Home Cards of Paradise
 Home > Fórum > Discussão de Magic > [ISD] Regras de cards dupla face
[ISD] Regras de cards dupla face
1
2
3
>
»
 [ISD] Regras de cards dupla face
VIP STAFF Teddy_Bear_X

Demônio
2 referências (100.00% positivas)
Posts: 18045
Registro: 07/09/07
Indaiatuba - SP

Postado em: 28/08/11 01:21
Informações retiradas do artigo de explicação dessa mecânica divulgado hoje no daily.mtg - Regras de cards dupla face

- - - - -


Esta página explica detalhadamente como funcionam os cards dupla face. Portanto, repete as informações básicas do Artigo sobre as mecânicas de Innistrad. Se estiver interessado apenas nos conceitos básicos, consulte o artigo sobre as mecânicas.

Há bilhões de cards de Magic impressos e, até o momento, todos tinham uma coisa em comum: o reverso do card. Bem, não é mais assim. Innistrad traz, pela primeira vez, cards dupla face para o Magic.



Este artigo explica passo a passo como os cards dupla face funcionam. As informações apresentadas aqui não são exaustivas e podem ser expandidas ou substituídas por atualizações às Regras Abrangentes e às Regras de Torneio com o lançamento de Innistrad. Se este artigo não solucionar suas dúvidas, provavelmente elas serão abordadas nesses documentos ou nas Dúvidas Frequentes de Innistrad.

Visão geral dos cards dupla face

Um card dupla face tem duas faces. Ele não possui o lado reverso normal de um card de Magic. Sua face frontal, que possui um símbolo de sol e um custo de mana, é a face padrão. O card dupla face sempre entra no campo de batalha com sua face frontal voltada para cima. Isso é válido quer ele entre no campo de batalha a partir da pilha como resultado de ter sido conjurado ou de qualquer outro local, como o seu cemitério (devido a um card como Zumbificar, por exemplo).

O reverso de um card dupla face possui um símbolo de lua, não possui custo de mana e possui um indicador de cor - o ponto em sua linha de tipo - que diz de que cor ele é. As duas faces de um card dupla face geralmente são da mesma cor, mas nem sempre. As características do reverso importam somente se o card está no campo de batalha e seu reverso está sendo exibido. Do contrário, apenas as características da face frontal contam. (Por exemplo, o custo de mana convertido de Pastor de Gatstaf quando ele está no seu deck é 2, não zero.)

Cada card dupla face tem ao menos uma habilidade que faz com que ele se transforme. Para transformar um card dupla face, você o vira de forma que sua outra face seja exibida.

Como inserir os cards dupla face no seu deck

Para inserir um card dupla face no seu deck, você tem duas opções: colocar todo o seu deck em protetores para cards opacos, como muitos jogadores já fazem, ou usar o card curinga que acompanha diversos boosters de Innistrad.

Se optar pelos protetores, o processo é muito simples. Basta colocar o card dupla face no protetor com sua face frontal voltada para cima e tirá-lo do protetor quando o transformar. (Colocá-lo de volta é opcional, ao menos até ele deixar o campo de batalha.)

O card curinga possui o reverso regular de Magic e tem a seguinte aparência na frente:



Para usar o card curinga, coloque seu card dupla face de lado e marque no card curinga o nome do card dupla face que ele representa. Certifique-se de que a marca feita no card curinga não possa ser vista pelo reverso do card e marque apenas um nome de card dupla face em cada card curinga.

Apenas os cards curinga oficiais podem ser usados no lugar dos cards dupla face de um deck. Se usar um card curinga para representar um dos cards dupla face no seu deck, você deverá usar cards curinga para representar todos eles.

O card curinga será usado a qualquer momento em que seja importante manter a identidade do seu card secreta - ou seja, quando ele estiver no seu grimório, na sua mão ou for exilado com a face voltada para baixo. O card dupla face será usado novamente quando ele estiver na pilha, no campo de batalha, no cemitério ou for exilado com a face voltada para cima.

Sempre que o card dupla face estiver visível - seja por estar numa zona pública ou por ter sido revelado (digamos, por Telepatia), ou porque um jogador está olhando para ele devido a um efeito (digamos, Coerção) - os jogadores que puderem vê-lo poderão ver ambas as faces. Qualquer jogador que puder olhar para um card curinga numa zona escondida poderá olhar o card dupla face que ele representa.

Como fazer draft com cards dupla face

Devido a sua natureza única, os cards dupla face funcionam de modo diferente no Booster Draft.

Durante um booster draft, os cards dupla face são considerados como informação aberta e os jogadores não podem ser penalizados pela sua divulgação nem obrigados a escondê-la. Os jogadores podem revelar qualquer uma das faces de um card dupla face aos outros participantes do booster draft. O jogador pode tomar precauções para esconder a identidade de um card dupla face se desejar, mas isso não é obrigatório. Entretanto, os jogadores devem continuar sentados durante o draft.

Como sempre, as faces dos cards de face única de Magicnão são uma informação aberta, portanto, revelar sua identidade ou simplesmente tentar descobri-la é ato passível de punição.

A partir do lançamento de Innistrad, os jogadores podem colocar os cards recém-selecionados no booster draft em qualquer parte do monte de cards selecionados. Isso é válido para todos os cards, não apenas para os cards dupla face ou nos drafts que incluem cards dupla face. Se desejar, o jogador pode começar seu monte de cards selecionados por draft com um terreno básico ou um card curinga e colocar os cards dupla face selecionados sob esses.

A transformação

Depois que um card dupla face é transformado, ele continua sendo o mesmo card, portanto, quaisquer Auras, marcadores ou outros efeitos permanecem no mesmo lugar (a menos que as características do card dupla face tenham mudado de um modo que não permita que ele seja encantado por uma Aura).

A palavra "transformar" aplica-se independentemente da face que está sendo exibida. Em outras palavras, Pastor de Gatstaf pode se transformar em Uivador de Gatstaf, e depois Uivador de Gatstaf pode se transformar em Pastor de Gatstaf.

Embora a ação física seja a mesma, transformar não é a mesma coisa que ser virado com a face voltada para baixo. Isso significa que um card dupla face que se transforma não desencadeia Bolha Vidrada, por exemplo. Os cards dupla face estão sempre com sua face voltada para cima; eles jamais estão com sua face voltada para baixo. Se um efeito (digamos, Ixidron) tentar virar para baixo a face de um card dupla face, nada acontecerá.

Se qualquer card ou ficha que não seja um card dupla face for instruído a transformar-se, nada acontecerá. Ele não terá sua face voltada para baixo.

Todos os Lobisomens de Innistrad possuem as mesmas condições de transformação que Pastor de Gatstaf e Uivador de Gatstaf. Como haverá Lobisomens entrando no campo de batalha em momentos diferentes, é possível que haja uma combinação de Lobisomens com a face frontal para cima e Lobisomens com a face reversa para cima no campo de batalha a todo momento.

Nem todo os cards dupla face são Lobisomens, e nem todos os cards dupla face se transformam em ambas as direções.




Os cards dupla face e os efeitos de cópia

Algumas das interações mais complicadas envolvendo cards dupla face ocorrem com efeitos de cópia, como Clone e Espelho Prolífero.



Se um efeito copia um card dupla face, ele copia as características da face exibida naquele momento. Ele não copia as características da outra face.

Os únicos objetos que podem se transformar são os cards que possuem duas faces físicas. Se uma ficha ou um card com um reverso regular de Magic é instruído a transformar-se, nada acontece. Mesmo se uma ficha ou um card que não seja dupla face for uma cópia de uma face de um card dupla face, ele não poderá se transformar.

Se um card dupla face se torna uma cópia de outra coisa, os valores copiados substituirão suas características enquanto o efeito de cópia durar, mesmo se o card dupla face se transformar. Se um card dupla face que está copiando outra coisa for instruído a transformar-se, ele fará isso porque o card físico tem duas faces, mas as suas características continuarão sendo as do que estiver copiando. O mesmo é válido se o objeto que ele está copiando for uma face de um card dupla face.

Editada em: 28-08-11 01:26:00 por Teddy_Bear_X.

CRIAÇÃO DE BANNERS E ANÚNCIOS PARA LOJAS DE MAGIC!

Imagens para o seu Bazar de Bagdá, página do Facebook
e até mesmo para seu site! Entre em contato!
 
Scoppio

Lenda
0 referências
Posts: 11285
Registro: 15/09/03
São José dos Campos - SP

Postado em: 28/08/11 01:27
Conseguiram fazer a habilidade simples e inovadora, vão pra puta que pariu, gostei DEMAIS!!!
 
VIP STAFF Kami

Fênix
58 referências (100.00% positivas)
Posts: 5861
Registro: 17/03/06
São Paulo - SP

Postado em: 28/08/11 01:38
Já eu, odiei =/

TERCEITRA TERRA - o melhor portal de podcasts sobre RPG e games deste lado da galaxia

Aproveite e dê uma passada no GODMODE e no GAMEBANG, dois podcast fodásticos sobre o mundo dos games

 
Scoppio

Lenda
0 referências
Posts: 11285
Registro: 15/09/03
São José dos Campos - SP

Postado em: 28/08/11 01:40
Olha pelo lado bom Kami, pelo menos não ta como o Teddy, que estava odiando a habilidade que ele inventou na mente dele do que poderia ser a habilidade real :D
 
Bandol

Rebelde
0 referências
Posts: 4627
Registro: 26/11/03
Brasília - DF

Postado em: 28/08/11 01:42
A mecânica mais ousada da história do magic.

Achei legal, e acho que esse tipo de experimento faz parte do desenvolvimento do jogo, ajuda a delimitar o que funciona ou não, ou o que é divertido o não.

Mas sinceramente, eu espero que nenhum dessas cartas dupla face vejam a luz do consructed fora do período que passarem no T2, ainda não consigo deixar de olhar essas cartas como abominações, e embora elas funcionem maravilhosamente bem no MOL, o mesmo não vale para o paper magic, aonde o player tem que ficar tirando carta do shield e trocando de lado.



 
Takuma

Dragão
12 referências (100.00% positivas)
Posts: 1469
Registro: 23/08/04
Santa Maria - RS

Postado em: 28/08/11 01:47
eu curti. e gostei do power lvl das cartas tb
 
VIP STAFF Teddy_Bear_X

Demônio
2 referências (100.00% positivas)
Posts: 18045
Registro: 07/09/07
Indaiatuba - SP

Postado em: 28/08/11 01:51

Quando eu vi um user postando essa ideia de double-face na salvation eu tive vontade de matar o cara e de xingar ele de retardado... to quase indo pedir desculpas pra ele apesar de nem ter comentado no topico...

Assim, a primeira vista parecia algo extremamente retardado e non-sense. Olhando agora com essa proxy parece algo mais normal. Eu duvido que eu vã draftar em um GP ou algo do tipo pra entrar em player-rage por isso, mas imagino como deve ser chato.

A mecanica não me agradou, independente de ser um sucesso ou não. Não gostei, fim. Agora é esperar pra ver...

Um problema nisso é que a wizards quer sempre fazer algo intuitivo e facil de entender principalmente para jogadores novos. Imagina um garoto que começa a jogar magic em Innistrad? Acho que seria muito pra cabeça dele :/

CRIAÇÃO DE BANNERS E ANÚNCIOS PARA LOJAS DE MAGIC!

Imagens para o seu Bazar de Bagdá, página do Facebook
e até mesmo para seu site! Entre em contato!
 
DarthMouth

Esquilo
0 referências
Posts: 1782
Registro: 13/09/05
Belo Horizonte - MG

Postado em: 28/08/11 01:53
se me perguntassem mês passado, acharia mais provavel uma sexta cor do que cartas dupla-face..


agora não duvido de nada..


isso é bom, não deia o jogo na mesmice..

Não se se vai criar mais mimimi que na época da mudança das regras de m10, que o apocalipse do Magic foi declarado por inumeros Nostradamus-Genericus por ai.. Os PWs tiveram bastante nerd-rage tbm..

eu acho fora de mão.. se vc tem a carta nos sleeves, e ficar na duvida em um jogo, vc terá que dsar informação para "checar" o verso, até mesmo se o fizer com outra carta fora do deck.. vai que acontece que vc esqueceu de desvirar pós game 1 e compra a carta.. vai ter que jogar de cabeça ou passar info para o oponente e desvirar.. não que seja dificil.. acho que vai se questão de costume
 
kokaum

Esquilo
0 referências
Posts: 22
Registro: 18/12/10
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 28/08/11 01:57
magic cada dia mais tosco
 
VIP STAFF Teddy_Bear_X

Demônio
2 referências (100.00% positivas)
Posts: 18045
Registro: 07/09/07
Indaiatuba - SP

Postado em: 28/08/11 01:59
Melhor comentário sobre isso:

@mtgaaron: Ahhh... Feels like the days of the M10 rules changes, watching everyone buy a one-way ticket to Freakoutsville.

CRIAÇÃO DE BANNERS E ANÚNCIOS PARA LOJAS DE MAGIC!

Imagens para o seu Bazar de Bagdá, página do Facebook
e até mesmo para seu site! Entre em contato!
 
kokaum

Esquilo
0 referências
Posts: 22
Registro: 18/12/10
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 28/08/11 02:02
magic entrando na modinha de crepúsculo
 
PedroB

Demônio
2 referências (100.00% positivas)
Posts: 835
Registro: 23/10/10
Formiga - MG

Postado em: 28/08/11 02:07
Aff que coisa idiota =/
 
VIP STAFF MBC

Assassino
3 referências (100.00% positivas)
Posts: 23820
Registro: 14/06/03
São Paulo - SP

Postado em: 28/08/11 02:10

É só pedir para falar com um juiz em separado e perguntar o que sua carta faz.
Eu também não gostei da ideia e achei uma cópia descarada de WoW (é WoW que tem isso, né?), mas fazer o que.

addbuddy Sayid_the_Lost
@sayid_the_lost (twitter)
Felipe Madeira Alberto



 
master-blaster

Esquilo
17 referências (100.00% positivas)
Posts: 2177
Registro: 12/03/08
São João Del Rei - MG

Postado em: 28/08/11 02:13
legal mais acho q só vai jogar em t2 e pauper depois....olha aí os novos espíritos e arcanas na pasta....
 
VIP STAFF Kami

Fênix
58 referências (100.00% positivas)
Posts: 5861
Registro: 17/03/06
São Paulo - SP

Postado em: 28/08/11 02:14
O engraçado é que eles já tinham resolvido esse problema uma vez:





Obviamente teria que refinar, poderiam simplificar a mecanica para economizar texto (por ora, entenda transformar = flipar).

De qualquer forma, voltando esse modelo de carta, acho que ficaria menos... bagunçado ou apelativo do que essas cartas dupla face, que são muito bizarras e tendem a bagunçar geral.

Editada em: 28-08-11 02:24:10 por Kami.
(.)

TERCEITRA TERRA - o melhor portal de podcasts sobre RPG e games deste lado da galaxia

Aproveite e dê uma passada no GODMODE e no GAMEBANG, dois podcast fodásticos sobre o mundo dos games

 
gustavo_maragato

Guerreiro
106 referências (100.00% positivas)
Posts: 2681
Registro: 13/11/07
São Leopoldo - RS

Postado em: 28/08/11 02:37
TIRAR DO PROTECTOR?????????????
O cara só pode ter comido criança qdo era cocô!
 
jaymozila

Cavaleiro
35 referências (100.00% positivas)
Posts: 559
Registro: 10/10/05
Três Marias - MG

Postado em: 28/08/11 02:40
Alguem reparou no Garruk Implacavel? Será q ele transforma em q?
 
Potira

Ancião
0 referências
Posts: 8053
Registro: 27/01/06
São Paulo - SP

Postado em: 28/08/11 02:48
Filhos da puta.
 
verydanger_sc

Esquilo
0 referências
Posts: 29
Registro: 19/10/06
Ribeirão Preto - SP

Postado em: 28/08/11 02:51
Eu achei completamente desnecessario introduzir essa mecanica, girar o card seria muito melhor. Nao sei quem foi o genio q aprovou isso, mas se eles continuarem tentando com essa vontade toda, vao conseguir estragar o magic de vez. Agora vamos ter que ficar virando carta no shield, ou rabiscar uma carta de magic pra jogar. Sensacional.
 
Sligh

Esquilo
0 referências
Posts: 331
Registro: 18/05/08
Niterói - RJ

Postado em: 28/08/11 03:08
Ousado, inteligente, interessante. Nota 11! E todo mundo usa shield mesmo, então...

PS: Aposto que o Garruk Implacável é o tal planinalta com "6 habilidades", o que inclusive combina com a história dele ter sido amaldiçoado pela Liliana. Também aposto que ele é verde de um lado e preto do outro. E cada lado tem 3 habilidades...
 
1
2
3
>
»




UG Card Shop




 
UG Card Shop
Ligamagic | Home
@ Copyrighted por Wizards of the Coast Inc.   |   Política de Privacidade   |   Aviso Legal   |   Condições de uso
Ligamagic | Youtube   Ligamagic | Facebook   Ligamagic | Twitter