[VINTAGE] Bomberman e suas versões
 [VINTAGE] Bomberman e suas versões
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 26/03/13 17:14

Bem..ai eu já discordo um pouco.
Não sei se é devido a facilidade, mas esta lista que ele passou, eu tiraria o nihil e ficaria com o aether spellbomb, pois o ambiente esta muito aggro.

Acho que nesse tipo de deck, pelo que estou aprendendo, tem que ter 2 sensei div top. Um só e depender do trinket pode dar chance pro azar. Neste deck é impressionante como sensei faz a diferença, ainda mais com Confidant.

Os confidants ajudanm demais, dão gás no deck sim. Fora que é uma proteção contra aggros, serve de sparring, e podem dar a vitória numa compra significativa. As cavernas ajudam tanto ele como o trinket.

O os tutores ajudam tanto na busca de defesa como pegar o auriok salvador. Só acho que 17 lands é muita coisa.

Esta sideboard mostra claramente que estamos falando de um deck que tenha, provavelmente participado de um torneio norteamericano, pela quantidade de hates contra grave. Se fosse europeu, veriamos mais defesas contra artefatos, pois na europa MUD sempre é presente. Sendo assim, acho que destinar 6 cartas para hate grave é demais. Tiraria fácil os yixlid jailer e colocaria 1 tinker com 1 inkwell leviathan. Neste deck contra fish e bichinhos em geral, se resolver o tinker, o cara estará em maus lençóis com o inkwell.

a terceira carta seria um segundo steel sabotage. Essa carta é muito poderosa contra MUD ou um tinkersteel resolvido. Ter um só de side é pouco. Energy flux e kataki não me agradam. Tenho pelo menos 11 artefatos. Isso vai me prejudicar no futuro, logo não seria melhor outras opções? mais disenchants, negate, sei lá? Acho excencial ter pelo menos 1 perish, caso encontre um gaddok ou dar de cara com goyfs, ooze, fish em geral. Ainda mais com tutores fica bacana.

Não sei, acredito que tenha me simpatizado mais com esta versão com preto, questão de ler aqui o que todos vocês postaram e treinar mais um pouco com a versão UW, mas essa versão com preto é bem interessante.

Antes que me esqueça valeu pelos comentários construtivos a respeito do deck e de agora em diante qualquer duvida referente ao deck BOMBERMAN será postada neste tópico ok?

Gde abs

 
Chamelet

Lenda
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2275
Registro: 16/01/03
Niterói - RJ

Postado em: 26/03/13 17:55
Mas o que eu disse é meio o seguinte: se é pra jogar com preto, então porque não liberar os slots de 2 Auriok, 3 Trinket e, talvez, Spellbomb e EE pra outras coisas melhores? Saca?

E não digo nada demais não, mas coisas mais control. Tinker + Bicho; Izzet Charm, Raio, ou mesmo Hurkyl's Recall/Rebuild/Repeal.
 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 27/03/13 12:03

É o que eu penso tb.

 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 09:33
OK, ok...

Mas agora a minha, por hora comparação final que eu queria que vcs me ajudassem.

Segue o Bomberman "versão européia" de Alex Delgado, 2º lugar no LCV Enero 2013:

2 Auriok Salvagers
3 Aven Mindcensor
3 Trinket Mage

Instants [20]
1 Ancestral Recall
2 Fact or Fiction
2 Flusterstorm
2 Repeal
3 Mana Drain
3 Mana Leak
3 Mental Misstep
4 Force of Will

Sorceries [1]
1 Time Walk

Planeswalkers [3]
3 Jace, the Mind Sculptor

Artifacts [12]
1 Black Lotus
1 Grafdigger's Cage
1 Mana Crypt
1 Mox Emerald
1 Mox Jet
1 Mox Pearl
1 Mox Ruby
1 Mox Sapphire
1 Nihil Spellbomb
1 Sol Ring
2 Sensei's Divining Top


Lands [16]
1 Library of Alexandria
1 Plains
1 Tolarian Academy
2 Polluted Delta
3 Tundra
4 Flooded Strand
4 Island

side:
3 Stoneforge Mystic
1 Batterskull
3 Disenchant
1 Nihil Spellbomb
1 Ravenous Trap
2 Steel Sabotage
3 Swords to Plowshares
1 Tormod's Crypt


Vejo a presença de repeal e o side a presença de stoneforge. Isso devido ao já comentado aqui, na Europa MUD prevalece mais do que decks dependentes de graves.

Mas o que me chama a atenção são os repeals, 3 aven mindsensor, elimina-se os vendilions, 2 fact or fictions, nihil no lugar de spellbomb.

Qual vcs preferem?
 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 10:03
Como eu nào sou muito fã do combo eu prefiro essa versão, apesar de não gostar muito do FoF.
 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 10:45

Gifts no lugar de FoF é melhor?

 
Chamelet

Lenda
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2275
Registro: 16/01/03
Niterói - RJ

Postado em: 28/03/13 16:04

Acho que não. FoF é bom que gera card advantage fudido. Gosto bastante da carta. E Gifts sem Y. Will é bem mais fraco do que parece.

Eu prefiro Mindcensor a Clique.

Essa é uma boa versão também. Mas curioso, como ela é mais control do que a outra (sem preto), fico sentindo falta do Explosives...

 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 16:34

Acho que ele não usa os EE devido aos repeals...mas eu prefiro o EE neste caso. Fora isso, esta versão é mais fácil, inicialmente de pilotar que a do Justin.

 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 17:11

Não, seria pior pq vc não aproveitaria a recursão, pq não tem Will ou Snapcaster. É que 4 manas ainda é meio pesado, apesar de castável.

 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 17:13

É, eu encaixaria no mínimo um E.E nesse deck. Ainda mais pq ta usando Trinket Mage já.

 
Chamelet

Lenda
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2275
Registro: 16/01/03
Niterói - RJ

Postado em: 28/03/13 18:07

Que nada, vc tem 3 Mana Drain. Jogar isso é moleza. Até porque nesse deck vc não precisa castar FoF o quanto antes, dá pra esperar. Tipo Sphynx Revelation no T2. :P

 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 28/03/13 18:22

Sim, é castável, mas já tem várias cartas no deck com custo 3 e 4, então aumenta a chance de sair com mãos meio pesadas. O problema não é o FoF em si, é que eu gostaria de estar usando outras cartas no deck, como o E.E por exemplo.

 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 08/04/13 09:17
Joguei de bomberman no 8º encontro.

segue minha listagem:

2 Auriok Salvagers
3 Aven Mindcensor
3 Trinket Mage

Instants [20]
1 Ancestral Recall
2 Fact or Fiction
2 Flusterstorm
2 Repeal
3 Mana Drain
3 Mana Leak
3 Mental Misstep
4 Force of Will

Sorceries [1]
1 Time Walk

Planeswalkers [3]
3 Jace, the Mind Sculptor

Artifacts [12]
1 Black Lotus
1 Grafdigger's Cage
1 Mana Crypt
1 Mox Emerald
1 Mox Jet
1 Mox Pearl
1 Mox Ruby
1 Mox Sapphire
1 Nihil Spellbomb
1 Sol Ring
2 Sensei's Divining Top

Lands [16]
1 Library of Alexandria
1 Plains
1 Tolarian Academy
2 Misty Rainforest
3 Tundra
4 Flooded Strand
4 Island

side:
3 Steel Sabotage
3 Disenchant
3 Stoneforge Mystic
1 Batterskull
2 Swords to Plowshares
1 Ravenous Trap
1 Tormod's Crypt
1 Pithing Needle


O deck é dificil de jogar...mas divertido. A primeira cagada foi seguir ao pé a lista do Alex Delgado. Mana Leak no lugar de spell snare é furada! Snare é quilometros de distência melhor.

Repeal é muito bom! Coisinhas chatas como confidant, goyf são facilmente retornáveis, fora que é bem útil retornar meus trinkets!

Grafdigger de main também é a boa.

A sideboard é que é comentável.
Stoneforge ajuda muito! segura o game até você combar. Senti a falta de um perish na side, pois o ambiente esta aggro demais e ravenous trap, para o vintage paulista não vira. Um tormod ou uma relic é melhor.

vamos ao report:

1º rodada: Vitor Rising

Game 1: Jogo começa bem até que eu juniormente não anulo um Confidant, permitindo um card advantage. Sendo assim, ele desce jace, tento anular mas ele me anula, não vindo nada demais e jace domina o game.

Game 2: Não me lembro direito deste game por inteiro, apenas sei que no final eu estava estourado de vida, ele tinha uma criatura na mesma e uma carta na mão, um force of will, mas, se não me engano tinha um tampo, não sei. Eu ia descer o jace e ele com tampo, ou outra coisa que o fez comprar uma carta comprou justamente uma carta azul, anulando meu jace e finalizando com a criatura. Mas não consegui combar de forma alguma. Paciência...


2º rodada: Prata com BUG fish

Game 1: Antes de mais nada parabéns ao Prata por se arriscar em outros mares sem ser MUD. Prova que há um mínimo de vida inteligente naquele cerebro!
Prata sai forte! Dark confidants para todos os lados, goyfs e abrupt decays bombando. Não consigo sequer ter a menor chance. Ainda mais com uma mana crypt me ajudando na morte!

Game 2: Muligo até 5, sendo que tenho venho com 2 lands, forge e aven e outra coisa que não lembro. Nenhum counter. Coloco em jogo o forge, que um abrupt destroi no passe e compro simplesmente 9 TERRENOS SEGUIDOS E CONTADOS !!!!!!! Vá se fuder o azar!!!!!!!!!A ultima coisa que fiz foi descer na mão uma batterskull, facilmente anulada. Ai foi de vez pras picas.


3º rodada: Enrico Pratinha de RUG delver

Game 1: No encontro passado fui fumado por ele, quis saber qual era o deck dele e para azar dele, eu QUASE vim com o deck igual ao dele. Tinha estudado aquele deck e sabia muito bem a mecânica dele. Com os counters, fui dominando facilmente o game, até que os trinkets com os avens o consumiram.

Game 2: Stoneforge+Batterskull judia de RUG. Swords faz a limpa, ele arriscou em sair com uma mão +/-, e eu também, pois tinha uma mana crypt e uma planicie juntamente com stoneforge, flusterstorm e mais nada! Tinha que comprar um terreno com azul a qualquer custo e logo de cara caguei em comprar uma flooded strand! Ai eu tinha proteção para minha stoneforge. Em meados do game, desco um Jace, que vou jogando as criaturas do topo dele no fundo. O ruim de Delver é isso: Se vc não tiver acesso aos bichos, fudeu. Com jace e batter batendo, foi game para mim!

4º rodada: Elias Pantoja de Demon oath

Game 1: Primeira vez do Elias no nosso vintage, seja bem vindo! Só havia um problema: Eu emprestei o deck para ele jogar! Ou seja, conhecia aquele deck de trás para frente e seus movimentos não foram friamente calculados. Logo de cara consegui baixar uma grafdigger e ele simplesmente viu o barco passar.

Game 2: como ele não conhece o ambiente, ficou dificil para ele e desta forma foi fumado facilmente por nova grafdigger e batterskull.

2-2.

De certa forma, com perdão aos que ganharam, achei meio injusto. Mimimi a parte, o deck é bem bacana, sua mecânica é disciplinadora, vc deve "permitir" certas jogadas acontecerem, não todas (vide não anular BoB). Tem que ter sangue frio.

Não consegui combar de forma alguma. Foi bem complicado, pois joguei contra 2 decks aggros, que são rápidos e não permitem um bom late game. Fora, de certa forma a minha inesperiência com o deck.
O que me chamou a atenção foram 2 coisas: Achei mais fácil descer Jace neste deck do que, se eu estivesse jogando com um jace control ou com gush qualquer coisa. E minha descrenã em fact or fiction acabou. No bomberman esta carta é muito poderosa! Altamente explicável o motivo de ter 2 no deck!

Stoneforge é o man of the match do side, sem nenhuma duvida!

Muito bacana o deck, gostei mesmo. Tive meus receios, achei que ia levar chumbo facilmente, pois tenho mais facilidade de jogar com decks de fish, mas me surpreendi com o deck. Parece estupidez, mas as vezes a enorme quantidade de tutores que vc tem, em um deck com splash preto, pode te atrapalhar, te forçar a tomar opções erradas, mas isso é minha opinião. Muito treino ainda me aguarda.

Pensei em colocar um tinker-bot no deck, mas percebi que não é a boa, pois os artefatos não são facilmente encontrados como em decks que tenham ponder, preordain no meio.

Resumindo: Se você esta buscando uma opção com base de azul diferente das costumeiras, se vc tiver sangue frio e saber que QUALQUER deck contra você é um desafio, Bomberman é altamente recomendado.

Um gde abs a todos e até o próximo encontro!
 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 09/04/13 10:45
Pergunta:

Em determinados sides, eu vi rest in peace.

Como trabalhar com rest in peace e o combo do bomberman?

Segue uma decklist, com este side:

1 Aven Mindcensor
2 Auriok Salvagers
2 Vendilion Clique
4 Trinket Mage

Instants [17]
1 Ancestral Recall
1 Flusterstorm
1 Thirst for Knowledge
3 Mental Misstep
3 Spell Snare
4 Force of Will
4 Mana Drain

Sorceries [1]
1 Time Walk

Planeswalkers [4]
4 Jace, the Mind Sculptor

Artifacts [13]
1 Aether Spellbomb
1 Black Lotus
1 Engineered Explosives
1 Grafdigger's Cage
1 Mana Crypt
1 Mox Emerald
1 Mox Jet
1 Mox Pearl
1 Mox Ruby
1 Mox Sapphire
1 Sol Ring
2 Sensei's Divining Top

Lands [16]
1 Plains
1 Tolarian Academy
2 Cavern of Souls
2 Polluted Delta
3 Island
3 Tundra
4 Flooded Strand

side:
4 Swords to Plowshares
3 Rest in Peace
2 Disenchant
2 Steel Sabotage
1 Devout Witness
1 Grafdigger's Cage
1 Pithing Needle
1 Tormod's Crypt

A minha duvida é: no side o cara tira os aurioks, o aether spellbomb? Acho que sim né, senão, como vcs acham que ele faz?
abs
 
maurobad2k4

Cavaleiro
10 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1792
Registro: 10/09/05
São Paulo - SP

Postado em: 09/04/13 11:13
@Horde : Ele tira o combo e entra com os RIPs. Eu já vi em matches contra dredge deixarem os aurioks e ainda entrar com eles, mas na prática o Auriok só funcionou como sendo um bicho 2/4 na prática, que até foi útil no game que eu vi, mas não acho que compensa de modo geral.
 
netotiete

Mago
0 Referências
Posts: 574
Registro: 25/09/05
Tietê - SP

Postado em: 09/04/13 11:17
OFF TOPIC: quando sera o próximo encontro?
 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 09/04/13 11:40

Dia 11/05 mestre, se nada der errado!
Gde abs

 
netotiete

Mago
0 Referências
Posts: 574
Registro: 25/09/05
Tietê - SP

Postado em: 09/04/13 13:25

Putz, vou viajar bem nesse dia =/
Vai ficar para o outro ainda.

 
Leooooh

Esquilo
0 Referências
Posts: 181
Registro: 22/07/08
São Paulo - SP

Postado em: 09/04/13 14:22
Horde, ao ler o seu report e ver q vc não combou nenhuma vez soa estranho. Eu sei q mtas vezes, esse deck não irá ganhar via combo, mas sim por controle absoluto do jogo, quase q igual a um landstill, só que com um clock um pouco mais rápido.

Eu ja joguei algumas vezes com esse deck (mto divertido alias), e a versão de antigamente como a atual são bem parecidas (umas e outras modificações, mas a idéia continua sendo a mesma), então vou deixar algumas dicas que aprendi.

Vi que vc não estava usando a Aether Spellbomb. Essa foi uma cagada master cara, na boa!!!Essa carta é extremamente util no deck. Não há nenhum motivo pra vc tirar ela do deck. Uma Aether na mesa, funciona mtas vezes como uma Grafdigger, pois como atualmente o bot usado por todos é o Blighsteel, o oponente vai precisar primeiro tirar aquela Aether da mesa pra poder descer o bichão o q ja da uma beeeeela atrasada no jogo dele. Ela tbm é util em devolver os seus Trinket Mages pra sua mão, possibilitando vc pegar mais artefatos para resolver os seus problemas. Outra grande utilidade dela é na hora q vc consegue combar com o Auriok+Lotus. Se vc estiver jogando contra um deck aggro, vc simplesmente devolve todos os bichos para a mão do oponente, compra praticamente o seu deck inteiro, baixa varios bichos manda uma Time Walk e corre pra vitória. Ja usou o Time Walk... Sem problemas, vc compra cartas até fazer uma mão de counters e tudo que cair do outro lado de criatura vc devolve com a Aether Spellbomb e continua batendo com o Salvagers. Se algo ainda passar pelos seus counters (o q é bem improvavel), vc ainda tem uma outra carta q vc jamais deveria ter deixado de fora que é o Engineered Explosives. Resumindo, NUNCA tire a Aether Spellbomb do deck hahahhahahaha!!!No pior de todos os casos, ela ainda é um draw, e uma espécie de draw engine com o Salvagers.

Outra coisa, sempre, mas sempre, vc deve maximizar os Trinket Mages nesse deck. Alem de ser muitas vezes a sua kill condition, ele é o seu principal tutor. Ele busca as partes do combo que faltam, alem de ser muito util em buscar artefatos para te ajudar, como a Aether Spellbomb, Engineered Explosives, Sensei (Um dos principais alvos tbm, ja q ele ajuda demais em tudo) Grafdigger e a Lotus (várias vezes eu tutorava ela pra descer coisas no mesmo turno, como os Salvagers, Mindcensor e etc). Esse maguinho é foda nesse deck é jamais vc deverá usar menos q 4.

Com o usao dos 4 Trinket, o Engineered Explosives, é mandatório. Alem de limpar a mesa contra decks aggro, ele tbm ajuda demais a evitar q peças chaves entrem em jogo. Sem contar tbm q ela comba com o Salvagers, o q é mais animal ainda. O EE (Engineered Explosives) junto com o Salvagers é praticamente gg contra um aggro. Vc só tem q evitar que um Null Rod caia na mesa (counter é o q não falta nesse deck) que de resto, o EE resolve todos os seus problemas . A Ccrta é top simplesmente, e todo deck de controle costuma usar ela, devido a sua versatilidade. Esse deck não é exceção, ainda mais tendo a possibilidade de recursão com o Salvagers, deixa ela ainda mais letal! Sempre tenha uma de maindeck no Bomberman.

Uma lista que está muito sólida, foi uma postada recentemente no TheManaDrain daquele cara chamado Justin Kohler q ele venceu um torneio.

Segue a lista

First – Justin Kohler
"Red Deck Wins"

1 Aven Mindcensor
2 Auriok Salvagers
2 Vendilion Clique
4 Trinket Mage
1 Ancestral Recall
1 Flusterstorm
1 Thirst for Knowledge
3 Mental Misstep
3 Spell Snare
4 Force of Will
4 Mana Drain
1 Time Walk
4 Jace, the Mind Sculptor
1 Aether Spellbomb
1 Black Lotus
1 Engineered Explosives
1 Grafdigger’s Cage
1 Mana Crypt
1 Mox Emerald
1 Mox Jet
1 Mox Pearl
1 Mox Ruby
1 Mox Sapphire
1 Sol Ring
2 Sensei’s Divining Top
1 Plains
1 Tolarian Academy
2 Cavern of Souls
2 Polluted Delta
3 Island
3 Tundra
4 Flooded Strand

SB:
4 Swords to Plowshares
3 Rest in Peace
2 Disenchant
2 Steel Sabotage
1 Devout Witness
1 Grafdigger’s Cage
1 Pithing Needle
1 Tormod’s Crypt


Ao meu ver a lista está perfeita. Extremamente sólida e consistente.

Na época q eu joguei de Bomberman, não tinha testado as Clique, mas elas devem ser extremamente uteis nesse deck alem de bater mto bem! Ela, juntamente com qualquer outro bicho do deck, ja é 5 por turno.

Eu tbm não sei como a Cavern of Souls funciona nesse deck. Ela me parece a principio que deva atrapalhar em algumas situações em que vc precisa de mana para counters, sem contar que nem todos os seus bichos possuem o mesmo tipo (humano, wizard e etc). Mas ter o possibilidade de fazer tanto o Salvagers como o Trinket sem se preocupar com counters é absurdo, ja q esses caras são uma espécie de bomba do deck. Não sei se vc testou essa carta, mas se não testou vale a pena dar uma olhada, ja q todas as listas q eu vejo desse cara, ele sempre esta usando ela!

Com relação ao RIP na side é baiscamente o q o Maurão disse. O seu combo de Salvagers + Lotus + Aether não funciona contra dredge, sem contar que ele é lerdo e demora uma eternidade as vezes pra montar. Então é muito mais util vc colocar uma carta de 2 manas q fode lindamente com a vida do dredge do que tentar montar o combo. Sem contar q o próprio Auriok é extremamente inutil contra dredge. Vc pode até testar colocar 4 RIP na side e um Helm of Obedience. Mas ainda me parece bem mais viavel manter os RIPs e proteger eles com os counters e ganhar. Mais consistente!!!!

Acho que isso deva te dar uma ajuda. Continue praticando com esse deck q atualmente ele parece estar bem forte no ambiente.

Espero ter t dado uma ajuda!!!
 
HORDE_TROOPER

Besta
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1343
Registro: 24/03/08
São Paulo - SP

Postado em: 09/04/13 15:46

Fala bunitão!

Primeiramente sim, minha lista tem aether spellbomb. Não sei diabos da onde vc tirou que não ia.

Sim a lista do Justin é boa...mas sinceramente preferi mixa-la com a de Alex Delgado. Repeal de main e 2 fact or fiction são ótimos.

Conforme foi discutido aqui, aven mindsensor é melhor! Evitar tutorar é melhor que esperar para a merda acontecer.

Cavern é ótimo! Só to na duvida de ter 2 ou 1. Nomear trinket é muito bom.

Mas o que instiga é: Cabe as seguintes cartas?
Mystical tutor, tinker-algum bot?
abs