Load or Cast
[Primer][Competitivo] MUD
 [Primer][Competitivo] MUD
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 22/01/13 18:04




Este é o primeiro artigo que escrevo, na liga, e por gostar muito desse deck e querer passar minhas opiniões e experiência para outros jogadores e quem sabe passar o sentimento que me fez querer montar esse deck que na cena legacy não é muito visto (em comparação com stoneblade,maverick..etc).

Comecei a me interessar por esse deck em 2011 com o bloco de mirrodin e desde então fiz pesquisas extensas, joguei por meses no cockatrice contra vários decks, fiz alterações, mais testes, participo de fóruns estrangeiros e sempre procuro novas idéias e sempre ansioso pela opinião de jogadores mais experientes

Sem mais delongas vamos ao Primer!

Indice:
1. O que é o deck MUD
2. As variações do deck
3. O core do deck
3.a) Base de mana
3.b) Melhores criaturas
3.c) Melhores artefatos
4. Sideboard
5. Estratégias e jogadas interessantes
6. Decklists
7. Curiosidades

1. O que é o deck MUD

MUD é um deck que utiliza aceleração de mana (através de artefatos e terrenos) e faz um lock no seu oponente e/ou utiliza criaturas artefatos que são muito mais fortes e devastadoras que as do seu oponente.

Essa estratégia só é possível devido a mãos de abertura que possibilitam um começo explosivo que não sendo parado pelo oponente, ele já não mais tem como se recuperar e o jogo está praticamente ganho. Porém para fazer esse começo explosivo, temos que ter as cartas certas para isso, fazendo com que o deck sofra de inconsistência (O grande motivo dele não ser muito jogado no legacy).

2. As variações do deck

Como o núcleo do deck consiste de artefatos(por isso o nome MUD, que é lama em inglês, artefatos antigos eram em borda marrom) isso faz dele um deck que pode ter um splash pra qualquer cor que for viável, obviamente nem todas as cores oferecem um arsenal que faz o deck ser bom, vou falar das mais relevantes(não que todas que falar são competitivas, vou explicar isso em cada caso).
Exemplo dos decks vão ser postos na parte 6 (decklists).

BRANCO.
A cor branca é uma cor muito forte para o deck, na verdade a cor branca no MUD é um deck chamado STAX, difere um pouco do que o MUD propõe a fazer, o STAX é um deck heavy control que faz um lock no oponente forte o bastante para irritar ele na maioria das vezes, do branco ele utiliza cartas como Armageddon (Armageddon Stax é um dos nomes do deck), Magus of the tabernacle, e o próprio tabernacle, fazendo com que seja um deck bem caro de se montar.

VERDE.
A cor verde na verdade nada tem a oferecer, eu só fiz uma menção para Sylvan Library, algumas pessoas usam ela para tentar resolver os problemas de inconsistência do deck, mas é muito raro ver uma lista com splash para verde em algum campeonato.

AZUL.
Aqui entra um grande divisor de águas.
O Azul na verdade oferece uma gama gigantesca de cartas para o deck, muita gente fica dividida no começo (eu fiquei bastante), sabendo porque não usar o azul, acontece que competitivamente falando o azul não é tão bom quanto parece, claro que no casual ou no casual um pouco mais forte ele vai fazer estrago, mas estamos falando de matches contra stoneblade e maverick fechados! O buraco é um pouco mais embaixo, porém como é uma cor que oferece muita coisa, pode ser que futuramente ou alguém com muita deckskill faça um U splash e faça sucesso, mas vou citar as cartas que podem ter chance algum dia:

Master Transmuter
Essa garota é um modo de por artefatos em campo sem se importar com os custos de mana, o problema dela é que ela é lerda demais (4 manas) e ela sofre jura de invocação, ou seja, MUITO suscetível a removals, impossibilitando potencializar seu efeito, mas deixando ela em campo, o estrago está feito.

Thoughtcast
Essa carta seria um dos main reason para usar azul, na maioria dos casos vai ser comprar 2 cartas por uma mana azul, mas ae entra o problema que apenas uma carta azul não faz merecer o uso do splash.

Treasure Mage
Um bom tutor para bixos grandes, apenas.

PRETO.
Só vi um deck MUD usar preto até hoje, na verdade tem pouca coisa que possa ser usada só cartas de lock, o que poderia ser relevante é Nether void ( dependendo da altura do game, devido a explosão de mana, pagar 3 adicionais para cada spell não é um problema) e the Abyss para funcionar como control de criaturas contra o oponente, mas apenas essas 2, e são cartas muito caras então temos a razão de nunca vermos esse splash.
Apenas um adendo, se Mind twist fosse desbanido quem sabe teríamos um splash para preto, com a explosão inicial de mana, fazer um mind twist para X=5 turno 1 seria devastador, mas fica a dúvida.

VERMELHO.
É aqui onde o deck realmente brilha e tem seu potencial levado ao limite, o vermelho traz simplesmente o melhor que o MUD pode oferecer, e tudo isso acontece por causa de basicamente 2 cartas que juntas fazem o estrago necessário:

Goblin Welder
Por uma mana vermelha você tem em mãos o melhor cheat de artefatos que o formato pode oferecer, esse goblinzinho me lembra um pouco o modos operanti do antigo survival of the fittest (que descanse em paz), lembra no sentido que o seu cemitério é sua toolbox, ele vai lhe auxiliar em tudo que é necessário, é com esse goblin que um wurmcoil batendo no turno 2 é possível, mas agora vamos ver qual a outra peça necessária para auxiliar nosso goblin.

Faithless Looting
Isso mesmo, melhor carta que essa para o goblin welder não tem. Com ela você pode escolher o que ir pro grave e o que puxar com o welder depois, o flashback faz tudo ser melhor ainda, fazendo ter o dobro de efeito por looting.

Gamble
Uma espécie de faithless looting mas muito mais arriscado, pelo efeito random que ele gera, porém se você não tem cartas na mão é um entomb vermelho. Mesmo com o efeito arriscado, pode ser uma boa pedida, se usado sabiamente.

Blood Moon
Algumas builds usam no side para fazer um lock dos violentos, uma blood moon contra um maverick ou um BUG pode ser gg na hora, ajuda também a não perder mais vida pela ancient tomb.

3. O core do deck

Independente da cor que você escolha usar, como dito anteriormente, o MUD é caracterizado pela explosão inicial, então algumas cartas vão ser sempre as mesmas para qualquer build, elas são:
Metalworker
Grim Monolith
Sol Lands
Essas cartas são a alma de qualquer MUD, são a raíz, sem elas o deck não existe! Vamos explicar em detalhes agora:

3.a) Base de mana

A base de mana de um MUD em relação aos outros decks do legacy é bem mais barata (monetariamente falando) já que não vai nenhuma dual land, mas não se engane mesmo assim, algumas lands são salgadas.
As Sol lands como dito anteriormente são o core do deck, então elas são obrigatórias, 4 de cada, sem nem pensar duas vezes, elas possibilitam uma vantagem de mana absurda sobre o oponente, vou usar um sistema de estrelas (1-5) em cada land que entram no MUD para explicar sua importância, seguido de uma explicação.

Wasteland *****: Todo deck legacy vai um set, não é diferente daqui, sinergia com crisol dos mundos faz com que você as jogue do cemitério fazendo um lock todo turno se quiser.

City of traitors ***** : Melhor sol land que tem, a mais cara também, o fato de estar na política de re-impressão pode fazer com que o preço aumente com o tempo, essa land adiciona 2 manas incolores, com um drawback de que se uma land descer após ela, você terá de sacrificar a cidade dos traidores. O que com um crisol dos mundos não é problema.

Ancient Tomb ***** : Segunda melhor sol land que tem, ela adiciona duas incolores também, seu drawback é que você perde 2 de vida para cada vez que usar ela, porém temos modos de contornar esse drawback

Crystal Vein *** : Terceira e última sol land, muitas builds não usam ela por falta de espaço devido a 8 slots serem das outras 2 sol lands, porém é uma ótima opção para versões mais baratas do deck, ou que usam e abusam de crucible of worlds.

Lands artefatos de mirrodin **** : Ancient den, great furnace, tree of tales..etc todas elas são importantes para sua build, seguindo a respectiva cor de cada uma. Elas podem ser usadas como alvo da habilidade do goblin welder e do kuldotha forgemaster, então são necessárias , único problema é serem alvos de wasteland.

Darksteel citadel ***** : É uma land artefato de mirrodin mas como ela é um pouco diferente decidi deixar ela a parte das de cima, ela gera uma incolor mas é uma land indestrutível, logo ela é um perfeito alvo para welder/ kuldotha e não sofrer com efeitos de wasteland.

Cavern of souls *** : Não é necessário um set (ainda mais por falta de slot) mas usada na hora certa e nomeando o tipo certo, ela é uma win condition, a vantagem é que o MUD tem poucos tipos de criaturas diferentes entre si, o que facilita nomear um deles para tirar vantagem baixando outra criatura do mesmo tipo, explicarei isso mais tarde.

Buried Ruins *** : Usada com crisol dos mundos pode ser uma fonte de recurso muito boa para retornar artefatos para a mão, usada sabiamente pode ajudar muito (como em resposta a uma extração cirúrgica!).

3.b) Melhores criaturas

Nessa parte vou explicar algumas criaturas, elas estão divididas em 2 partes, criaturas de utilidade e beaters.

----Criaturas de Utilidade----

Kuldotha Forgemaster ***** : Com esse cara você tem o tutor de artefatos, a stoneforge do MUD, por um custo de sacrificar 3 artefatos, você busca um artefato e coloca em campo, é uma questão delicada qual artefato por, pode parecer simples (cof cof blightsteel) porém o buraco é mais embaixo, vou explicar isso mais a frente. O corpo 3/5 também faz um perfeito block para Crânio marreta e um early/mid tarmogoyf.

Metalworker ************ : dispensa comentários :P

Goblin Welder ***** : Como explicado anteriormente, esse goblinzinho é uma dor de cabeça constante para seus oponentes, porém, como o kuldotha, usado sabiamente ele tem seu poder levado ao limite, não seja afobado, ele é uma criatura de SUPORTE e não um simples cheat de artefato mais rapido, falarei disso mais tarde também.

Phyrexian revoker **** : Um ótimo disrupter de criaturas/planeswalker/seja lá o que for com custo de ativação que não um terreno, ele ajuda a fazer um lock e pode parecer um bixo irrelevante porém ele ganha jogos, um revoker para jitte / JTMS é o que pode te salvar da perda. Jogadas de tacar ele no cemitério devolver com welder depois podem ser ótimas para reciclar o card nomeado anteriormente e impossibilitar outra estratégia do oponente

----Beaters----

Lodestone Golem ***** : É um MUST HAVE sem discussões! 4 no deck, no mínimo 3, com um corpo fortíssimo de 5/3 ele é um ótimo beater, porém a habilidade dele é o que mais importa, todos os custos que não são artefatos são aumentados em {1}, isso no early game é violento demais, um lodestone golem turno 1 ou turno 2 pode te ganhar jogos (na maioria das vezes ganha mesmo).

Wurmcoil Engine ***** : Outro must have no deck, 3 é o número ideal apesar de muitas listas usarem 4 no md, lifelink ajuda na perda de vida que a ancient tomb gera, 6/6 é um corpo forte no legacy, é difícil um goyf chegar em 6/7 então ele é um ótimo para goyf, para crânio marreta , para tudo, e se mesmo assim um bixo maior estiver no campo do outro lado, o deathtouch cuida do problema, mas outra jogada interessante que só o MUD pode oferecer é Goblin Welder + Wurmcoil Engine, fazendo do jeito certo você vai ter o Wurmcoil em campo rodeado das fichas que ele gerou por ter ido e voltado pro grave muitas vezes :)

Myr Battlesphere *** : uma grande fonte de dano se usada no early game, e uma fonte IMENSA de dano se usada no late, devido ao mesmo motivo do wurmcoil engine e goblin welder (viu como é um goblin importante no deck?), o fato dela gerar 4 fichas ajuda muito para sacrificar elas para o kuldotha forgemaster sem precisar sacrificar algo relevante que pode fazer falta depois.

Blightsteel colossus ***** : É o entrou-deixou-fodeu, se ele entrar e o oponente deixar então fodeu pra ele, basicamente o alvo #1 do forgemaster.

Sundering Titan ***** : O rival do blightsteel no cargo de alvo #1 do forgemaster, com sua habilidade de land destruction violenta faz com que ele seja um alvo perfeito, com um corpo imenso de 7/10 faz dele um ótimo beater, E melhor ainda, se o cara quer remover ele de campo então melhor ainda! sua habilidade de land destruction é ativada novamente fazendo com que ele pense 2x antes de tirar o bixinho do campo, detalhe adicional: dual lands, ele limpa as duais do inimigo com uma destreza que é maravilhoso de ver, como as duais contam como 2 tipos básicos de cada então quase sempre se vão 2 ou 3 duais quando ele entra em campo.

Steel Hellkite ***** : Muita gente usa o hellkite no md porém eu acho que o lugar dele é no sb, porém suas habilidades são muito boas,sua habilidade de cólera para limpar o campo de batalha (ja vi um hellkite acabar com uma progenitus, só ter a mana necessária, o que no MUD é tranquilo), sua habilidade +1/+0 é muito boa para dar uma pressão no oponente.

3.c) Melhores artefatos
Aqui entramos na parte dos artefatos de suporte e lock ao deck.

Crucible of Worlds *****: Possibilita jogar lands do cemitério, com wasteland isso é um lock forte e para city of traitors e crystal vein serem jogadas uma após a outra, a solidez que essa carta proporciona é muito boa.

Grim monolith *****: Must have, melhor fonte de mana gerada por artefatos que existe no legacy, seu drawback de desvirar pode ser resolvido facilmente com outro artefato.

Thran Dynamo **** : Um outro Grim monolith sem drawback, auxilia muito, mais usado nas builds sem cor

Voltaic key **** : É ótima para desvirar artefatos garantindo um efeito de vigilância aos beaters, para desvirar o metalworker e gerar mais mana ainda, grim monolith..etc

Tangle Wire **** : Um lock perfeito, obrigar o oponente a virar permanentes na upkeep dele, é o que você precisa para estabelecer uma ameaça sem ter medo de uma resposta imediata, você também tem que virar as permanentes mas o fato que na sua upkeep um marcador de fade vai sumir e fazer você virar uma a menos que o oponente te deixa em vantagem, E o fato das sol lands/grim monolith/metalworker estarem desvirados faz com que qualquer outra coisa que você seja obrigado a virar não seja tão crucial para perder o jogo.

Mindslaver *** : Apenas funciona com um goblin welder, usando ela junto com o goblin é um instant win, você comba e controla infinitamente o turno do oponente.

Staff of domination **** : Outro combo infinito que pode ser feito, com um metalworker em campo e 3 artefatos na mão (para gerar 6 manas) você tem mana infinita pelo staff e assim pode ganhar vida infinita/draw infinito, enfim, outra instant win.

Spine of Ish Sah **** : Early game isso é um land destruction que pode fazer sua vitória, mid-late game é um Planeswalker Kill ou batterskull/jitte..etc. 1 no deck é interessante.

Lightning Greaves ***** : Equipar por 0 dando haste e shroud? por apenas duas manas? :P

mox opal/lotus petal *** : Não são tão interessantes pela quantidade de mana gerada, podem ocupar slots que tem mais relevância, porém dependendo da quantidade de mana colorida que você precise, uma mox opal pode fazer uma pequena diferença.

Trinisphere ***** : Melhor early lock que existe no MUD, sem comentários, fazer uma trinisfera turno 1 ou turno 2 é fazer o oponente chorar e fazer mana-vai por um bom tempo.

Chalice of the Void ***** : Essa carta é linda, sem comentários, ainda mais no legacy, a frase mais famosa que um jogador de MUD pode falar é cálice pra 1, fazer isso no TURNO UM, é praticamente uma win condition, sem brainstorm, sem jesus (swords to plowshares), sem surgical..etc, percebe? o fato é que ela para as suas cartas também, logo: sem goblin welder, sem faithless looting e sem voltaic key, mas é um bom preço a se pagar, o goblin welder ainda pode ser usado via cheat com caverna das almas, porém faithless looting esqueça, por isso o chalice é mais usado no sb (nas builds de welder).

4. Sideboard
Aqui é uma parte importante, vou mostrar as cartas mais relevantes, claro que é muito variável ao meta game porém muita coisa aqui é o que para os decks top que tem no legacy, estratégias fora do sb eu vou comentar mais tarde:

STONEBLADE:
Nosso maior problema aqui além dos counters são as cartas de manipulação de deck (brainstorm, ponder..etc) e PRINCIPALMENTE Jesus! Swords to plowshares acaba violentamente com qualquer beater que temos, a vida ganha é um pequeno consolo apenas, contra isso podemos fazer o que?

1)Chalice of the voild para 1!, SEMPRE! isso vai desligar eles totalmente.

2) Surgival Extraction/ Faerie Macabre, o fato deles reciclarem tudo novamente com snapcaster mage é um porre, faeria macabre resolve isso de um jeito eficiente, e ele não pode counterar elas então é ótimo, surgical ajuda em qualquer coisa, tirar FoW / Jesus / ..etc o que for mais irritante para você

3)Phyrexian revoker para Jitte/JTMS/Elspeth, são os 3 alvos que mais uso, ele vai lhe dar tempo para achar sua vitória enquanto segura (nem que por 1 ou 2 turnos) a carta nomeada

BURN:
Com burn o problema é fácil: Trinisphere e cálice pra 1.

COMBOS EM GERAL:
MUD é bad matchup para combos, qualquer coisa que aumente o custo ou que atrase eles é suficiente para eles perderem (oi trinisphere e lodestone golem) mas se quer dar um lock mais forte ainda temos outros artefatos de lock como thorn of amethyst e sphere of resistance

BUG:
Blood moon e Sundering titan ja quebram as pernas dos jogadores de BUG, blood moon pode ser instant win caso ele deixe entrar, cálice para 1 também (assim como muita mais coisa)

5. Estratégias e jogadas interessantes

Nessa penúltima parte entra o que acho mais importante nesse primer todo: Como diabos pilotar o deck, pode não parecer mas MUD é um deck bem complicado e difícil de pilotar, não falo isso para me vangloriar ou tentar fazer o deck parecer importante, longe disso!. Com esses 2 anos e meio pesquisando e testando e evoluindo eu aprendi algumas coisas com o deck e que fazem toda diferença no mundo na hora de pilotar ele, então quero simplesmente passar meu conhecimento dessa parte para vocês, sempre procuro aprender mais e mais sobre o deck e suas possíveis jogadas, o que fazer para surpreender o oponente e nunca fazer jogadas padrões/óbvias, vou listar algumas coisas importantes:

Usar o goblin welder não é tão simples e intuitivo quanto parece.

Quando comecei a testar o MUD, minha principal estratégia era tentar resolver um goblin o mais rapido possível, seguido de um faithless looting para por um bixão grande em campo, não que seja uma estratégia ruim mas ela é muito ÓBVIA, e muito fácil de quebrarem, aos meus olhos a função do goblin welder é suporte, ele tem de ser usado sabiamente, quase nunca deixe ele virado, sempre use ele em resposta a algum efeito do oponente e principalmente use ele no FINAL do turno dele! pode parecer óbvio mas isso é o que faz ele ser tão forte e não o simples fato de por um wurmcoil turno 2.

O goblin funciona para o grave do oponente também então você pode atazanar ele tirando o batterskull de campo e devolvendo alguma coisa tosca no lugar, tirar aquele cranial platting e devolver um ornitóptero, coisas do tipo, usar o goblin como instant é a melhor coisa a se fazer, um cara vai ver seu campo limpo e intuitivamente atacar, em resposta use ele e traga um wurmcoil pro campo e bloqueie, ganha 6 pontos de vida e um vorme que não vai ter jura de invocação quando passar o turno :) É assim que ele deve ser usado, pode parecer tudo muito óbvio mas pessoas tendem a fazer os efeitos de maneira óbvia e em padrões fáceis de serem detectados,não faça isso por favor

Outra jogada interessante com ele é sempre reciclar o Tangle Wire para o divertimento do oponente, ou melhor , dependendo de quão crucial seja não virar suas permanentes, ponha um tangle wire, passe o turno, oponente vira 4, no final do turno dele, taque o seu tangle wire no grave para não precisar virar 3 permanentes no passe do turno.

Usar o Kuldotha forgemaster não é tão simples e intuitivo quanto parece.

Esse é outra carta que parece sempre muito óbvia, use ele pra blightsteel e ganh..ops, tomei um jesus na cara e de quebra perdi 3 artefatos, poxa ):, entende? O kuldotha não é para ser usado na pressa de por um bixão em campo, ele é outra carta de suporte que tem que ser usada de maneira inteligente, em resposta a algo bem ESPECÍFICO, e de preferência sem sacrificar o próprio, a não ser em casos de extremo desespero. Alvos interessantes pro kuldotha são coisas para parar planeswalkers ou destruir algo, espinha de ish sah e phyrexian revoker são ótimos alvos para ele, pode parecer um custo caro a se pagar para por um 2/1 em campo porém é um 2/1 que vai travar a carta decisiva do oponente naquele momento!

Ontem mesmo ganhei de um stoneblade de um amigo meu porque tutorei pra um phyrexian revoker para parar a elspeth dele e não deixar ela ficar dando +3/+3 ou criar fichas, ou uma espinha pra destruir uma jitte, são alvos chave para controlar o campo! SUndering titan é a única criatura que me sinto 100% seguro que quando ele entrar e alguém for tirar ele eu vou ficar mais feliz ainda, eu não vejo ele como um beater 7/10 e sim como um Land Destruction massivo, bater 7 por turno é um bônus apenas, é igual o snapcaster, ele é 99% das vezes usado como uma instant que da flashback no grave , sundering titan é uma instant de land destruction.

Não dependa do metalworker para ganhar

Esse é um problema forte, um early metalworker é o que pode decidir sua vitória ali mesmo,seu oponente sabe disso também, então ele dificilmente vai ficar no campo pra no turno seguinte fazer uma festa de 10-12 manas, então nunca vá com mãoes de abertura que dependem dele ou de um grim monolith para fazer alguma coisa, você baixa um grim monolith e vira ele adicionando 3 manas pra baixar um metalworker que é anulado, parabéns! você tem um monolito virado que não vai desvirar no próximo turno e provavelmente mais nada na mão.

Por esses motivos o MUD é um deck difícil de pilotar, suas cartas tem idéias e estratégias óbvias acopladas nela, estratégias que se usadas do jeito óbvio podem te garantir sim a vitória porém com jogadores experientes você tem que pensar fora da casinha e fazer um pouco diferente, veja além das linhas, o deck tem um potencial monstruoso para bater de frente com qualquer coisa no legacy, isso nas mãos e cérebro certos!

A inconsistência do deck é um problema, não temos manipulação de deck suficiente para fazer a inconsistência sumir, mas jogando de maneira estratégica e sem afobação o fator inconsistência é diminuído consideravelmente, essa é a minha visão pelo menos.

6. Decklists
Aqui vou finalmente mostrar os tipos de MUD que existem e como uma lista fechada se parece, em cima de cada uma delas vou dar uma breve explicação

====WELDER MUD====
Aqui temos o arquétipo que usa e abusa do welder e faithless looting para fazer jogadas absurdas e não-usuais , essa lista é a que eu desenvolvi e jogo atualmente , fruto de muito trabalho duro e dedicação ao magic :)

Artefatos
4 Grim monolith
3 Tangle Wire
2 Crucible of Worlds
3 Lightning Greaves
1 Mindslaver
1 Spine of Ish Sah

Criaturas
4 Goblin Welder
2 Phyrexian Revoker
4 Metalworker
3 Kuldotha Forgemaster
3 Lodestone Golem
3 Wurmcoil Engine
1 Sundering Titan
1 Blightsteel Colossus
1 Phyrexian Metamorph

Spells
3 Faitless looting

Lands
4 city of traitors
4 ancient tomb
4 mountain
4 great furnace
2 cavern of fouls
2 buried ruins

====MUD STOMPY====
Essa versão é uma versão sem cor do MUD,que usa e abusa de muita geração de mana e um número maior de beaters.

Artefatos
4 Grim monolith
2 Thran Dynamo
4 Chalice of the Void
4 Trinisphere
1 Lightning Greaves
1 Staff of nin

Criaturas
1 Blightsteel colossus
1 Myr Battlesphere
1 Phyrexian Metamorph
1 Platinum Emperion
1 Steel Hellkite
1 Sundering Titan
3 Wurmcoil Engine
4 Kuldotha Forgemaster
4 Lodestone Golem
4 Metalworker

Planeswalkers
1 Karn Liberated

Lands
1 Buried Ruin
4 Ancient Tomb
4 Cavern of souls
4 City of traitors
4 Darksteel citadel
4 Wasteland

====ARMAGEDDON STAX====
Vou por uma build da contra-parte do MUD, para os que ficaram interessados em saber quão diferente é a linha que esse deck segue, vai notar que o lock que ele faz é absurdo.

Artefatos
4 Smokestack
4 Crucible of Worlds
4 Chalice of the void
4 Engineered Explosives
4 Mox diamond
4 Trinisphere

Criaturas
4 Magus of the Tabernacle

Outros Spells
4 Armageddon
4 Ghostly Prison

Lands
4 Ancient tomb
3 City of traitors
3 Crystal Vein
4 Mishra\'s factory
4 Flagstones of trokair
5 Plains
1 Tabernacle at pendrell vale


\"Eu adorei a idéia do deck! porém eu não tenho tanto dinheiro para investir em um MUD, como faço?\" Tenho algumas alternativas mais budget para algumas cartas que podem ajudar um pouco, essa lista aqui não é barata porém comparado com o MUD ela é bem mais barata e mais amigável de se jogar no ambiente casual:

====CASUAL/BUDGET MUD====

Artefatos
4 Basalt Monolith
2 Lightning Greaves
4 Lotus Petal
2 Mox Opal

Criaturas
4 Treasure Mage
3 Master Transmuter
3 Myr Battlesphere
2 Wurmcoil Engine
4 Etched champion
2 Kuldotha forgemaster
1 Spine of Ish Sah

Spells
4 Thoughtcast
4 Ponder

Lands
4 Seat of the synod
4 Crystal vein
4 Cloudpost
4 Glimmerpost
2 Island
2 Darksteel citadel

7. Curiosidades

Essa sessão fiz só para comentar algumas coisas, como os famosos problemas de inconsistência, não deixe que isso te desânime! Quando comecei a jogar com o MUD eu sofria demais com isso e desanimava, mas eu fazia tudo que eu falei que acho errado em como jogar, quando comecei a pensar um pouco diferente por mais que os problemas estavam presentes, o efeito deles ficaram bem menores e consegui ganhar mais vezes e contra outros decks, não desanime :)

Outra coisa, o que impede o MUD de ser um tier 1 consistente ? Uma palavra, lista de banidas. MUD é um deck vintage praticamente, na divisão de formato em 2004 de vintage pra legacy, o MUD ficou em vintage, na época grim monolith e metalworker eram banidos em legacy então imagine , não era inviável, não existia lodestone golem nem forgemaster..etc Hoje o deck no legacy evoluiu MUITO, cada edição pode ter um artefato ou uma sinergia que pode fortalecer os laços com cartas do deck (vide faithless looting), cada edição eu estou sempre esperando aquele artefato que vai ter um lugar no meu tão querido deck, e creio que no futuro teremos algum artefato ou alguma carta que vai balanças as estruturas do MUD, o fato dele ser um deck de artefatos faz ter essa vantagem :) Não tem uma carta ou duas que definem o que o deck é, ele é bem abrangente como espero ter conseguido mostrar.

Mas só de curiosidade vou mostrar umas cartas que são banidas e que fazem muito estrago no MUD vintage (que é um top top até onde sei), qualquer desbanimento dessas cartas faria o MUD subir as estrelas em questão de segundos, porém eu duvido muito que alguma dessas cartas vão sair da lista, visto que não só no MUD que elas fazem um estrago.

Mishra\'s Workshop: Sol land? isso aqui é uma grim monolith land para criaturas! a velocidade que esse terreno da pro deck é ABSURDA, se não existisse o affinity quem sabe essa carta seria legal no formato.

Memory Jar: enxer sua mão de volta para novos geradores de mana com o metalworker é ridicula, comprar 7 cartas é muito forte em qualquer deck, mas o MUD fazia a festa com esse artefatinho

Tolarian Academy: Ahhh, tantas lembranças, essa carta foi banida por causa de um deck chamado Academy Stroke, um old standart que é tido como O deck mais forte de todos os tempos, por causa dele essa carta nunca mais viu a luz do dia, academia tolariana no MUD seria ridicula, imagine a aceleração de mana, ou ainda mais, pra o efeito +1/+0 do steel hellkite, ja fiz ele ficar +26/+0 no cockatrice.

Sol Ring/Mana crypt / Mana vault: Os irmãos mais velhos do Grim monolith, aceleração absurda de mana.

Wheel of fortune: Combustível para ambos goblin welder e metalworker? why not? hehe

E é isso ae pessoal, desculpa pelo longo Primer, espero que tenham gostado, gostaria muito da opinião dos jogadores mais experientes no legacy , espero que tenham gostado também e que me ajudem com idéias e críticas construtivas, e espero que esse Primer seja uma boa referência para os curiosos, que assim como eles, eu fui um curioso que descobriu esse legacy e fiquei encantado com todas as mini sinergias e combinhos e muita coisa que ainda descubro sobre ele, é um deck maravilhoso e nunca vou desistir dele, sempre vai ter uma carta nova, é como sempre digo, só basta uma carta pra mudar todo o deck, e isso vai acontecer ainda.







Editada em: 23-01-13 11:38:41 por Vinterkrieg.
 
gogogo

Esquilo
0 Referências
Posts: 870
Registro: 02/10/12

Postado em: 22/01/13 18:49

Meus parabéns pelo artigo .

Eu sempre achei o Mud um deck interessante, certa vez, montei ele inteiro em proxies pra testar .

Eu acho que voce só esqueceu de falar uma carta ótima no deck, Wasteland. Melhora os outros locks, combina com Crucible of Worlds e por vezes ganha jogos sozinhos. Pelo menos eu acho que é must have .

Outras carta muito testável é Tampo , que melhora o principal problema do deck : falta de card quality.

Abraços

 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 22/01/13 19:43

É must have sim! haha, eu esqueci totalmente de comentar ela na parte de terrenos, comentei da sinergia na parte que falei do crisol mas esqueci da própria.

 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 00:45
Caso algumas pessoas tenham interesse: aqui tem alguns vídeos de matchups do MUD :)

MUD vs Sneak & Show
http://blip.tv/scglive/scgcol-leg-rd5-chris-song-vs-zach-carroll-6496224

MUD vs UW Miracle
http://blip.tv/scglive/scgoh-leg-top-4-eric-fry-vs-michael-belfatto-6189863

 
Sarna

Esquilo
0 Referências
Posts: 247
Registro: 22/05/12

Postado em: 23/01/13 01:46
Jogo 4fun com um 'primo' do MUD a tempos, chamo de untap, mas nem tenho como opinar nesse nivel.

Meus parabéns pela iniciativa e pelo artigo. Vou acompanhar a discussao.
 
Magic_Sharingan

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4158
Registro: 01/04/11

Postado em: 23/01/13 01:52
Parabens... Eu tenho um carinho por esse deck, uma vez eu quase troquei meus verdinhos, pra jogar de transformes hehehe...

Com certeza, a galera do forum vai ajudar a desenvolver bastante ainda este topico


Só faltou uma curiosidade:

O deck chama MUD, pq mud em ingles é Lama! Lama é marrom, da cor dos artefatos antigos xD
 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 08:08

Obrigado :)
Como disse, apesar do core ser o que define o tipo MUD, isso é uma questão de interpretação própria mesmo, é o core por aquelas serem as melhores cartas artefatos disponíveis,então se quiser poste sua lista, é uma boa idéia para outras pessoas que queiram começar a jogar com esse tipo de deck mas não tem grana disponível/não querem gastar tanto assim em um deck, e sempre gera uma discussão construtiva acerca dos decks postados.

Eu escrevi do significado do nome em algum canto do artigo, espero que ajudem! Acho que pouco gente conhece esse deck, ainda mais no Brasil, aqui em curitiba onde jogo nunca esbarrei com outra pessoa nem ouvi falar de outra pessoa que tenha um MUD, já esbarrei em 3 ou 4 stax mas só.



Editada em: 23-01-13 08:09:11 por Vinterkrieg.

 
Bascunan

Assassino
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2407
Registro: 20/12/09

Postado em: 23/01/13 08:17

No item 2 do artigo, quando fala sobre os splashes!

E eu sou louco pra montar esse deck e, inclusive, estou estudando uma versão Modern dele, pra testar e ver o que sai!

 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 09:42

Valeu :)
Uma versão modern? parece uma idéia interessante! Eu não sou um jogador modern, não sei quão rápido é o formato, pois as acelerações de mana e sol lands são todas legacy. Tem alguns artefatos interessantes como gilded lotus e mox opal mas tem que ter algum jeito de acelerar suficiente para ter um lodestone golem mais tardar turno 3 para travar o oponente, cloudpost e glimmerpost como substitutos a sol lands talvez?

 
Bascunan

Assassino
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2407
Registro: 20/12/09

Postado em: 23/01/13 09:53
Não dá, pq Cloudpost é banida no Modern, mas dá pra usar as Urza Lands (Tron), Expedition Map, além do kit Gemstone Cavern + Simian Spirit Guide pra acelerar Trinisphere/Lodestone/CotV pra 1.
Também dá pra usar Cloud Key e Thorn of Amethyst MD.


On-Topic (Legacy): Vi algumas listas que usam 4 Trinisphere SB, o que acham? IMO, um grande trunfo do deck é fazer ela no seu turno 2, não sei em que situações ou matches é melhor usa-la no SB.
 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 10:09

O trunfo da trinisfera é segurar o oponente, então creio que contra tempo decks tipo stoneblade não seja uma boa idéia porque eles se beneficiam do late game , se deixar se posicionarem é perigoso. Mas uma coisa boa da trinisfera que creio que algumas pessoas não saibam é que ela interferem em custos alternativos de spells, uma force of will por exemplo, se o cara castar ela removendo um card e pagando o ponto de vida, e tiver uma trinisfera em campo ele ainda vai ter que pagar {3} adicionais, é muito bom isso.

 
julioceliao

Lhurgoyf
0 Referências
Posts: 7820
Registro: 16/09/10

Postado em: 23/01/13 14:25
Excelente artigo! Artefatos sempre foram minha paixão no Magic, já joguei de Affinity, atualmente de UB Tezz, mas tenho uma queda pelo MUD ^^.
 
GAROTOTIC

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5469
Registro: 09/08/06

Postado em: 23/01/13 15:43
Gostei muito do artigo.
Gosto muito do deck MUD em si.
Affinity *.*
UB TEZZ *.*




Moderador Seção de Fotologs, Reports e Torneios



 
Bascunan

Assassino
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2407
Registro: 20/12/09

Postado em: 23/01/13 17:10
EEEEU acho um sacrilégio citar Affinity num artigo sobre MUD!

BTW, acho que vou proxiar algumas versões do MUD pra brincar um pouco e poder discutir alguns resultados aqui...e também tô chegando num resultado satisfatório pra MUD Modern, agora é partir pra playtest, mas isso é assunto pra outro artigo!

Editada em: 23-01-13 17:27:12 por Bascunan.
 
Sarna

Esquilo
0 Referências
Posts: 247
Registro: 22/05/12

Postado em: 23/01/13 17:37

Pode compartilhar sua lista modern ?

 
NandoMTG

Esquilo
0 Referências
Posts: 369
Registro: 29/06/12

Postado em: 23/01/13 18:04

[2]

 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 19:03
Nada contra affinity mas são decks totalmente diferentes, não tem como comparar, affinity é praticamente um zoo, muitas cartas do MUD conseguem literalmente jogar o affinity na lama (trocadilho muito bom).

Um cálice pra 0 ja é algo engraçado de ver contra um affinity

Editada em: 23-01-13 19:03:49 por Vinterkrieg.
 
GAROTOTIC

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5469
Registro: 09/08/06

Postado em: 23/01/13 19:08
Não teve comparação de decks aqui no tópico. A pessoa simplesmente disse que curtia jogar com artefatos, dizendo então que ja tinha jogado de Affinity, hoje joga de UB TEZZ aonde a base de ambos são artefatos, só isso. E por fim devido a também ter base artefato a pessoa diz ter uma queda pelo deck MUD. Entendo que a jogabilidade de cada um seja diferente uma da outra, mas não teve comparação e ambos os decks são baseados em artefatos.

E eu postei que gosto de ambos os decks.

Fórum da Ligamagic.com Legacy [Primer][Competitivo] MUD.



Moderador Seção de Fotologs, Reports e Torneios



 
Vinterkrieg

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 21/04/12

Postado em: 23/01/13 19:31

O que falei não foi direcionado a você amigo :) Mas entendo o motivo, provavelmente são os dois únicos decks artefatos bons no legacy :D, não conheço muito o UB com tezzeret, creio que seja bem mais control, não?

 
GAROTOTIC

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5469
Registro: 09/08/06

Postado em: 23/01/13 19:38
Uma lista do UB TEZZ:

StarCityGames.com Legacy Open - Cincinnati, Ohio
Number of Players : 205
Date: 07/10/2012
Format: Legacy
Deck Name: U/B Tezzeret
Position: 1

Main Deck

Creatures [9]
1 Trinket Mage
2 Solemn Simulacrum
2 Wurmcoil Engine
4 Baleful Strix

Instants [8]
1 Go for the Throat
3 Thirst for Knowledge
4 Force of Will

Sorceries [2]
2 Damnation

Planeswalkers [8]
1 Karn Liberated
3 Jace, the Mind Sculptor
4 Tezzeret, Agent of Bolas

Artifacts [12]
1 Chalice of the Void
1 Engineered Explosives
1 Relic of Progenitus
1 Thopter Foundry
2 Dimir Signet
2 Ratchet Bomb
4 Talisman of Dominance

Lands [21]
1 Seat of the Synod
1 Vault of Whispers
2 Darkslick Shores
2 Island
2 Swamp
3 Ancient Tomb
3 City of Traitors
3 Polluted Delta
4 Underground Sea


Sideboard

1 Cursed Totem
1 Ensnaring Bridge
1 Grafdigger's Cage
1 Pithing Needle
2 Dread of Night
2 Engineered Plague
1 Darkblast
1 Doom Blade
1 Vendilion Clique
2 Duress
2 Perish


Tem foto do deck: http://www.ligamagic.com.br/?view=fotolog/view&nick=GAROTOTIC&fid=224815




Mas voltemos ao tópico principal: Fórum da Ligamagic.com Legacy [Primer][Competitivo] MUD.

Editada em: 23-01-13 19:41:19 por GAROTOTIC.



Moderador Seção de Fotologs, Reports e Torneios