Load or Cast
Regra de Lendas.
 Regra de Lendas.
Kire

Esquilo
0 Referências
Posts: 191
Registro: 11/02/10

Postado em: 08/04/13 13:55
Olá, nos commanders da vida, com tantos oponentes clonando os bichões, gostaria de saber uma coisa:

A regra de Lendas cai na pilha? Resolve ou algo assim?
 
lgmercadante

Esquilo
0 Referências
Posts: 4703
Registro: 22/01/12

Postado em: 08/04/13 13:59

Não, a Regra das Lendas é uma state-based action (SBA) e NÃO utiliza a pilha.

A checagem das SBA acontece SEMPRE antes de um jogador receber a prioridade. Não há a chance de resposta.

704. State-Based Actions

...

704.3. Whenever a player would get priority (see rule 116, "Timing and Priority"), the game checks for any of the listed conditions for state-based actions, then performs all applicable state-based actions simultaneously as a single event. If any state-based actions are performed as a result of a check, the check is repeated; otherwise all triggered abilities that are waiting to be put on the stack are put on the stack, then the check is repeated. Once no more state-based actions have been performed as the result of a check and no triggered abilities are waiting to be put on the stack, the appropriate player gets priority. This process also occurs during the cleanup step (see rule 514), except that if no state-based actions are performed as the result of the step's first check and no triggered abilities are waiting to be put on the stack, then no player gets priority and the step ends.

...

704.5k If two or more legendary permanents with the same name are on the battlefield, all are put into their owners' graveyards. This is called the "legend rule." If only one of those permanents is legendary, this rule doesn't apply.

 
Kire

Esquilo
0 Referências
Posts: 191
Registro: 11/02/10

Postado em: 08/04/13 14:20
Hum... Então, a checagem será quando não houver nada na pilha, certo?

Bom, a regra das lendas é só o pico do iceberg.

Minha duvida é essa aqui:

Jogando CMD, eu tinha em jogo um Senhor dos Fractius, única criatura em jogo.
Meu oponente jogou um Clone. Eu tinha como devolver meu Fractius pra mão.

Foi quando surgiu a primeira duvida: se eu devolvesse, o que aconteceria com o Clone, uma vez que, meu bicho seria o "alvo"?

Mas, fui alem e matutei acseguinte jogada: Clone entra. Copia Senhor dos Fractius. Colocaria na pilha 1 Pegar o controle do fractius alvo (skill dele) 2 devolver Senhor dos Fractius. Mas, já saquei que seria impossivel. Ainda bem que achei muito estranha e não fiz no play.
 
lgmercadante

Esquilo
0 Referências
Posts: 4703
Registro: 22/01/12

Postado em: 08/04/13 14:32

Errado.

Após um jogador jogar uma mágica ou ativar uma habilidade, a prioridade volta para ele. Antes que ele a receba há a checagem das SBA.

Após a resolução de uma mágica ou habilidade, o jogador ativo (dono do turno) recebe a prioridade. Antes que ele a receba há a checagem das SBA.

Quando o jogador passar a prioridade para você, haverá a checagem das SBA.

Como eu falei, a checagem das SBA ocorre sempre antes de um jogador receber a prioridade, SEMPRE!

Talvez você esteja com alguma dificuldade nesse aspecto de prioridade e tals. Segue algumas regras sobre prioridade:

116.3. Which player has priority is determined by the following rules:

116.3a The active player receives priority at the beginning of most steps and phases, after any turn-based actions (such as drawing a card during the draw step; see rule 703) have been dealt with and abilities that trigger at the beginning of that phase or step have been put on the stack. No player receives priority during the untap step. Players usually don't get priority during the cleanup step (see rule 514.3).

116.3b The active player receives priority after a spell or ability (other than a mana ability) resolves.

116.3c If a player has priority when he or she casts a spell, activates an ability, or takes a special action, that player receives priority afterward.

116.3d If a player has priority and chooses not to take any actions, that player passes. If any mana is in that player's mana pool, he or she announces what mana is there. Then the next player in turn order receives priority.


A habilidade do Clone NÃO dá alvo. Para uma mágica ou habilidade dar alvo, a palavra "alvo" deve, OBRIGATORIAMENTE, estar escrita no texto da carta ou na explicação da habilidade no Comprehensive Rules (Regras Abrangentes).

Se, em resposta ao CAST do Clone, você devolvesse o Senhor dos Fractius para a sua mão, então o Clone não teria nenhuma criatura para copiar.

Com isso, ele (Clone) entraria no campo sem copiar nada e seria uma criatura 0/0 e seria imediatamente colocada no cemitério de seu dono na checagem das SBA. Ele não teria a chance de usar nenhuma mágica ou habilidade para aumentar o poder/resistência do Clone para que ele fique vivo.