Load or Cast
destruicao em massa e efeitos de cards envolvidos
 destruicao em massa e efeitos de cards envolvidos
james_gyn

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 30/04/08

Postado em: 04/06/12 16:38
galera to com uma dúvida em relação a destruição de criatura com efeito global. Supondo que temos o Diregraf Captain em jogo junto a outros 3 zumbis, se eh lançado um dia do julgamento, o efeito do dano do Capitão não eh ativado? E se no lugar do Capitão tivermos o Artista do Sangue que causa dano ate msm quando ele morre???

PS: essa duvida nao e minha, mas me ajudariam caso a respondessem de forma clara e tecnica!
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 04/06/12 17:00
EXPLICAÇÃO CLARA:
Se um Diregraf Captain + 3 zumbis morrerem devido um Dia do Julgamento vc fará com q o oponente perca 3 pontos de vida (a habilidade desencadeia para os outros zumbis mas não desencadeia para o próprio Diregraf Captain).

Se um Artista do Sangue + 3 criaturas morrerem devido um Dia do Julgamento a habilidade vai desencadear aquela quantidade de vezes fazendo com q o oponente perca 4 pontos de vida e vc ganhe 4 pontos de vida (a habilidade desencadeia para as outras criaturas e para o próprio Artista de Sangue)

EXPLICAÇÃO TÉCNICA:
Existe uma regra que rege esse comportamento. Vou fazer uma tradução da regra q trata dessa situação:

603.6d
Normalmente, o jogo checa a existência de um objeto quando um evento desencadeador é verificado. O jogo tem q fazer isso pq precisa verificar as condições dos objetos nesse momento. Isso é fácil de ser confirmado quando o efeito desencadeador é contínuo, mas algumas habilidades desencadeadas precisam ser tratadas de forma especial pois o objeto com a habilidade pode não estar mais em jogo e pode ter mudado de zona ou controlador. Quando isso acontece o jogo tem q "olhar pra trás" pra determinar se a habilidade desencadeou.

Habilidades que desencadeiam quando objetos deixam o campo de batalha, habilidades que desencadeiam quando uma permanente sai de fase, habilidades que desencadeiam quando um objeto que todos jogadores podem ver é colocado na mão ou grimório, habilidades q desencadeiam quando um objeto é desanexado, habilidades que desencadeiam quando um jogador perde o controle de algum objeto vão desencadear baseadas na sua existência levando em conta o estado desse objeto antes do evento desencadeador.

Exemplo:
Duas criaturas estão no campo de batalha com um artefato que tem a habilidade "toda vez que uma criatura morre, vc ganha 1 ponto de vida." (como uma Soul Net). Alguém joga uma mágica que destrói todas as criaturas, encantamentos e artefatos (como uma Vingança de Akroma). A habilidade desse artefato vai desencadear duas vezes, mesmo que ele seja colocado no cemitério do seu dono ao mesmo tempo que as criaturas.


Comprehensive Rules - 603. Handling Triggered Abilities
603.6d
Normally, objects that exist immediately after an event are checked to see if the event matched any trigger conditions. Continuous effects that exist at that time are used to determine what the trigger conditions are and what the objects involved in the event look like. However, some triggered abilities must be treated specially because the object with the ability may no longer be on the battlefield, may have moved to a hand or library, or may no longer be controlled by the appropriate player. The game has to "look back in time" to determine if these abilities trigger.

Leaves-the-battlefield abilities, abilities that trigger when a permanent phases out, abilities that trigger when an object that all players can see is put into a hand or library, abilities that trigger specifically when an object becomes unattached, abilities that trigger when a player loses control of an object, and abilities that trigger when a player planeswalks away from a plane will trigger based on their existence, and the appearance of objects, prior to the event rather than afterward.

Example:
Two creatures are on the battlefield along with an artifact that has the ability "Whenever a creature is put into a graveyard from the battlefield, you gain 1 life." Someone plays a spell that destroys all artifacts, creatures, and enchantments. The artifact's ability triggers twice, even though the artifact goes to its owner's graveyard at the same time as the creatures.


Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules