Faraway - Jogos e Desafios
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[Competitivo] - High Tide
 [Competitivo] - High Tide
Felipe-Alheiro

Esquilo
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Registro: 05/10/09

Postado em: 29/10/12 08:04
Legacy - Avaliação sobre o deck High Tide
por Felipe
Atualização - 29/10/2012
Versão - 1.0
Ultima edição - Return to Ravnica
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+Introdução

Muitos jogadores casuais de Magic gostam de um estilo específico de jogo e se esquecem da ampla variedade de opções que o magic fornece. Entre esses estilos específicos encontra-se o dos decks que preferem não usar criaturas, somente magicas para interagir com o jogo. O High Tide é uma das escolhas mais comuns neste sentido.
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+O Deck

High Tide é um deck de combo. Ele parte do princípio que, usando os vários truques que o AZUL permite, você manipulará sua mão nos primeiros turnos de jogo para alcançar uma condição de combo e entre os turnos 3 e 6 você começará uma sequência de mágicas que forçará o oponente a comprar ou descartar seu próprio deck.

O deck é composto quase que totalmente por mágicas de custo baixo que permitem efeitos de manipulação do topo do baralho e mantém sua mão cheia fazendo-o comprar cards. As mágicas que não são de manipulação ou são magicas de compra,ou counters, ou efeitos de desvirar/virar terrenos, ou tutores.

O deck não faz uso de criaturas, salvo em algumas listas rogues o snapcaster mage.

Em resumo, vc manipula sua mão, atinge a condição de combo e ganha.

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+Vantagens

- Sinergia (todas as cartas do deck são um pedaço do combo).
- Inutiliza cards dos oponentes: No Legacy, que usa muitas remoções de permantentes, o fato do high tide só possuir permanente do tipo terreno torna um grande número de mágicas na mão dos oponentes cartas mortas ao longo da partida.
- Não toma Wasteland.
- Não possui problemas com a base de mana pois é monocolorido necessitando de menos terrenos que outros decks.
- Velocidade Alta(Mata entre os turnos 4 e 6).
- Barato e fácil de montar (400R$ devem montar um high tide sem force of will).
- Grande quantidade de Manipulações de topo de deck.
- Counters.
- Sideboard contra quase tudo e tutoravel no meio da partida.
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+Desvantagens

- Vulnerabilidade a Descarte (Você precisa de 6 ou mais cartas na mão. Qualquer descarte costuma ser o fim pra quem joga de High tide).
- Falta de proteção (O deck não tem nenhuma proteção contra ataque de criaturas, logo tem que ganhar antes do oponente te matar na RUSH).
- É entediante pra quem enfrenta, as partidas demoram

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+Pontos Fracos:

Nos cenário competitivos atuais (até 2012), o High Tide tem tido alguns problemas ao enfrentar o Marverick enfrentando outros decks competitivos de igual pra igual. No aspecto controle, cards que travam mesa rápidamente também podem arruinar a estratégia.

Cards Anti High Tide:

- Qualquer descarte.
- Thalia, guardian of the thraben.
- Espinho de Ametista.
- Trinesfera.
- Golem de Ametista.
- Counterbalance.
- Qualquer card que reembaralha o cemitério no grimório quando é descartada do deck.
- Leyline of Sanctity.
- Chalice of Void.
- Bicho grande + Reanimate =Iona, shield of Emeria.
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+O deck
Existem 3 versões do Deck
Spring Tide - Não usa Time Spiral.
Spiral Tide - Usa Time Spiral.
Solidarity - Só usa mágicas instantâneas.

--Esqueleto------------
+Instantanea:
High Tide
Brainstorm
Meditar
Congelamento Cerebral
Reviravolta
Desejo Astuto

+Terreno:
Ilha

--CARDS------
Nível - Nota
(1)Regular;(2)Bom;(3)Muito Bom
(S)sideboard;
--------------------
CARDS
===================
Nível 3
-------------------
Instants

High Tide = Isso dá nome ao deck...Permite vc iniciar o combo e fazer os vários efeitos de desvirar e abusos de mecânica

Brainstorm = a melhor manipulação de custo 1.

Desejo Astuto = Buscar uma instant fora de jogo abre margem a diversos tipos de resposta na hora da necessidade, além de poder buscar uma condição de vitória na hora exata.

Impulso = Durante alguns anos foi a melhor carta de busca azul. Hoje ainda vê jogo no High Tide.

Zenite do Sol Azul = Condição de Vitória Principal.

Reviravolta = Carta versátil e uma das peças chaves do combo. Pode tanto te salvar dum ataque letal como ganhar o jogo.

Congelamento Cerebral = Condição de Vitória Secundária.

Três Desejos = A mecânica de 3 desejos com Time Spiral dispensa apresentações.


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Feitiços
Ponder = A segunda melhor manipulação de custo 1.

Preordain = Empatado com Ponder como segunda melho manipulação de custo 1.

Espiral Temeporal = Uma das cartas mais injustas já feitas. Acha seu lar perfeitamente neste deck onde faz o efeito de untap e te dá uma mão novinha.


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Nível 2
Instant
Peek = Quando você não pode usar ponder ou pre ordain o peek é a escolha natural, ainda permite ver a mão do oponente.

Force of Will = Necessária em muitos decks, mas aqui ela protege vc bem antes do combo. Existem opções que interagem melhor com o deck.



Continua...



Editada em: 29-10-12 08:20:30 por Felipe-Alheiro.

Editada em: 29-10-12 08:21:30 por Felipe-Alheiro.
 
nordico

Esquilo
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Postado em: 05/11/12 13:59
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
Clique aqui para ver o motivo dele estar nesta lista.

jogo com o deck a mais de um ano, e salvo algumas exceções, maverick é um match facil pra mim..atualmente estou modificando ele com uma tech pessoal, que vem funcionando muito bem, e caso consiga a vaga para o nacional legacy, pretendo ir com ele ou um deck random que tambe´m esta em teste e com bons resultados...
 
nordico

Esquilo
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Postado em: 05/11/12 14:06
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
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faltou candelabra pra quem tem poder aquisitivo....