[MUL] Karador, the Aggro/Control Toolbox
 [MUL] Karador, the Aggro/Control Toolbox
julioceliao

Lhurgoyf
0 Referências
Posts: 7820
Registro: 16/09/10
Palmital - SP

Postado em: 02/09/12 11:10
Resolvi compartilhar minha lista de Karador. Primeiro, ela não é uma lista convencional, ela possui ao todo 41 criaturas (as de ramp, as normais e gideon jura).

A idéia do deck é deixar o general em segundo plano e gerar interações entre as próprias criaturas, fazendo os efeitos delas (que já geram vantagem de 2x1 em cima de cards normais) geraram 2x, 3x, 4x, vantagem, até a derrota do oponente.

A idéia desse deck é um rompimento total com o pensamento binário (leia meu artigo sobre política no blog) dos formatos tradicionais e também do pensamento comum do Commander (no qual deve-se dar suporte, pensar nas variadas ocorrências comumente destinando slots do deck para cards não-criaturas que resolvam seus problemas).

Em resumo, o deck tem todas as respostas que um deck de commander possa desejar usando de 41 criaturas.

Indagações naturais que eu fiz e vocês vão fazer:

Em vista de tantas criaturas o deck:

1) Tem resposta para tudo?

Sim. O deck tem mecanismos de remoção, de ganho de vida e pela quantidade exagerada de criaturas é altamente defensivo, realizando uma defesa com muitas criaturas em comparação com os decks tradicionais de CMD que tem no máximo 25 criaturas em sua construção.

2) É estável? Se sim, como?

Sim, é estável. A estabilidade pode ser adquirida de duas formas. A primeira conta com o pacote de tutores: fauna shaman, survival of the fittest, birthing pod e os diversos tutores pretos (dentre eles uma criatura) que normalmente acham um dos cards e começa sua alegria.

O deck, como vocês vão ver, com exceção de riftsweeper, saffi (drops de 2 manas) e mother of runes (drop 1 mana) é basicamente composto por cards de criaturas de 3, 4, 5, 6, 7 e 8 manas, fazendo o ramp com birthing pod não só possível, mas eficiente mesmo em partidas demoradas.

A segunda forma de estabilidade está entre as interações loucas que as criaturas sofrem entre si, exemplo de eternal whitness que já gera vantagem 2x1 cards e pode ser re-colocada no jogo por mikaeus, sun titan, karador, etc.

3) É necessário proteger suas criaturas?

Não, elas se protegem sozinhas. Como os cards ficam indo para o cemitério e voltando, graças às trocentas criaturas/efeitos que fazem isso, não há necessidade.

4) Combos:

Como eu disse antes, a idéia não gerar ciclos infinitos, mas às vezes acontecem, eles não vão causar a morte dos oponentes (não vá ficar gerando ciclos em cima de anjo do desespero, pela amor*). A idéia é gerar pequenos ciclos, entretanto, já aconteceu de acontecerem ciclos grandes, vou analisar logo abaixo, use com moderação.

Olha, não tem como listar todas as interações possíveis até porque, creio que ficaria escrevendo umas 10 páginas, vão olhando e pensando, vou citar certos combos, um deles infinito de draw que percebi enquanto jogava:

a) Mikaeus + ghave + (insira aqui uma criatura que entra e faz um efeito) = use a habilidade de matar uma criatura do ghave na criatura X, exemplo, sun titan, ele vai para o cemitério, volta com um marcador +1/+1 do mikaeus, entra faz o efeito volta uma permanente custo 3 menos pra jogo, daí você remove o marcador dele com a outra habilidade do ghave, deixando ele sem marcadores, daí repete em quantas manas você tiver livre. Resumo: a cada duas manas você repete o efeito da criatura selecionada.

b) Esse eu pirei quando vi: Sun titan + saffi + bem maior = draw infinito + living death do deck = todo mundo morto se não tiver resposta "e aqui vale lembrar que jogar com prevenção de dano, counters são práticas comuns no CMD, deve-se jogar com eles, devido à jogadas como essas que ocorrem normalmente em decks que usam cemitério, insira aqui os nomes: Kresh, mimeoplasm, scion, bruna, etc...).

Em resumo: sacrifique o sun titan (bem maior, compre 6, descarte 3), sacrifique a saffi para salvar o titan, volte a saffi com o titan = comprou 6, descartou 3, repita até achar living death = game over. É um combo de 3 cards, o dano pode ser previnido, como de costume, e living death anulado, logo justo.

----

Enfim, esses são os dois maiores combos que acontecem, de resto, são só ciclos que geram vantagem ao cubo exemplo: whitness (busco um card do grave, a vantagem é 2x1, já que ela é blocker)+ restoration angel, volto whitness 3x1 + pod = 4x1, busco barreira (ganhar life, 5x1), etc.

Sensei´s diving top + oráculo de mul daya = ramp maldito aduhssuahud.

E por aí vai povo. Estou aberto à sugestões =).

----

Criaturas-resposta:

Basicamente elas: matam, não deixam você morrer, te dão life, buscam lands, buscam cards do cemitério, não deixam criaturas morrerem, matam brutalmente (behemoth eu falo de você bicho lindo) e por aí vai.

---

Enfim, a lista:

Criaturas (38)

Karador, ghost chieftain
Saffi Erikdotter
Primeval Titan
anjo da restauração
rune-scarred demon
mikaeus, the unhallowed
fauna shaman
duplicant
sheoldred, whispering one
vish kal, blood arbitrer
mitotic slime
visara the dreadful
ghave, guru of sphores
acidic slime
espículo tecelão
guia cármico
eternal whitness
mother of runes
daunteless escort
harvester of souls
micoloth
vingador de zendikar
vorme vestusto
brooding suarian
fleshbag marauder
hornet queen
dread
kamahl, fist of krosa
wall of reverence
sun titan
woodfall primus
caçador de grandes presas
riftsweeper
craterhoof behemoth
angel of despair
grave titan
vengeful pharaoh
fierce empath


Não-criaturas (16)

gideon jura
pernicious deed
birthing pod
living death
diabolic revelation
survival of the fittest
Garruk Relentless
liliana vess
lightning greaves
cripta de tormod
diabolic tutor
ajani, caller of pride
bem maior
lurking predators
sensei´s divining top
oblivion stone


ramp (8)

garruk wildspeaker
ranger´s path
simulacro solene
oráculo de mul daya
sol ring
vegetação explosiva
cultivate
farhaven elf

lands (38)

Só vou citar os de utilidade, os outros vai do gosto e do bolso (caso tenha dúvida tem um tópico meu com a listagem dos lands para commander, jogue no google julioceliao guia land e seja feliz :P.

Sejiri Steppe
refúgio kor
strip mine
fortaleza de volrath
Pântano de Bojuka
 
VIP OURO SilverGreen

Ancião
7 Referências (71.43% positivas)
Posts: 13525
Registro: 02/12/03
Macaé - RJ

Postado em: 09/09/12 13:11

Nossa julioceliao, entrei no tópico todo animado pra ver essa tal lista de toolbox com Karador, mas parei de ler no terceiro parágrafo... O texto tá muito longo e cansativo, dá uma suavizada nisso aí. :p

"Deve-se disponibilizar o suporte tendo em vista as variadas ocorrências do pensamento binário, destinando recursos lineares e relevantes inerentes à globalização do conceito teórico da dissuasão antropocêntica de blah blah bloh blih blih blih bluh bluh blah..." não dá, né?

Four little goblins, trapped by the sea. One teased a serpent, and then there were three.

Three little goblins, enjoying their brew. One bumped an ogre, and then there were two.

Two little goblins, out in the sun. Down came a griffin, and then there was one.

One little goblin shook up the ground. When the dust cleared, no one was found.


Meu Puca:
http://migre.me/vapvs

 
ram93

Raposa
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 468
Registro: 20/12/10
Santo André - SP

Postado em: 09/09/12 13:24
poxa eras so ter abaixado a pagian e ver o deck list se vc so queria ver isso
 
VIP OURO SilverGreen

Ancião
7 Referências (71.43% positivas)
Posts: 13525
Registro: 02/12/03
Macaé - RJ

Postado em: 09/09/12 13:40

Não tô reclamando não, tô falando até em tom de brincadeira, mas é só uma dica mesmo. Eu não gosto de ver só as listas, gosto de ver as apresentações que as pessoas fazem dos seus decks também. Eu gosto bastante dos decks dele, acho todos muito bem pensados, montados e explicados. Acho que os decks fazem sentido, têm um bom planejamento, e são carinhosamente testados, e eu acho tudo isso muito agradável de ler em um tópico.

Mas que esse texto aqui tá chato pra cacete, tá! XD

Four little goblins, trapped by the sea. One teased a serpent, and then there were three.

Three little goblins, enjoying their brew. One bumped an ogre, and then there were two.

Two little goblins, out in the sun. Down came a griffin, and then there was one.

One little goblin shook up the ground. When the dust cleared, no one was found.


Meu Puca:
http://migre.me/vapvs