[CLM1] Desenvolvimento do Circuito Ligamagic
 [CLM1] Desenvolvimento do Circuito Ligamagic
Avalanche-Riders

Rebelde
0 Referências
Posts: 1408
Registro: 24/01/04
Sorocaba - SP

Postado em: 29/10/12 20:47
Olá, abri esse tópico com base numa conversa com o Patocards sobre o circuito Ligamagic. O intuito aqui é discutir o histórico e gerar novas ideias parar melhorar o circuito Ligamagic.

Essa conversa foi sobre divisão de grupos e desenvolvimento do circuito na loja em que estou jogando.

Segue abaixo a conversa na integra:

Avalanche-Riders:
"Opa, tudo bom? Patocards não tem como mudar ou abrir exceção a regra de grupos dos circuito, estou jogando em Sorocaba e esta bem ridículo, fora o 1 dia de circuito os outros 2 dias foram péssimos, nesse ultimo sábado 27/10, tivemos o grupo A com apenas 6 players e o grupo B com 7 players, o que foi bem broxante, além de ambos os grupos jogarem somente 3 rodadas a premiação foi patética, não é possível deixa p/fazer 2 grupos se houver mais de 18 players?

Os poucos players de Sorocaba desanimaram bem depois de ultimo champ e já esta pensando em não jogar mais o circuito da ligamagic devido a esses fatores.

Aguardo.

P.S.: Não falo como representante da loja, mas sim dos players, porem acredito que o lojista, lojista local também gostaria dessa mudança, eu conversei bastante com ele sobre isso."

Patocards:
"Oi Avalanche-Riders

Realmente a ideia inicial do circuito não erramos ter grupos de 8 pessoas, só grupos a partir de 16 pessoas.

Mas depois de alguns pedidos liberamos esta quantidade e em algumas lojas os jogadores desanima de jogar com pouca gente e o premio baixo.

O lojista pode organizar os torneios com todos os jogadores em um grupo, e também pode pedir para mudarmos o tamanho dos grupos da loja dele para 16 pessoas.

Esta é a primeira edição do Circuito e não vai bombar do dia para a noite. Os lojistas precisam fazer um bom trabalho para suas lojas verem um crescimento de jogadores.

Peço para você conversar com o Eduardo para ele me comunicar a decisão: se vocês criam grupos de 16 (o que vai ser na verdade 1 grupo), ou se vocês preferem ter os grupos de 8 mas realizarem os torneios apenas do grupo 1 com todos os jogadores que aparecerem na loja. A diferença das duas opções é em relação a pontuação, em um torneio com grupo de 8, os jogadores a partir da nona posição vão ganhar apenas 1 ponto de participação.

Ok ?

ps: Não seria legal abrir um tópico no fórum do circuito para que outros jogadores possam expressar sua opinião a respeito do circuito ? O objetivo é sempre melhorar, e acredito que algumas opiniões são muito bem vindas.

Abraços"

A ideia aqui não é criticar negativamente o circuito Ligamaigc, loja (seja ela qual for), mas sim ajudarmos a melhorar o mesmo, cada player e lojista sabe como esta o desenvolvimento do circuito na loja local.

Levando em consideração os três primeiros torneios do circuito realizado em Sorocaba, sabemos que não esta legal termos dois grupos por torneios, então pretendemos nos adaptar para continuar a apoiar e jogar o circuito Ligamagic.

Por favor, contribuam com suas experiências e ideias.
 
STANDARD patocards

Soldado
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 8612
Registro: 24/09/01
São José dos Campos - SP

Postado em: 29/10/12 21:45
Apenas para "apimentar" mais a discussão

1. Porque apenas uma parcela dos jogadores participa dos torneios ? Isto é: o que "distancia" os jogadores de participarem das etapas nas lojas ?

Algumas coisas que eu ouvi dos lojistas:
- Jogadores reclamam dos 4 reais para organização
- Torneio final é daqui a muito tempo, jogadores não ficam animados para participar de algo tão longinquo.
- Formato do torneio final é diferente do formato que os jogadores da loja gostam
- Não acreditam que o torneio final vai acontecer
- Não consigo jogar todos os torneios na loja, então melhor não jogar nenhum

Eu já estou com algumas ideias para melhorar isto para a temporada que vem.
Mas seria muito bom se vocês que jogam Magic nas lojas dessem suas opiniões.

A LigaMagic é feita sempre para vocês, e o Circuito tem este objetivo.

Abraços

Ligamagic e você, tudo a ver

Você que está chegando agora para reclamar, devia ter vindo antes para ajudar a fazer
 
stonerain

Esquilo
0 Referências
Posts: 836
Registro: 30/09/12
Florianópolis - SC

Postado em: 29/10/12 22:33
O circuito independente que mais faz sucesso no mundo é o SCG.

Como ele funciona?

São vários campeonatos OPEN (por definição, de entrada aberta, o.O), com premiação e classificação imediata para um torneio maior, fechado, somente para convidados.

Na minha opinião, aquele formato possibilita uma sensação de gratificação imediata: chegando no top16 eu já vou ganhar uma vaga e algum dinheiro. Em primeiro lugar, eu vou ganhar um dinheiro melhor ainda.

Esta forma motiva a competir mesmo que você esteja classificado.

Esta forma motiva a competir mesmo que seja a única vez que você vai fazê-lo.

Quem sabe se aquele modelo fosse copiado, daria sucesso.

Algo como: campeonatos de mil reais em vários estados, classificando para um de 5 mil semestral.

Fica a sugestão.

Atenciosamente,
Alexandre



 
Teddy_Bear_X

Demônio
0 Referências
Posts: 18054
Registro: 07/09/07
Indaiatuba - SP

Postado em: 29/10/12 22:59

Completamente inviável aqui no Brasil por questões de cultura mesmo.

Os Opens são feitos quase todo final de semana lá fora com inscrições de $40 no sábado para o Standard e $40 no domingo para o Legacy, dando 10k de premiação distribuído entre o top alguma coisa e sempre da uns 300 players.

Você acha que fazendo isso aqui, cobrando o equivalente, em várias regiões do estado de SP ou do país, daria isso? Nunca soube de nenhum torneio que não fosse o GP que deu esse número de jogadores.

Fazer um Open com 20 reais de inscrição também não compensa.

A ideia do Circuito Ligamagic é muito legal, mas muita gente não ta realmente gostando desse plano a longo prazo. Pra mim eu admito que seria bem melhor se fizesse algo no esquema de Regional, como era antes da Wizards cortar, que segue esse exemplo seu de campeonato ganho, retorno imediato + vaga. Tipo o que o Nacional Legacy faz :)

Não ligo de jogar o Circuito quando dá, mas aqui onde jogo também: no primeiro final de semana faltava grupo, agora falta player pra fechar um grupo :/

 
Edel

Lenda
0 Referências
Posts: 814
Registro: 24/09/03
São Paulo - SP

Postado em: 29/10/12 23:20

Acredito que o menor dos problemas seja os 4 reais por inscrição. A maioria das lojas organiza ligas onde há um valor por inscrição revertido num prêmio final e tal prática já acontece tb com torneios como o nacional legacy.

O fato do torneio final ser num formato diferente do que jogam normalmente é muito ruim também.
Particularmente eu detesto a divisão por grupos. Acho confusa, desnecessária e acaba desestimulando lugares onde o número do jogadores é pequeno. Entendo a boa intenção de dar chances a novos jogadores, mas existem maneiras mais justas e mais simples para fazer isso.

Para mim o principal problema é a obrigatoriedade de jogar vários torneios. Este modelo de circuitos já não dá certo há algum tempo se não for algo bem local (como as ligas das lojas).
Concordo com que falou que o modelo ideal é o da starcity (e tb da tcgplayer) mas que é difícil de implementar no Brasil. Mas acredito que valha a pena tentar. Inicialmente os opens da starcity eram bimestrais, davam 5k em prêmios e tinham uma média de público de 150 pessoas. Agora são dois por final de semana dando 10k cada um, classificando para dois Invitational anuais (que dão o dobro da premiação de um GP por sinal cada um) e têm média de 400 pessoas. A starcity saiu do ponto onde o torneio em si dava prejuízo (eles ganhavam nas vendas e no marketing) para ter um lucro imenso e uma linha própria de produtos.
Caso o modelo acima seja inviável, o modelo regionais--ranking próprio--nacional tb pode funcionar (é mais ou menos como o Other faz no legacy) - é longo, não tem recompensa imediata mas pelo menos vc pode ganhar sua vaga em apenas um torneio E caso não ganhe é recompensado por resultados bons nos classificatórios.

Torço para que o circuito ligamagic tenha sucesso, mas confesso estar extremamente pessimista. Acho que não seria erro algum reformular o circuito em andamento (sem prejudicar os jogadores) e tenho certeza que isso atrairia novos lojistas e aqueles descrentes que pularam fora no decorrer deste.

Pato/Varal, como sempre, caso queiram conversar sobre o assunto vcs tem meu email. :)

 
Ruda

Kobold
23 Referências (91.30% positivas)
Posts: 2560
Registro: 22/09/09
Osasco - SP

Postado em: 29/10/12 23:44
Uma coisa que me intrigou quanto ao Circuito na minha região, duas cidades fizeram o circuito, e nas duas o número de jogadores participantes diminuiu, sendo que em uma cidade o TO já abandonou a divisão dos grupos e faz sempre um bloco só.

 
stonerain

Esquilo
0 Referências
Posts: 836
Registro: 30/09/12
Florianópolis - SC

Postado em: 30/10/12 00:06


Você diz que o que eu disse é "totalmente inviável". Depois diz que gostaria de um formato como o Regional, que é no sentido do que eu falei.

É evidente que eu não estou sugerindo o SCG aqui. Não acho que temos players para isso. Mas, o que eu estou sugerindo é algo como os regionais, só que independentes.

Poderia-se adotar uma fórmula em que, por exemplo, houvesse apenas um nas regiões com menos players. Quatro ou cinco em São Paulo... seguindo uma linha assim.

O que corrige o que você falou sobre ter estado sem players e tal.

Mesmo os SCG opens não são feitos em todos os Estados!

Concordo que o Nacional Legacy é uma experiência de sucesso (embora eu não tenha que concordar com nada, o sucesso é visível).

O plano a longo prazo não pode abandonar o curto prazo, esta é a minha ideia, e pelo visto também é a sua, e tem sido a dos players.

Nós concordamos plenamente nisso. A minha foi uma sugestão da forma como "tratar" isto.

Obrigado pela resposta!
Alexandre


PS. eu espero que eu não esteja ofendendo com a minha réplica. Eu acompanho os seus posts muito antes de eu fazer cadastro aqui na liga e acho a sua contribuição aqui, principalmente nos spoilers, excepcional!

EDIT: para colocar o PS.

Editada em: 30-10-12 00:11:16 por stonerain.

 
Teddy_Bear_X

Demônio
0 Referências
Posts: 18054
Registro: 07/09/07
Indaiatuba - SP

Postado em: 30/10/12 00:11

Vc citou a SCG e logo em seguida um suposto Open e acabei me pegando no modelo :)

Concordo contigo ;]

 
Stromgald

Esquilo
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 296
Registro: 09/07/12
Macaé - RJ

Postado em: 30/10/12 00:28
Caras, um tópico bem oportuno!

Já frequentei vários torneios do Circuito e gosto muito da ideia de um grande torneio, interligado e parecido como uma liga. O problema, é que, da maneira que está, o Circuito está pouco atrativo. Explico:

- O "final" dele, está muuito distante. Os jogadores não veem o benefício a curto prazo e, por isso, desanimam. Já vi gente também que, foi mal nos dois primeiros torneios e não quer mais jogar por achar que não tem mais chance.

- O esquema dos grupos está muito confuso pois, a frequencia dos jogadores varia muito. Na loja mesmo onde jogo (Magic House), é muito grande a quantidade de players que foi uma vez, jogou e não apareceu nos torneios seguintes. Isso faz com que a definição dos grupos seja muito estranha. Praticamente tem um grupo só lá agora...

- A grande quantidade de torneios classificatórios, dá margem a uma outra coisa, que acho meio injusta: não premia os melhores jogadores com a classificação, e sim aqueles que jogam mais vezes. Supondo que tenham 10 torneios classificatórios e um player jogue todos os dez e fique com duas vitórias em cada, ele ficará melhor colocado do que um cara que foi três vezes e foi campeão nessas três, entenderam? Meio injusto isso.

As sugestões:

- Fazer um classificatório mais curto. Tipo, dois ou três torneios classificatórios e depois um torneio grandão, com os melhores colocados. Poderiam até ser os dois melhores colocados da loja, sem a divisão de grupos.

- Ou fazer como no Nacional Legacy: vários eliminatórios durante o ano, mas que dessem a vaga imediata, para o torneio final, para o campeão. Aí sim, cada torneio valeria alguma coisa a mais e isso estimularia os outros que não conseguiram a vaga, a disputarem os próximos.

Bem, é isso. No mais, parabéns sempre pela iniciativa de organizar esse primeiro Circuito. Vamos em frente!
 
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18107
Registro: 04/02/08
Belo Horizonte - MG

Postado em: 30/10/12 02:55

Será mesmo que não compensa? Ano que vem saberemos! =)


A SCG faz os Invitationals com base em Classificatórios e em "Opens". A diferença básica entre um e outro é que os Classificatórios os TO's pagam pelo evento e repassam os dados após o evento e nos Opens a própria empresa faz com premiação fixa dando vaga pro seu Invitational para os 8 primeiros.

Eles também diferenciam cada tipo de Classificatórios cada um dando mais vagas (Qualifiers, Super Qualifers etc...).

É o modelo que a Central Magic usa para fazer o Nacional e que vai usar para o Nacional Central do ano que vem, acho o modelo MUITO bom e viável. Só que é claro que temos de adequar ele à nossa realidade, e é algo que até então tem sido feito com bastante sucesso.

À partir do ano que vem vamos adicionar mais uma etapa no projeto e incluir os Opens! Acho que tem bastantem potencial para termos bons resultados, vamos ver como será a reciprocidade dos jogadores.

__

Quanto ao Circuito Ligamagic, eu gosto da idéia mas discordo da maneira como ela foi desenvolvida, já falei isso com o Pato diversas vezes.

Eu já li, reli e não entendo direito.

1 - Esse é o primeiro problema: Não é fácil de entender.

Os jogadores precisar de entender o funcionamento do torneio.

Ia falar mais coisas, mas já conversei com vocês no inicio do projeto e durante também! Acho que tem muita chance de melhorar! Contamos com isso! =)

 
LzLopes

Mago
10 Referências (90.00% positivas)
Posts: 887
Registro: 16/02/08
Brasília - DF

Postado em: 30/10/12 05:21
Ideia Simples:

Temporada de 6 messes, Inicio em Fevereiro e Termino em Outubro.

de 2 a 4 Regionais por loja (ou organizador), cada um dando 1 ou 2 vagas para o Nacional Liga Magic

Arrecadação de R$ 4,00 por jogador para a Final.

Final com data definida em Outubro ou Novembro para os classificados (Contando com a arrecadação + patrocínio de lojas) - Premiação com viagem para Algum GP fora do Brasil para o TOP 4 (Seleção Liga Magic)

Formato fixo, Standard ou Modern

Façam só isso, garanto que vai bombar =D
 
STANDARD dial0g

Ancião
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 18961
Registro: 24/09/01
São José dos Campos - SP

Postado em: 30/10/12 08:53
Ideias para mudar o circuito em Andamento:

- Opção da loja fazer grupos ou não: Muitas lojas não tem o interesse em ficar separando em grupos e querem fazer apenas 1 único torneio com todo mundo, tendo o ranking da loja. Isso facilita o entendimento do sistema, acaba com o problema de algumas pessoas acharem injusto a pontuação por grupos além de evitar problemas de ter torneios com poucas pessoas por estarem separadas em grupos;

- Mudar a temporada para 6 meses: Isso faz as pessoas participarem mais pois é um período menor e a final ta logo ali. Então seriam na verdade 5 meses de torneios nas lojas, e no sexto mês seria a final. Nesses 5 meses, as lojas teriam que manter a média de 10 torneios na temporada (2 por mês), e por serem torneios de 1 grupo, poderiam fazer torneios como Pré Release valer para o circuito.

- Fazer OPENs dando vaga: Encontrar algumas lojas "chaves" e fazer torneios dando a vaga direta. Fazer poucos opens para ter uma importância maior, e cada OPEN dar 2 vagas para o circuito. Poderia ser feito para esta temporada por exemplo 4 torneios deste tipo, com inscrição a R$15,00, sendo repassado R$6,00 para a Liga e R$9,00 para o prêmio da loja. Este torneio teria como foco dar a chance de pessoas que não podem jogar sempre jogarem, alêm de aumentar a arrecadação para o Circuito nesta temporada, e também faz com que o Circuito Ligamagic esteja na boca da galera. Por ter poucos "OPENs", pode ser feito um contato com as lojas para identificar qual tem a melhor proposta para executar o torneio. Quem não jogaria um torneio por R$15,00 de inscrição dando vaga para um torneio de 18k?! ..

Isso são algumas coisas que já pensei nas ultimas semanas, hehehe .. =)


Desde que nasci muita coisa eu já vi
Maldade existe aqui, mesmo assim eu não fugi
Tanta pilantragem, tanta coisa errada
Eu testemunhei, mas eu resistirei

Testemunhei, não me calei, resistirei!

Claro que mais fácil seria me entregar,
mas nunca me entrego e continuo a acreditar!


 
Topojijo

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 220
Registro: 06/05/12
Sorocaba - SP

Postado em: 30/10/12 09:17
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
Clique aqui para ver o motivo dele estar nesta lista.

minha visão:
Liga Magic = icentivar que os novos players participem mais do mundo do magic, frequentem a loja constantemente, aumentar o numero de jogares, icentivar jogadores sem experiencia.

ideias do topico = fazer um circuito competitivo, premiação alta, não ter que jogar frequentemente.

então estamos tendo um problema bastante grande com isso a ligamagic tem uma proposta e os players estão com outra.
 
Soze

Dragão
0 Referências
Posts: 2934
Registro: 26/11/09
Itu - SP

Postado em: 30/10/12 10:02

01. A idéia do grupo único é viável e muito mais estimulante, afinal se tiverem 16 ou mais player no grupo a premiação dos 4 primeiros é melhor, se der poucos player paciência...

02. Temporada menor seria bem legal, afinal se você vai mal nos primeiros 4 ou 5 champs é provável que não conseguirá a vaga para o torneio final e vai ter que esperar mais uns 6 meses pra começar a grindar denovo ^^

03. Opens, maravilha, se forem nos moldes dos antigos regionais certamente vão bombar, afinal, premiação alta, vaga garantida numa única tentativa sem precisar grindar, e muitos magikeiros reúnidos num só lugar, só pode ser bom.

Resumindo... aprovado ^_^ bate o martelo aí e faz as mudanças plz :)




 
STANDARD patocards

Soldado
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 8612
Registro: 24/09/01
São José dos Campos - SP

Postado em: 08/11/12 09:24
Galera,

Conversei com o dial0g e algumas sugestões aqui são muito boas :)

Tivemos algumas ideias para melhorar o circuito e vamos coloca-las em prática na próxima temporada.

Uma mudança que iremos aplicar já nesta temporada (em algumas semanas) é a possibilidade da loja não ter separação em Grupos.

Ainda estamos pensando como funcionaria a pontuação nestas lojas.

VocÊs tem alguma sugestão ?

Eu pensei em algo como: Se o torneio tiver 10 pessoas, o primeiro ganha 10 pontos, o segundo 9 .. e assim por diante.

Então quanto mais gente participar, mais pontos o torneio vale.

Mas não sei se é um bom modelo.

Gostaria que vocês ajudassem :)

Ligamagic e você, tudo a ver

Você que está chegando agora para reclamar, devia ter vindo antes para ajudar a fazer
 
Stromgald

Esquilo
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 296
Registro: 09/07/12
Macaé - RJ

Postado em: 08/11/12 09:44

Achei bacana esse modelo... mais simples de se entender.



 
STANDARD patocards

Soldado
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 8612
Registro: 24/09/01
São José dos Campos - SP

Postado em: 08/11/12 15:10
Então vai uma duvida.

Nas lojas que tiveram 2 grupos .. e agora vai ter 1 grupo só, como que funciona a "migração" dos pontos ?

Exemplo do Problema:
Grupo 1:
1 - Ronaldo
2 - José
3 - Alex
4 - Rubens
5 - Maicon
6 - Alexandre

Grupo 2:
1 - Marcelo
2 - Diogo
3 - Rafael
4 - Roberto
5 - Bruno
6 - Luiz
7 - Daniel
8 - Reginaldo

Se eu fizer simplesmente o que estamos discutindo, vai acontecer do Marcelo ficar com 8 pontos e o Ronaldo com 6.

Uma outra sugestão seria "somar" os jogadores dos dois grupos e distribuir a pontuação pela rodada.

Ficaria assim

6 + 8 = 14 jogadores
Então o primeiro de cada grupo ganha 14, o segundo ganha 13 .. e assim por diante.

O que acham ?

Ligamagic e você, tudo a ver

Você que está chegando agora para reclamar, devia ter vindo antes para ajudar a fazer
 
Duley

Lenda
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 6694
Registro: 02/08/03
Limeira - SP

Postado em: 08/11/12 15:29
Simples assim, pato: Não migra nada.
Deixa cada um estar com os pontos que está e faz o sisteminha que você falou.

Quanto mais jogadores tiver, maior a quantidade de pontos para os primeiros(sempre fazendo n = n+1).

Esse negócio de grupo, de início foi legal pq foi novidade.
Mas, ao passar dos torneios, vimos que é inviável porque sempre tem muita rotatividade de gente que vai/não vai e gente nova chegando.

Melhor fazer tudo de uma vez e divide o sistema conforme acima.

Acho que diminuindo o tempo ajudaria também.

E outra idéia:

Em vez de a Ligamagic fazer um torneio direto com 18k, faz um com 15k e os outros 3, poderia a cada x meses(bimestral seria legal), enviar algum material para o melhor ou os melhores colocados(caso tenham muitos torneios na loja).

Alguma coisa simples e que não tenha um custo alto pra liga.

Talvez um Shield novo, ou um fat-pack. Ou as vezes uma camiseta Ligamagic escrito 'Competidor'. Isso faz uma diferença do caramba.

Eu acho.
 
Ruda

Kobold
23 Referências (91.30% positivas)
Posts: 2560
Registro: 22/09/09
Osasco - SP

Postado em: 08/11/12 15:51
Eu curti as idéias do Duely, realmente por aqui também temos esses problemas com os grupos e gostei muito a solução proposta.
 
Avalanche-Riders

Rebelde
0 Referências
Posts: 1408
Registro: 24/01/04
Sorocaba - SP

Postado em: 08/11/12 17:18
Talvez a ideia de pontuar baseado no númeor de jogadores no dia do torneio não seja tão justa, pode gerar vantagem absurda baseado na sorte, talvez algo como:


1 - Ronaldo: 5 pontos
2 - José: 4 pontos
3 - Alex: 3 pontos
4 - Rubens: 2 pontos

Demais participantes 1 ponto.

Esse sistema de pontuação fixa ainda gera chance p/player que jogar todos os champs mas nem sempre faz top4, obviamente p/player q jogar todos e estiver constantemente no top4 tera uam melhor pontuação (nada mais justo).

A ideia do Duley sobre premiações extras sem dúvida é bem vinda.

A respeito da migração de ponto eu nem pensei sobre isso.