Load or Cast
Valakut - Destruindo land quando ele resolve.
 Valakut - Destruindo land quando ele resolve.
Hubner

Dragão
171 Referências (99.42% positivas)
Posts: 731
Registro: 11/05/09

Postado em: 07/12/12 11:05
Boenas pessoal, surgiu uma duvida então conto com a ajuda de voces.

Supondo que jogar "A" tenha em jogo Prismatic Omen e 6 terrenos, joga o Scapeshift, sacrifca os 6 lands e busca 4 Valakut, the Molten Pinnacle e mais 2 lands qualquer.

Duvida é se o oponente jogador "B" apos resolver o scapeshift destruir um land do jogador "A" com um Tectonic Edge se as habilidades do Valakut, the Molten Pinnacle vão desencader e causar o dano. Mesma situação se jogador "B" der bounce no prismatic Omen.

Vou por as infos do Valakut, the Molten Pinnacle:

Valakut, the Molten Pinnacle
Land
Valakut, the Molten Pinnacle enters the battlefield tapped.

Whenever a Mountain enters the battlefield under your control, if you control at least five other Mountains, you may have Valakut, the Molten Pinnacle deal 3 damage to target creature or player.

{T}: Add {R} to your mana pool.
Illus. Kieran Yanner
Regras do Gatherer?, Legalidade?
10/1/2009: Valakut, the Molten Pinnacle's triggered ability has an "intervening 'if' clause." That means (1) the ability won't trigger at all unless, at the time a Mountain enters the battlefield under your control, you control five or more Mountains other than that new one, and (2) the ability will do nothing if you control fewer than five Mountains other than that new one by the time it resolves.
10/1/2009: If a Mountain you control leaves the battlefield between the time Valakut's second ability triggers and the time it resolves, be aware if that was the Mountain that caused Valakut's ability to trigger or not. If it was, Valakut's count isn't affected; if it wasn't, Valakut's count goes down by one.
10/1/2009: If multiple Mountains enter the battlefield under your control at the same time, Valakut's second ability could trigger that many times. Each ability takes into consideration the other Mountains that entered the battlefield at the same time as the one that caused it to trigger.
10/1/2009: You target a creature or player when the ability triggers. You decide whether to have Valakut deal damage to that creature or player as the ability resolves.


Obrigado.

PS:Procurei se já havia post sobre isto e não encontrei na liga.

Editada em: 07-12-12 11:11:41 por Hubner.


 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 07/12/12 11:30
Repare q sacrificar os lands é parte da resolução de Scapeshift e não de seu custo (está escrito no gatherer do card). Então, supondo q vc tenha exatamente 6 lands, a melhor hora q o seu oponente tem pra destruir o land é quando vc conjurar o Scapeshift, impedindo os triggers dos Valakuts.

Entretanto se ele deixar o feitiço resolver, destruir algum terreno q vc buscar não fará diferença nenhuma pq todas habilidades desencadeadas já estarão na pilha quando ele receber prioridade e mesmo q ele destrua algum dos terrenos vc ainda terá os 24 efeitos desencadeados (6 x 4 Valakuts).

O trecho do gatherer do Valakut q vc mesmo postou q trata exatamente dessa situação é o seguinte:

Se uma Montanha que você controla deixar o campo de batalha entre o momento em que a segunda habilidade de Valakut, o Pináculo Derretido, é desencadeada e o momento em que é resolvida, note se foi a Montanha que fez com que a habilidade de Valakut fosse desencadeada.
Se foi, a contagem de Valakut não é afetada; se não foi, a contagem de Valakut é reduzida em um.

Editada em: 07-12-12 11:35:51 por Minhoco.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules

 
Hubner

Dragão
171 Referências (99.42% positivas)
Posts: 731
Registro: 11/05/09

Postado em: 07/12/12 11:41
Valeu Minhoco, tirou as duvidas.

Obrigado


 
LeGuiLas

Esquilo
0 Referências
Posts: 52
Registro: 16/05/06

Postado em: 12/12/12 11:26
Seguinte:
1-Scapeshift resolve,entra os lands.
2-Triggers dos Valakuts vai pra pilha.
3-Prioridade do outro jogador,ele destroi um land.
4-Vem os Triggers dos Valakuts...
5-#1 Trigger CHECA O ESTADO DO MESMO(ou seja,confere se ainda tem as montanhas em jogo).Não tem a quantidade de montanhas, cancela o Trigger.
6-#2 Trigger falha...

Estou certo?
Pode ser que entendi errado.Um amigo e moderador do forum me explico isso uma vez...


"the ability will do nothing if you control fewer than five Mountains other than that new one by the time it resolves."
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 12/12/12 11:56

Vc entendeu errado.
Não esqueça de levar em conta q todos esses lands q estão entrando em jogo são montanhas devido o efeito do encantamento. Esse trecho da regra q vc postou só se aplica se vc destruir algum outro land q já esteja em jogo e não seja o responsável pelo desencadeamento da habilidade, nessa situação da dúvida inicial ela não se aplica e não adianta de nada destruir qualquer um desses lands.

Se o trigger já está na pilha não adianta destruir o land q gerou esse trigger. Perceba q nessa situação específica TODOS os terrenos q entraram em jogo q foram buscados pelo Scapeshift são os responsáveis pela habilidade desencadeada por causa do Prismatic Omen.

Leia de novo a minha resposta e vc verá q a interpretação do Gatherer trata exatamente dessa situação e é bem clara ao dizer q se vc destruir algum terreno q gerou o trigger a contagem de triggers do Valakut NÃO é afetada.

Editada em: 12-12-12 12:00:32 por Minhoco.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules

 
ArmySpy

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 327
Registro: 27/06/12

Postado em: 23/08/17 15:45
Por mais clara que tenha sido as respostas do Minhoco, ainda estou com duvidas quanto a parte do "Se foi, a contagem de Valakut não é afetada; se não foi, a contagem de Valakut é reduzida em um. "

Minha duvida é a seguinte:

(1) Meu oponente usa a Scapeshit para 6 terrenos. Busca 1 valakut e 5 outras monhas. Gatilho do valakut (5)...
Em resposta destruo uma das montanhas, deixando oponente com 4. Vou receber o dano de todos os triggers?

(2) Mesma situação acima, mas desta vez oponente busca 7 terrenos, 1 valakut e 6 montanhas....
Vou receber os 18 de dano independente da land que eu destruir?


Desculpem a ignorância, mas só queria deixar "atestado" o que acontece.
Obrigado a quem responder...

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4410
Registro: 06/12/14

Postado em: 23/08/17 16:06
Respondendo a tua dúvida original, a contagem do valakut mencionada na tua dúvida é a contagem do número de outras montanhas em jogo, não confunda com a contagem de dano.

Todas as respostas abaixo assumem que há um prismatic omen em jogo:

1. Se tu destruir uma das 5 montanhas com os triggers do valakut ainda na pilha somente um dos triggers irá causar dano pois como eles tem uma clausa interveniente "se" ",if you control five other mountains" a condição de se de controlar 5 outras montanhas precisa ser verdadeira tanto para a habilidade desencadear quanto para ela resolver, essa clausula só será verdadeira para o trigger da land que foi destruida, para todas as outras só existem 4 outras montanhas no momento da resolução.

Isso é explicitado nessa ruling do gatherer: 10/1/2009: Valakut, the Molten Pinnacle’s triggered ability has an "intervening ‘if’ clause." That means (1) the ability won’t trigger at all unless, at the time a Mountain enters the battlefield under your control, you control five or more Mountains other than that new one, and (2) the ability will do nothing if you control fewer than five Mountains other than that new one by the time it resolves.

2. Nesse caso não importa qual dos terrenos tu destruir, todos triggers já foram para pilha e a clausula de se é valida para todos eles então receberá todos os 21 de dano.

Isso se deve ao fato de que satisfeita a condição do if, o numero de terrenos que tu controla na resolução dos triggers não importa.

Adendo: Se não há um prismatic omen em jogo, o valakut não é uma montanha então no caso 1, nenhuma habilidade desencadeiaria, pois para cada montanha tu só controla outras 4 montanhas.

Editada em: 23-08-17 16:18:53 por trodsen.

Editada em: 23-08-17 16:22:31 por trodsen.

Editada em: 23-08-17 16:23:06 por trodsen.
 
ArmySpy

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 327
Registro: 27/06/12

Postado em: 23/08/17 16:36

Muito agradecido pela resposta. É como eu estava interpretando, mas queria ter uma certeza sobre o texto.

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4410
Registro: 06/12/14

Postado em: 23/08/17 16:42
tem um artigo dedicado ao valakut aqui no magicjudges também https://blogs.magicjudges.org/articles/2013/10/01/modern-rules-problems-valakut-the-molten-pinnacle/
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 23/08/17 22:09
Confirmando.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules