrado nos 5 turnos) o jogo estava perdido pra mim, mas apostei num erro dela e bati com o Lavamante e o germ carregando a marreta, se ela blocka certo eu perco, senão eu volto pro jogo. Ela bloqueou errado e eu ganhei os 4 de vida salvadores. Acabou os 5 turnos e o empate teve um gosto de vitória. Na verdade, depois do ataque, eu queria que a gente não estivesse nos 5 turnos, pois eu tinha comprado uma Vendilion que ia ganhar o jogo em dois turnos.

Eu gostei muito desse match, foi bem tenso, e gostei de ter conseguido tirar um empate de uma derrota com as técnicas Jedi.

Resultados: 3-0-1 (7-1)

Rodada5: Maurício (Dredge)
G1: Ganho no dado, começo fazendo Lavamante, ele não fez nada e descartou o Thrull Dredge 4. Faço Gaga, busco, equipo e começamos a correr. Ele não consegue tombar nenhum dregde grande, e fica batendo com Icorídeo sem pontes no grave. Ganho a corrida.

G2: Ele opta por dar draw primeiro, não lembro o que fiz no jogo, mas a marcação de vida dele cai e para no 17. Ele descartou Troll no t1 e tombou Narcos, Icorídeos e 1 Ponte. Não consegui fazer nada relevante tomei firestorm que limpou minha mesa, e fui atropelado por Icorídeos, Zumbis e amebas.

G3: Começo com Lavamante, ele faz land Terapia nomeando Stoneforger, eu tinha uma na mão e a descarto, no meu turno faço Inkmoth Nexus e Stoneforger (Um belo top deck, o Magic às vezes é injusto mesmo!), enquanto ele faz Lands e resolve estudos. Tomei umas Terapias, ele tombou coisas importantes, compro um Tutor branco, busco Relíquia, dou ponder, faço Relíquia e estouro, ele faz Firestorm que tira meus dois bichos, a Gaga tinha colocado a Espada em jogo, nessa altura eu tinha 5 lands, Inkmoth é bicho, equipa e bate. Repeti isso 4 vezes com counter de back up e matei por poison.

Resultados: 4-0-1 (9-2)

Rodada 6: Felipe (não vi o deck, acho que era Affinity)
Eu estava em 3º e ele em 4º, resolvemos dar id, dar uma descansada e conversar com o pessoal.
ID

Resultados: 4-0-2 (9-2-1)

Passei em 5º do suíço.

Top 8 – Koala (Counter-top Bidê Solution)
O mais engraçado é que antes do suíço ele havia falado que a gente se encontraria no top 8, dito e feito.

G1: Muliguei a 6, keepei uma mão razoável, mas sem bicho, logo sem ameaça nenhuma. Ele faz Goyf que eu anulo, busco alguma coisa no cantrip e não vejo nada. Ele faz um segundo Goyf que resolve após trocar counters. Quatro ataques depois eu perco.

G2: Mana vai, ele land go, faço land (Karakas), ele faz Bomba de Catraca que tira meu Snare, eu faço land e uma espada BG, no turno dele ele faz Balance, no meu turno eu faço uma Vendilion, ele dá plowshares em resposta à habilidade, eu volto a Vendilion com a Karakas. Removo uma segunda plowshare (talvez devesse ter tirado a Brainstorm, não sei). Ele fez a Braintorm e arrumou o topo para o Balance. No meu turno eu decido não fazer a Vendilion, pois ele havia manipulado o topo, mas optei por partir pro agro, pois a Vendilion não viu tanta coisa e eu já tinha a espada BG, fiz uma Sower sem ter bicho na mesa e passei. No turno dele faz uma Trygon =[, bad news. No meu turno opto por aproveitar que o 3 tinha saído do topo e tento a Vendilion, ele revela que tinha escondido 2 curvas 3 seguidas, e o pior, era uma Krosan. Nessa hora eu já sabia que a coisa estava bem feia. Ele faz uma Luminarca Ascencion (!), eu faço Lavamante pra impedir que a Ascenion cresça. Ele estourou uma fetch e não pode colocar counter na Ascencion. Eu optei por não bater (acho que um erro, mas na hora pensei diferente) ele bate com a Trygon, e eu blocko, ele dá a Grip e eu perco a espada e a Sower... Ele faz uma segunda Trygon e passa. Eu não consigo voltar pro jogo, ele fez Jace que ficou dando bounce no meu Lavamante e perco pra Trygons, a Luminarca tinha acabado de chegar no 4º counter, mas nem precisou ativá-la...
(Obs: algumas coisas estão fora de ordem no report, não lembro exatamente como foi)
Nesse jogo eu errei na postura de tentar partir pro agro tão cedo, parecia que eu estava na vantagem pelo que vi com a Clique. Na verdade eu deveria ter esperado. Eu não esperava uma segunda curva 3 no topo, senão eu batia equipado, untap e movia o equip. E não bater para trocar a Sower por uma Grip foi um erro, na hora eu pensei que valia a troca, mas não valia.

Foi uma pena o jogo não ter sido bom, eu queria que se fosse pra perder, perder numa partida boa, disputada. Mas acontece.

Eu não treinei o suficiente com o deck, e não tinha jogado nenhum match contra counter-top.


No dia eu achei que o Field estava muito estranho, mas depois vi que foram só os meus parings, pois peguei 3 Affinitys, 1 landstill, 1 Spiral Tide e 1 Dregde. Mas eram bons players e 3 oponentes entraram no top 8.

Eu me arrependi por não ter colocado nenhum hate contra artefatos no side. Mas tirando isso gostei do deck, preciso treinar mais com ele e testá-lo contra outros decks. Mas provavelmente num próximo eu mude novamente de deck. rs

Enfim, o champ foi muito bom, parabéns aos dois que chegaram à final, para a organização que fez um excelente campeonato. Espero que tenha outros como esse no futuro e que mais pessoas participem depois de ver como esse foi legal.

Props:
Para os Jublays que ajudaram no treino de 5ª e a fechar o deck.
Para o Presunto que levou a galera e levou rango.
Para o Markinhus pq ele é o cara.
Para o Carlinhos que foi pela companhia e nem jogou.
Para o Kakaroto que emprestou muitas coisas importantes (Gagas, Batterskull, Karakas, todas as espadas novas, e eu usei apenas a BG...)
Para a organização que foi bem legal
Pro Koala que marcou o compromisso de se encontrar no top 8 e cumpriu
Para a Box lacrada de Twix que os Jublays compraram!

Slops:
Pro Koala que me tirou do top 8 e depois perdeu.
Pros 3 boosters de consolação que eu abri, a coisa melhor e mais cara que saiu foi um Dismember....
Pro Carlinhos e pro Presunto por peidarem o caminho inteiro na ida e na volta!

Valeu galera
Até o próximo.

Ivan “Chita”


Edits: adicionando e corrigindo detalhes nos matchs.

Editada em: 21-06-11 19:58:44 por Ivanchita.

Editada em: 21-06-11 20:31:31 por Ivanchita.

Editada em: 22-06-11 00:50:15 por Ivanchita.

Editada em: 22-06-11 11:55:20 por Ivanchita.
 
kouks

Anjo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2972
Registro: 18/12/06

Postado em: 21/06/11 18:14
Quando eu olhei o título do tópico, a primeira reação que eu tive foi "HE HE HE".

:)

:(




 
Mojeh

Mago
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2255
Registro: 08/08/07

Postado em: 21/06/11 19:03
Parabéns pelo resultado cara.
Foi bem legal te conhecer, como todos os players que joguei, foi muito gente boa.
Eu errei em não esperar vc animar o nexo pra jogar Firestorm, mas acho que com 2 bixos já atacando, não fazia muito sentido vc querer me bater de infect. De qualquer forma, agente aprende com os erros.
 
Ivanchita

Esquilo
0 Referências
Posts: 245
Registro: 23/05/08

Postado em: 21/06/11 19:34
@Mojeh: Na verdade se você guarda o Firestorm, eu ia equipar a Fire and Ice no Lavamante, você iria responder com o firestorm, e eu ainda teria a land, mas talvez você teria um turno a mais. Não lembro se o draw seguinte já tenha sido o Pierce.

E eu lembrei de um detalhe que vou editar no report: No G3 vc saiu de Terapia pra Gaga, e eu descartei uma, mas no meu draw seguinte comprei outra. Meio injusto né.

@Koala: Vai ter volta.
 
Mojeh

Mago
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2255
Registro: 08/08/07

Postado em: 21/06/11 20:13

Ah, é verdade xD
Mas mesmo assim, pelo jeito vc errou bem menos que eu, e mereceu ganhar.

 
ScatmanX

Esquilo
0 Referências
Posts: 792
Registro: 26/12/04

Postado em: 22/06/11 10:33
Mandou bem Ivan!
Proxima vez não vai ser mole assim ganhar de mim não!